Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Ando a estudar a hipótese de construir uma moradia num terreno com 245 m2 com projecto aprovado para moradias T3+1 em dois pisos com a área total de 183 m2. A planta encontra-se em http://casa.sapo.pt/StaticLayout/PT/IMOGUIA/b/e7a09a3b-5531-4eac-8b8d-01bfe165827d.html
    Gostaria de ter uma noção de quanto pode custar levantar uma casa destas, tendo em conta apenas a estrutura (cimento, ferro, tijolos, canalizações, parte eléctrica, mão-de-obra para a colocação do chão, portas, janelas, sanitários. etc), os materiais do interior da casa seriam comprados por mim, sendo necessário apenas a mão-de-obra.
    Também não sei quanto tempo pode demorar uma obra destas imaginando que tudo corre bem, o que é praticamente impossível. Já tenho a experiência de remodelar uma casa e sei como é que as coisas funcionam.
    Outra questão prende-se com o facto de ser obrigatório cumprir determinados requisitos como a colocação de painéis solares. Existem mais ‘regras’ para a construção de casas novas?

Espero que me possam ajudar.

Obrigada
    • joaocg
    • 17 fevereiro 2009 editado

# 2

Boa tarde,
    Antes de mais, essa coisa de "imaginando que tudo corre bem, o que é praticamente impossível.", é a luta diária que mantenho com o mercado da construção. É possível que as obras corram bem, se forem bem planeadas antes do inicio das mesmas e se durante a fase de obra, houver decisões correctas e rápidas... mas isso é a "fama" que temos (os sérios) de nos livrar.
    Em resposta à questão principal, poderá fazer uma estimativa por excesso de 135.000 € +IVA para a construção total da moradia (sem arranjos exteriores). Isto é uma estimativa para a construção corrente, mas depende sempre dos pormenores. Será sempre necessário definir acabamentos e outras soluções a adoptar, tais como caixilharias, isolamentos e especialidades (águas, electricidade e AVAC). Os valores variam consoante as indicações e escolhas do cliente.
    Em relação ao prazo, poderá contar, também por excesso, com 12 meses de obra, provavelmente menos, mas é melhor contar com isso.
    O facto de ser obrigatório o cumprimento de certas regras, isso deverá ser feito como manda a lei e como o bom oficio da construção civil, mas nada que um correcto acompanhamento do processo não resolva.
    Um conselho que lhe dou (e é grátis), não opte pela compra dos materiais de interior, pois pode parecer vantajoso no início, mas no final verá que só trás incómodos e despesas acrescidas, não falando das garantias, que é o mais importante.
    Espero ter sido esclarecedor, pelo que estou ao dispor para qualquer questão.
    Cumprimentos,
    João C. Gomes
  2.  # 3

Para preços:
    https://forumdacasa.com/discussion/2856/2/orcamento-moradia-unifamiliar-c-mapa-de-quantidades/
    https://forumdacasa.com/discussion/2487/calcular-o-valor-m2-de-construcao/
    https://forumdacasa.com/discussion/2308/estrutura-de-custos-de-2-tipos-de-vivendas/

Para prazos:
    Como o joaocg, disse 12 meses é mais do que suficiente. Algo entre os 9 e os 12 meses, dependendo da complexidade

Colocado por: joaocgUm conselho que lhe dou (e é grátis), não opte pela compra dos materiais de interior, pois pode parecer vantajoso no início, mas no final verá que só trás incómodos e despesas acrescidas, não falando das garantias, que é o mais importante.

Já defendo isso há muito por aqui, mas é uma guerra perdida. ninguém se lembra dos desperdícios de cortes, dos desperdícios de compra, etc
  3.  # 4

Colocado por: NatmafGostaria de ter uma noção de quanto pode custar levantar uma casa destas, tendo em conta apenas a estrutura (cimento, ferro, tijolos, canalizações, parte eléctrica, mão-de-obra para a colocação do chão, portas, janelas, sanitários. etc), os materiais do interior da casa seriam comprados por mim, sendo necessário apenas a mão-de-obra.

O custo de uma obra dessas (cerca de 180m2), se bem entendi (pelas plantas), geminada, incluindo o que pediu, EXCLUINDO caixilharia das janelas (preços muito variáveis; portadas, estores, etc), armários e bancadas de cozinha, portão de estacionamento, e arranjos e muros exteriores, pode ficar em cerca de 112.500,00euros + IVA.
    Prazo: 6 a 7 meses.

