Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho instalada na minha residência/moradia, há mais de 15 anos, uma caldeira a gás da marca Ocean Solaria e, por baixo desta, um depósito de 120 litros de água. Fundamentalmente, esta caldeira aquece as águas sanitárias (família de 4 pessoas, mas muitas vezes somos 2... os filhos vão e vêm...) e, no Inverno, o aquecimento da casa.

Ora, como esta caldeira Ocean Solaria vem me dando problemas, talvez fruto da idade, e as reparações se sucedem (até já é difícil arranjar peças), vou ser forçado a substituí-la. Andei a adiar o máximo que pude esta substituição, mas... agora não posso esperar mais, já que a velha cardeira dá sinais de estar mesmo... "por um fio".

Chegado a este momento, a questão que se coloca é... que nova caldeira comprar?

Já consultei várias firmas do ramo e tenho vários orçamentos, todos muito parecidos nos números.

Aconselharam-me a abdicar do depósito de 120 litros e a comprar apenas a caldeira. Disseram-me que o depósito é um sorvedouro de dinheiro, pois mantém constantemente aquecidos 120 litros de água quando, realmente, não preciso dela... os banhos são apenas de manhã).

Quanto a essa nova caldeira, indicaram-me a Aquastar ACU Plus da Vulcano. O melhor orçamento que disponho, para esta caldeira Vulcano, é de cerca de 2800€, já com a instalação e tudo no sítio a funcionar.

Ora, como eu não percebo nada do assunto, venho pedir-vos o favor de me darem a vossa opinião:

a) Faço bem em abdicar do depósito de 120 litros que tenho atualmente? Que este depósito deve ser uma fonte de um (grande) consumo/desperdício de gás, deve...
    O que acham? Faço bem em retirar o depósito e a ficar apenas com a caldeira?

b) Quanto à NOVA caldeira, esta Aquastar ACU Plus da Vulcano será bom material? A comprar, quero comprar coisa boa, que me garante um bom funcionamento (que me aqueça a água dos banhos e os radiadores de aquecimento da casa, que tem 2 pisos) e sem chatices com avarias ou assistência.

Ou será que me sugerem outro tipo/marca de caldeira, melhor/mais recente/com melhores provas dadas do que esta da Vulcano?

Como vou gastar uma importância significativa com esta aquisição da caldeira, pretendo comprar, como compreenderão, material com um bom rácio preço/qualidade e que, fundamentalmente, satisfaça as minhas necessidades de água quente.

Desde já agradeço a ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

E porque não uma bomba de calor?
  3.  # 3

Colocado por: pc ferreiraE porque não uma bomba de calor?

Desculpe a minha ignorância, mas não faço ideia o que isso seja...
    Todas as soluçóes que os técnicos que se deslocaram a minha casa me deram foi substituir a caldeira que tenho actualmente, já velhota, ineficiente e em fim de vida, por uma nova. Nenhum dos técnicos me falou em "bombas de calor"...
  4.  # 4

Ora bem ...vou tentar explicar.
    É tipo uma caldeira (que pode ser de duas peças ) que transforma o ar em temperatura. Imagine que precisa de 4kw, então esta maquina gasta 1kw para produzir 4.

Nota: umas gastam mais e outras gastam menos.
  5.  # 5

6.  # 6

Já dei uma vista de olhos ao tópico.
    Agradeço a sua sugestão, mas penso que esse tipo de produto não é exatamente o que eu pretendo. Nem o tipo de aparelho nem o preço.
    O que eu quero, algo simples, é substituir uma caldeira vertical a gás e saber se devo (ou não) manter o depósito que a caldeira tem por baixo.
    • KYLE
    • 1 fevereiro 2014 editado

# 7

Caro Ramiro:

1. Tem gás natural em casa? Ou é propano / butano? Se for um dos últimos, aconselho-o vivamente a ir para a bomba de calor.

