Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso de opiniões para arrendar casa.
    Trabalho a recibos verdes com os descontos fica a 500€ infelizmente para comprar é impossível.
    Que cuidados devo ter antes de alugar um imóvel? É a primeira casa que vou arrendar.
    Agências, particulares? Arranjadas, remodeladas, pintadas...?
    Agradeço todas as respostas.
  2.  # 2

    Bruninha, com um rendimento de 500eur ainda por cima a r.v. vai alugar casa ?!! Menina deixe-se estar na casa dos pais e vá juntando o dinheiro que ganha, pense em alugar casa quando estiver mais estável, ou pelo menos quando Portugal estiver mais estável.
  3.  # 3

    Colocado por: EstrumpfBruninha, com um rendimento de 500eur ainda por cima a r.v. vai alugar casa ?!! Menina deixe-se estar na casa dos pais e vá juntando o dinheiro que ganha, pense em alugar casa quando estiver mais estável, ou pelo menos quando Portugal estiver mais estável.



    Seria muito bom se eu tivesse uma familia. Tenho 18 anos sim, mas vivo num lar o estado diz: "HORA DE SAIR"
    Pedi opiniões porque não me quero meter numa casa de cabeça.
  4.  # 4

    Não tem amigas com quem possa partilhar uma casa e consequentemente a renda?
  5.  # 5

    Va sobretudo pelo preço e contrato de arrendamento. Se for necessário comece por um t0/estudio que não lhe fica a mais de 200€
  6.  # 6

    acrescento ao meu comentário: veja também os meios de transporte e faça os cálculos
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2014

     # 7

    Colocado por: Bruna AFSQue cuidados devo ter antes de alugar um imóvel? É a primeira casa que vou arrendar.

    Escrevi isto em 2011, entretanto saiu uma nova lei, o que está riscado aplicava-se na antiga lei, acrescentei mais algumas coisas:

    Passos para arrendar uma casa enquanto arrendatário (inquilino é quem mora na casa, não é a mesma coisa):
    -> procura através dos anúncios classificados estabelecer uma média de quanto custa o arrendamento numa determinada zona
    -> além de estabelecer contactos directos, deve mostrar interesse em todas as imobiliárias da zona, de forma a que estas o contactem quando encontrem algo que o pode satisfazer
    -> nas visitas, procura defeitos activamente, nomeadamente, possíveis infiltrações, humidade, mau isolamento acústico, limpeza (por causa das pragas - baratas ou ratos por exemplo)
    -> nunca se deve comprometer na primeira visita, nunca
    -> nunca se deve entregar um sinal para reservar a casa
    -> além do acima indicado, deve sempre continuar à procura e nunca se mostre muito interessado
    -> visite a zona fora de horas para analisar: dificuldade de estacionamento, má vizinhança, ambiente
    -> tente entrar nas escadas do prédio à noite, se for o caso, e veja o nível de ruído existente dentro das casas
    -> uma vez decidido, não aceite imediatamente a renda, faça uma proposta, de acordo com a média que estabeleceu e tentando baixar no mínimo cerca de 10% ao valor pedido
    -> para que este valor seja aceite, ofereça algo em contrapartida que demonstre a sua boa fé, se puder, 3 ou 4 rendas iniciais por exemplo
    -> chegando a acordo sobre o valor da renda, peça uma cópia do contrato de arrendamento (a minuta) uma semana antes de o assinar
    -> pesquise no Google por certidões online e peça uma certidão permanente do imóvel para saber se existem penhoras ou hipotecas (com penhora ou arresto, desista da casa)
    -> leia o contrato com muita atenção e tenha a certeza absoluta que entende tudo o que nele está escrito, não pergunte a quem o fez, tire dúvidas com um terceiro
    -> o que está escrito no contrato é lei, mesmo que lhe digam que é só uma formalidade ou que é só um "proforma", se está escrito é para cumprir, se na palavra do vendedor ou do senhorio está escrito e estes dizem que não é para cumprir, tira-se do contrato
    -> não aceite cláusulas (exija a sua alteração ou retirada) onde:
    ---> o senhorio não é responsável pelas reparações ordinárias e extraordinárias;
    ---> o prazo é inferior a 5 anos;
    ---> existem formas de o senhorio poder rescindir (resolver ou denunciar são os termos correctos) antes dos 5 anos do termo do contrato;
    -> tenha a certeza de que o contrato inclui:
    ---> prazo, morada completa do senhorio com contactos telefónicos, forma de pagamento, descrição completa e pormenorizada do que é arrendado (se inclui electrodomésticos, arrecadação, garagem, terraços, jardins, etc.) e do destino que quer dar à casa;
    ---> uma cláusula que permite ao arrendatário efectuar reparações por sua conta até um determinado valor se o senhorio não o fizer num prazo aceitável, deduzindo os gastos em rendas futuras
    ---> uma cláusula que permite ao arrendatário mudar a fechadura da porta principal, por razões de privacidade e segurança
    ---> uma cláusula que indica que a casa será entregue no mesmo estado em que foi recebida, salvo uso e deteriorações normais
    ---> se quer recibos, uma cláusula que garanta ao arrendatário o direito de recusar o pagamento de rendas enquanto não tiver na sua posse os recibos de rendas já liquidadas
    -> não aceite a casa com defeitos, os defeitos devem ser resolvidos antes do arrendamento e não durante
    -> evite que os contratos de água/luz/etc. fiquem em nome do senhorio, a única coisa que deverá ficar em nome e da responsabilidade do senhorio é o pagamento das quotas do condomínio
    -> elabore juntamente com o senhorio um relatório de defeitos e do estado da casa, com fotos, assinando duas cópias, ficando uma para cada um
    -> nunca mas, nunca se deve facilitar com coisas do estilo "depois vemos", "depois falamos", etc. - o que há decidir e a falar deve ficar sempre no contrato
    -> se existem potenciais vicissitudes ou pormenores, devem sempre ficar escritos no contrato, nada pode ficar "de boca", há pessoas com memória curta
    -> nunca deixe de fazer um contrato, de o assinar e de ficar com uma cópia assinada pelo senhorio - não facilite, há contrato, há negócio, não há contrato, não há negócio para ninguém
    -> pergunte se a casa tem seguro multirriscos e inscreva essa informação no contrato, se não houver, faça um e conte com essa despesa no total das rendas
    -> assina o contrato, paga o que é devido, recebe as chaves e já está

    https://forumdacasa.com/discussion/17546/passos-a-ter-aquando-arrendar-a-casa/?Focus=247833#Comment_247833

    Avalie também o senhorio, analise a postura do mesmo, para mim, senhorios inflexíveis apresentam uma grande probabilidade de haver chatices, se algo "estranho" acontecer durante o arrendamento.
    É que há muitas situações e problemas não abrangidos directamente pelas "leis" que podem ser resolvidos sem grandes percalços durante um arrendamento, se ambas as partes forem razoáveis e sensatas. Para se ser razoável e sensato há que ser flexível.
    Se um senhorio é inflexível no início, imagine durante...
    Nem escolha um senhorio que diz sim a tudo - pode ser só da boca para fora - nem um que diz não a tudo, tente encontrar um meio termo.
    Evite sovinas, vão estar sempre a adiar qualquer obra que seja necessária.

    Colocado por: Bruna AFSAgradeço todas as respostas.

    Com 500€/mês de rendimento é melhor pensar em arrendar antes um quarto.
    Fica mais barato e sempre é melhor em termos de previsão de custos: todos os consumos costumam estar incluídos.
    Tenha exactamente os mesmos cuidados que teria se fosse para arrendar uma casa.