Quando tiver absolutamente tudo definido, com os projectos todos, será mais fácil de orçamentar. Mas o custo final, com todos os materiais incluídos, irá, no máximo, até aos 180.000,00euros+IVA (não estou a incluir torneiras em ouro, nem puxadores com diamantes), e o prazo de execução de tudo (com exteriores) não deveria passar dos 9 ou 10 meses.
  4.  # 5

olhe...

se tiver que comprar terreno por aquele preço e fazer a moradia, aconselho a comprar algo ja com tudo feito! Pelo preço, mais o terreno, falamos de 291.500!

é verdade, é de loucos!

veja, a garagem que tem nem consegue abrir as portas para tirar a cadeirinha de bebe!

e ainda faltam IMIs e impostos e o diabaquatro
  5.  # 6

Dependendo dos materiais poderá andar entre os 120000,00€ e os 160000,00€. O prazo de execução de 10 a 12 dependendo dos trabalhos exteriores de jardim e da complexidade das fachadas.

Boa sorte
  6.  # 7

Boa noite,
    estou a pensar em construir um hotel no norte do pais, alguém tem uma ideia do custo de construção?
    Custo de construção/m2, Custo de construção/quarto.
    O hotel será 3 ou 4*
    Obrigado
  7.  # 8

xiiiiiiiii

Amigo agapito isso só mesmo com o projecto....

Tem 5 quartos ou 50, 60, .....

Assim é dificil..
  8.  # 9

Estava a pensar em aproximadamente 45 a 50 quartos.
    Note que o valor de construção/ quarto evita precisamente uma previsão do numero de quartos.
  9.  # 10

Agapito,
    Nada disso.
    A Legislação - que eu não leio há uns 15 anos, pelo que deverá agora estar ainda mais rigorosa - para hoteis de 4 e/ou 5 estrelas previa um certo número de equipamentos mínimos independentemente do número de quartos.
    Assim, se o Hotel tiver 10 quartos ou 100 quartos, o segundo ficará mais barato em "Euros por quarto".

Dou-lhe um exemplo: imagine que ter 5 estrelas obrigasse a ter uma piscina coberta e aquecida, sauna, banho turco, etc. Isto tornaria um hotel de 10 quartos bem mais caro que um de 100.
  10.  # 11

Ok, existe um valor médio (que serve de orientação) por quarto.
    Sei que para um hotel de 5* o valor é 100.000 Euros por quarto (obviamente que este valor pode aumentar ou diminuir, é um valor médio)
    O que pretendia era saber era se existe (e com certeza existe, mas não encontro) um valor médio para hotéis de 3*.
  11.  # 12

Agapito.. pegue na legislação e faça uma simulação das necessidades das áreas funcionais do seu hotel.
    Já terá valores base para atribuir um valor m2... para referência.

Em alternativa, contacte um Gabinete de arquitectura, para lhe fazerem um estudo (sem Projecto) do programa base, com as respectivas áreas de referência.
    Pode então partir desse estudo programático para uma análise de viabilidade económica.
  12.  # 13

Esteve um cliente a ver os apartamentos que tenho à venda, e este disse que na zona de setubal, faziam vivendas por 450€/m2, eu disse que era impossível.

Será que o pessoal está tão desesperado pra fazer estes preços???
  13.  # 14

Eu tenho uma a começar em Gaia por 460€/m2, espero para ver como vai ficar!
    • eu
    • 11 março 2009

# 15

Os orçamentos que tenho variam entre 500 (tenho vários a rondar esse valor) a 1200 euros/m2. Mas uma coisa que aprendi é que o preço por m2 não significa quase nada pois o que encarece uma obra não é a área.
  14.  # 16

Vasco,
    Há dias mostraram-nos aqui no Forum um anuncio de uma mediadora que tinha à venda uma moradia com uns 260m2 à venda por um valor que dava um preço/m2 baixissimo (um valor desse tipo, 450 ou 500eur/m2).
    O problema é que a área da casa era quase metade do que estava lá indicado...
  15.  # 17

Estou a falar de preço m2 construção de moradia.

Acho muito barato, só se os materiais são 5€/m2 e louças do mais barato que existe...

0.0189 seg. NEW