2. A caldeira serve também para aq central ou apenas para AQS?
    Se fizer apenas AQS, já equacionou esquentador ou termoacumulador a gás?
  7.  # 8

Buderus
    Concordam com este comentário: PatSil
  8.  # 9

Colocado por: Sergio RodriguesBuderus
    Concordam com este comentário:Dynamic444

Desculpem estar a intrometer-me no tópico. Conhecem agentes e instaladores da Buderus na zona do Porto ? Estou sempre a ler maravilhas dessas caldeiras mas não é frequente vê-las à venda. Talvez por o preço ser um pouco acima da média. Penso que usam tecnologia BOSCH.

Obrigado
  9.  # 10

Não,é ao contrário...a bosch é que usa tecnologia da BUDERUS!!

Por isso é que comprou a marca azulinha.

Patricia Silva
  10.  # 11

Colocado por: joaobarreira

Conhecem agentes e instaladores da Buderus na zona do Porto ?.

Obrigado Dynamic444. Vocês são de Paços de Ferreira. Não querem dar-me um orçamento para a minha remodelação em Gaia ?
  11.  # 12

Colocado por: Ramiro Costasubstituir uma caldeira vertical a gás e saber se devo (ou não) manter o depósito que a caldeira tem por baixo

se colocar uma caldeira que faça agua quente instantânea, não precisa de deposito acumulador, mas também fica limitado no uso simultâneo de agua quente,

esta situação é a que consome menos energia,
  12.  # 13

Colocado por: KYLECaro Ramiro:

1. Tem gás natural em casa? Ou é propano / butano? Se for um dos últimos, aconselho-o vivamente a ir para a bomba de calor.

2. A caldeira serve também para aq central ou apenas para AQS?
    Se fizer apenas AQS, já equacionou esquentador ou termoacumulador a gás?

Sim, tenho gás de cidade. Sou cliente EDP Gás.
    Como disse anteriormente, a caldeira que eu vou comprar vai substituir a que tenho atualmente: tem mais de 15 anos, está com problemas há algum tempo e já dificilmente se arranjam peças. A caldeira serve para aquecimento de águas e, no inverno, para o aquecimento central da casa. Já expliquei isso anteriormente.

Para além da marca/modelo da caldeira a comprar (pensei na Vulcano por ser portuguesa...), tenho a dúvida se devo manter o depósito de 120 litros...
    • KYLE
    • 2 fevereiro 2014

# 14

Então, sim, aconselho vulcano/junkers (bosch). Se possível, de condensação.
    Mas acredito que hajam pessoas que saibam aconselhar melhor e em pormenor.
    Deixo ainda o seguinte conselho: na medida do possível, é sempre melhor reduzir as necessidades de aquecimento. Isto é muito genérico, pois não sei como é a sua casa. Se é bem ou mal isolada.
    Se não o for de todo (como 90% das casas em portugal), invista sempre no isolamento antes de tudo. Comece pelas lajes.
  13.  # 15

Colocado por: KYLEEntão, sim, aconselho vulcano/junkers (bosch). Se possível, de condensação.
    Mas acredito que hajam pessoas que saibam aconselhar melhor e em pormenor.
    Deixo ainda o seguinte conselho: na medida do possível, é sempre melhor reduzir as necessidades de aquecimento. Isto é muito genérico, pois não sei como é a sua casa. Se é bem ou mal isolada.
    Se não o for de todo (como 90% das casas em portugal), invista sempre no isolamento antes de tudo. Comece pelas lajes.

Agradeço a sua resposta.

De facto, este assunto da substituição da caldeira é mesmo urgente. Só hoje ela já se apagou 3 vezes e anda a fazer uns barulhos muito estranhos. Ainda na semana passada, o técnico este cá em casa e disse-me que pouco havia a fazer. Tem uns mecanismos avariados e não existem peças sobresselentes. Enfim, esta segunda-feira tenho que tratar mesmo deste assunto da substituição da caldeira!

