Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Após alguns dias do meu recuperador de aquecimento central (Termogar), cheguei à conclusão que o ar promário só é necessario para o acendimento, depois posso trabalhar apenas com o ar secundário. Relembro que foi adaptado um regulador de combustão automática no recuperador que actua sobre o ar primario. Após varios testes, verifico que o consumo de lenha utilizando o regulador de combustão é superior do que se não o utilizar e controlando a queima através do ar primario e secundário. Tenho momento tenho o regulador afinado para os 50º graus com o unico objectivo de ajudar o arranque, já que tenho o ar primario completamente fechado. Como a admissão do ar secundário está preparado para ser efectuado a partir do ar exterior, estava a pensar colcocar uma valvula termica de controlo do ar de admissão, e assim tornava o equipamento estanque com admissão de ar exterior. A ideia era algo do genero:

    http://www.stovesonline.co.uk/external-air-stove.html

    Esta solução é muito cara e faz muito mais do que necessito, mas o conceito era esse mesmo, uma borboleta termosestatica introduzada no tubo de admissão, sei que recentemente encontrei um siste espanhol um equipamento do genero a um preço muito acessivel, mas como na altura não gurdei o link, agora estou farto de pesquisar e nada...

    Para terminar o Termogar, cada dia que passa impressiona-me cada vez mais (se calhar é perfeitamente natural, eu que não conhecia este tipo de equipamentos...), ontem por volta da meia noite, fui para a cama, o recuperador estava a apenas já com brasas, para fazer o teste, peguei em quantro achas pequenas (não seria mais que 10-12Kg de lenha), deixei apeirar um pouco com a porta so encostada. A temperatura estava salvo erro nos 59º. entrão fechei a porta e fechei completamente o ar secundário. ficou a ali com chama como que apenas a vaguer e a fazer brasa. Ficou a alimentar 60 elementos e 3 toalheiros. Supresa hoje de manha por volta das 7:15 quando me levantei, os radiadores e toalheiros ainda estavam bem morninhos, a agua no recuperador registava 44, curiosomante a temperatura a que a bomba está a desligar. Ainda se viam as brasas de uma acha. Por volta das 7:30 a bomba desligou apesar de ainda existirem ou pouco de brasas. A minha filhota atá comentou "o pai, isto está aceso...". Se calhar não é nada de exrtraordinario, mas confesso que fiquei parvo com autonomia do bicho! O reservo da medalha, foi o vidro assim um bocadito pro sujo, nada do outro mundo, mas que sujou, sujou! O teste foi feito com lenha de eucalipto bem sequinha.

    JC
    Concordam com este comentário: leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
 
0.0081 seg. NEW