    Mas, ao arrendar um quarto, há que ter mais alguns cuidados:
    -> pergunte como é a política em termos de visitas de amigos/namorados (em que horários podem estar em casa, podem dormir de vez em quando? etc.)
    -> pergunte como é a questão do consumo da electricidade, água, gás, telefone/internet/televisão, etc. (paga uma percentagem do que se gasta? estão incluídos? é um valor fixo?)
    -> pergunte como é a questão da lavagem de roupa (pode usar a máquina de lavar roupa? quantas vezes? em que alturas?), refeições (incluídas? pode usar a cozinha? pode guardar coisas no frigorífico? na despensa?)
    -> pergunte como é a questão da limpeza do quarto (está incluída? pode usar o aspirador?)
    -> pergunte se o quarto fica fechado ou aberto (por causa dos seus pertences e se houver mais pessoas em casa, pode ser importante)

    Se eu estivesse na sua situação, faria uma de duas coisas:
    -> arrendava um quarto durante pelo menos 6 meses para poupar e para perceber o que queria
    -> arrendava uma casa e arrendava um quarto dessa casa a alguém de confiança para ajudar a pagar a renda

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: mafgod, maria rodrigues
  7.  # 8

    Colocado por: Bruna AFSQue cuidados devo ter antes de alugar um imóvel? É a primeira casa que vou arrendar.
    Já pensou alugar um quarto em vez de um apartamento? Certo que perde na privacidade mas ganha no valor da renda.
  8.  # 9

    Pensei alugar um quarto sim, mas pelos preços que pedem, é preferível alugar uma casa, penso eu.
    Eu começei primeiro pelos quartos mas pediram-me 230€ por um quarto + despesas á parte, já vi anúncios de quartos a 200€ + despesas á parte, ainda não vi nada incluído. Vi pessoalmente um quarto 150 com despesas mas era uma casa divida com vários brasileiros, não havia sala, a cozinha tinha horas para usar.
    Fui á camara para obter uma casa num bairro social, penso ser mais barata, a senhora diz que é por concursos o próximo é em Julho, mas possivelmente não terei direito, primeiro estão umas pessoas á frente.
    Eu tenho dinheiro junto, mas é dinheiro que não queria mexer.
    Obrigada pelas respostas, vou ter em atenção tudo e averiguar ponto a ponto
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2014

     # 10

    É em Lisboa que está à procura?

    Em algumas zonas limítrofes já encontra casas por 250€~300€... por exemplo, na Amadora/Damaia/Reboleira, com acesso a muitos transportes (Metro, comboio, autocarros, etc.).
    Depois, encontrava alguém com quem pudesse partilhar a casa, de forma a conseguir algum desafogo.
    É que ganhando 500€ é difícil arrendar uma casa por 300€, pagar despesas (luz, água, gás, condomínio) e sobrar dinheiro para sobreviver.
  9.  # 11

    Estou em Carcavelos e nesta zona é mesmo para esquecer mas trabalho em Massamá.
    Já dei olhadela no OLX na linha de sintra, mas vejo T1 em Terrugem, São João das Lampas a 150€/180/200€ penso que são casas baratas devem ter humidade!
    Vou continuar a procurar!
  10.  # 12

    Colocado por: Bruna AFSEu começei primeiro pelos quartos mas pediram-me 230€ por um quarto + despesas á parte

    Então, se encontrar um apartamento T1, por um bom preço, alugue o quarto e dorme na sala.
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2014

     # 13

    Colocado por: Bruna AFSJá dei olhadela no OLX na linha de sintra, mas vejo T1 em Terrugem, São João das Lampas a 150€/180/200€ penso que são casas baratas devem ter humidade!

    Sabe onde é Terrugem e São João das Lampas?
    Ainda é um bocado longe de Massamá... o que não gasta a mais na renda, gasta nos transportes.

    Em Queluz, Monte Abraão e Belas deve encontrar alguma coisa...
  11.  # 14

    O mercado de arrendamento em Portugal é uma nódoa. Tem muitos T1s à venda em Massamá por 40.000€. Se tiver algumas poupanças consegue um crédito e fica a pagar menos de 200€ por mês ao banco pela casa, mesmo com spread alto...
  12.  # 15

    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2014 editado

     # 16

    Colocado por: danobregaEm Monte Abraão, Queluz, Belas há T1s por menos de 30.000€...