Sim, já ouvi falar em caldeiras de "condensação", embora não saiba exatamente o que sejam. Mas se, de facto, forem melhores/mais eficientes que as "normais", comprarei uma dessas de "condensação". Aliás, até nem sei se esta da Vulcano que me deram orçamento ( Aquastar ACU Plus ) já é dessas "de condensação"... Não me parece (pelo menos, não li nos papeis essa designação), mas amanhã vou perguntar ao técnico.

Estou ainda na dúvida se devo (ou não) conservar o depósito de 120 litros que tenho. Numa primeira análise, acho que o vou mandar retirar e instalar apenas a nova caldeira. Segundo me disseram, o facto de ter depósito é um sorvedouro de dinheiro, pois gasta muito gás para manter a água sempre quente, que eu, afinal, não preciso... Portanto, em princípio, mandarei retirar o depósito e instalar a nova caldeira. Só espero que esta seja suficiente para os banhos da manhã e para, à noite, aquecer a casa no Inverno.

Então acham que eu posso comprar à confiança esta caldeira Aquastar ACU Plus da Vulcano? Em termos de qualidade/preço não há melhor?
    • KYLE
    • 2 fevereiro 2014

# 16

Bom, essa Aquastar ACU Plus da Vulcano não é de condensação. Actualmente já compra uma de condensação por 1600-2000€. Não tem é o depósito de 40 litros. Com uma caldeira de condensação tem uma eficiência cerca de 20% superior. Ou seja: (exemplo) em vez de 1000€/ano gastará apenas 800€/ano. Contas muito por alto. Agora se lhe chega a Lifestar Green ou precisa da Aquastar Green (+ potente), só conhecendo as reais necessidades da sua casa. Mas em qualquer um dos casos, irá notar uma melhoria na factura energética. Principalmente por comparação a um modelo já com 15 anos. Procure ajuda no apoio técnico da marca que escolher.
  14.  # 17

A Vulcano é boa material Bosch, e tem a vantagem de ter a garantia de que tem peças durante muitos e muitos anos para a mesma.
    So lamento não terem relogio para programar a mesma (ligar/desligar) e ser preciso instalar isso à parte para quem quiser este sistema. No meu caso eram mais 150 euros na altura e acabei por não colocar.
    A minha antiga tiffel tinha um simples relogio que servia de temporizador...contudo quando avariou não consegui arranjar peças.
  15.  # 18

Colocado por: KYLEBom, essa Aquastar ACU Plus da Vulcano não é de condensação. Actualmente já compra uma de condensação por 1600-2000€. Não tem é o depósito de 40 litros. Com uma caldeira de condensação tem uma eficiência cerca de 20% superior. Ou seja: (exemplo) em vez de 1000€/ano gastará apenas 800€/ano. Contas muito por alto. Agora se lhe chega a Lifestar Green ou precisa da Aquastar Green (+ potente), só conhecendo as reais necessidades da sua casa. Mas em qualquer um dos casos, irá notar uma melhoria na factura energética. Principalmente por comparação a um modelo já com 15 anos. Procure ajuda no apoio técnico da marca que escolher.

Se me recomenda uma caldeira de condensação, amanhã mesmo irei contactar a empresa que me apresentou o melhor orçamento para a Vulcano e irei perguntar-lhes o preço de uma caldeira semelhante (também da Vulcano) mas que possua essa tecnologia de condensação.

Já que vou ter de comprar a caldeira (e mexer nos móveis de cozinha), quero que tudo fique perfeito quer em termos da minha satisfação (com águas e aquecimento), quer em termos de eficiência (que se sente na carteira).
  16.  # 19

Colocado por: joaobarreira

Obrigado Dynamic444. Vocês são de Paços de Ferreira. Não querem dar-me um orçamento para a minha remodelação em Gaia ?

Boa noite.

Envie-me um email sff..

Patrícia Silva
  17.  # 20

Eu tenho uma caldeira da marca " Roca" à mais de 13 anos e nunca avariou. Penso ser uma boa opção.Não tem reservatório, mas assim também gasta menos gás.
    Concordam com este comentário: pmirandawork

0.0242 seg. NEW