    Pois... o danobrega conhece os sítios?

    Eu não aconselho comprar nesses sítios. Arrendar, o risco é quase zero, comprar... arrisca-se a ficar com algo invendável.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  13.  # 17

    Colocado por: FDPois... o danobrega conhece os sítios?


    Se conheço? :-) Vivia num desses sítios e vendi a casa. Agora vivo noutro desses sítios. Tudo se vende, desde que o preço seja o certo.

    Eu não pagava 400€ de renda podendo comprar por 200€/mês, mesmo que ao comprar estivesse a arriscar perder ainda mais dinheiro. Pode ser irracional, mas é mesmo assim.

    Um coisa que a Bruna pode fazer é pegar nessas ofertas de venda e andar a perguntar se não querem antes alugar, e fazer uma oferta.
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2014 editado

     # 18

    Colocado por: danobregaSe conheço? :-) Vivia num desses sítios e vendi a casa. Agora vivo noutro desses sítios.

    Somos vizinhos. :)
    Então, se agora vive num desses sítios, depois de vender a casa, comprou outra? :P
    Sabe que estas zonas têm a tendência a desvalorizar bastante, certo? É que ao contrário de, por exemplo, o centro de Lisboa, estas zonas não têm quaisquer atractivos, excepto alguns sítios muito localizados e esses não se encontram por 20 ou 30 mil euros...

    A Bruna tem 18 aninhos, tem muito tempo para comprar casas. Lá para os 25-30 anos pode ser que seja uma boa ideia.
    Agora, aquilo que não deve procurar de todo é um compromisso tão grande como comprar casa.
    Eu cometi esse erro e já tinha 25 anos!
    Concordam com este comentário: xana, king25
    •  
      king25
    • 6 fevereiro 2014 editado

     # 19

    Colocado por: FD
    Somos vizinhos. :)
    Então, se agora vive num desses sítios, depois de vender a casa, comprou outra? :P
    Sabe que estas zonas têm a tendência a desvalorizar bastante, certo? É que ao contrário de, por exemplo, o centro de Lisboa, estas zonas não têm quaisquer atractivos, excepto alguns sítios muito localizados e esses não se encontram por 20 ou 30 mil euros...

    A Bruna tem 18 aninhos, tem muito tempo para comprar casas. Lá para os 25-30 anos pode ser que seja uma boa ideia.
    Agora, aquilo que não deve procurar de todo é um compromisso tão grande como comprar casa.
    Eu cometi esse erro e já tinha 25 anos!
    Concordam com este comentário:king25

    Concordo, já tenho visto muita coisa, no estado em que isto anda
    comprar casa é asneira, a renda até pode ficar mais cara, mas fica livre
    para mudar quando quiser, é bem possivel que as rendas de hoje daqui
    1 ano ou 2 estajma bem mais baixas, assim como o valor das casas.
    e depois se comprar não é só a prestação ao banco que se paga,
    tem condominio, manutenção e impostos a pagar, mesmo com a insenção de IMI
    isso também é um custo, mais tarde acaba por pagar, e tendo em conta
    que hoje em dia para se ter emprego ou se vai para fora ou então
    as melhores oportunidades podem surgir bem longe do local de residencia.
    Em resumo, Nesta altura quem compra ou tem uma situação de vida muito
    estavel tanto financeira como profissional, ou então o arrendamento,
    na minha opinião (modesta) é o melhor mais barato e com autonomia para mudar
    quando precisar, e se a casa for má muda para outra melhor e até
    mais barata.
    É o que penso.
  14.  # 20

    Colocado por: FDEntão, se agora vive num desses sítios, depois de vender a casa, comprou outra? :P


    Não. Tenho a sorte, ou azar, de ter a actual emprestada.

    Colocado por: FDSabe que estas zonas têm a tendência a desvalorizar bastante, certo?


    É a realidade actual... é a vida.
 
0.0240 seg. NEW