Iniciar sessão ou registar-se
    • flipey
    • 5 fevereiro 2014 editado

     # 1

    Boa noite,

    venho expor uma situação que sucedeu com os meus cunhados, que estão a encontrar alguns problemas, pelo que vos peço opinião sobre como agir...

    Perto do final de Outubro, com a construção da casa terminada, os meus cunhados foram ocupar a mesma. Por essa altura houve dias de temporal e trovoada. Numa bela noite dessas, durante uma trovoada, houve uma descarga eléctrica muito grande que queimou todos os electrodomésticos da casa, queimou ainda o quadro eléctrico da casa e inclusive o contador da própria EDP que está na rua.
    Ao expor o sucedido à EDP informaram que seria necessário registar a ocorrência e que podiam avançar com a reparação dos electrodomésticos, pois no final seria apenas necessário apresentar as facturas das respectivas reparações para serem ressarcidos de todos os gastos.
    Quando se apresentaram com as facturas, contrariamente à informação que tinham recebido inicialmente, foram informados que teriam de aguardar por um contacto relativamente ao registo da ocorrência que se fazia então acompanhar das respectivas facturas de reparação.

    Inconformados... aguardaram...

    Hoje, dois meses depois de apresentados todos os papeis, os meus cunhados receberam uma carta da EDP a indicar que não iriam suportar os custos com a reparação dos electrodomésticos porque não são responsáveis por "desastres naturais".

    Não deveria a EDP assumir a responsabilidade?


    Desde já agradeço a atenção dispensada e qualquer conselho sobre como proceder será bem-vindo.
    Obrigado,
    Humberto
  1.  # 2

    Boa noite,

    Penso que não seja a culpada, uma vez eles não têm culpa que uma descarga atmosférica tenha queimado os equipamentos, até eles tb vão ter de substituir o contador.

    Isso deve de ser assunto para seguro do recheio ou habitação, caso tenha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  2.  # 3

    Pelo que sei, caso exista um empréstimo para a construção os bancos obrigam a um seguro, mas não sei se cobre esta situação.
  3.  # 4

    após uma pequena pesquisa encontrei referência a um acórdão sobre uma situação idêntica em que algures está referido que...

    "os raios não preenchem o conceito de causa de força maior, e como tal não exclui a responsabilidade objectiva da EDP"

    acho ainda mais incrível terem informado que iriam suportar as despesas e assumir essa responsabilidade e agora, volvidos 4 meses do ocorrido, informam que não.
    é que se tivessem dito logo isso de início, teria sido logo accionado o seguro do recheio...
  4.  # 5

    Não há seguro Multiriscos da habitação?? Normalmente cobre riscos eléctricos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
    • eu
    • 5 fevereiro 2014

     # 6

    Só há uma solução: advogado e Tribunal.
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  5.  # 7

    Há sim, a casa foi construída com recurso a crédito habitação pelo que fizeram um seguro desses.
    E lá está, podiam ter accionado logo se a EDP tivesse informado que não assumiam a responsabilidade...
    Em todo o caso eles já entraram em contacto com a DECO para obter ajuda no sentido de apurar responsabilidades.

    Mas tenho em crer que a EDP vai ter de assumir porque (eu não me lembrei de dizer no texto inicial mas) estava inclusive em falta o cabo da EDP que faz ligação à terra no PT, há testemunhas e está inclusive no relatório da ocorrência pois o técnico que foi na altura tomar conta da ocorrência disse ter sido o motivo pelo qual a descarga ser ainda maior.
  6.  # 8

    Se tiver seguro multi-riscos que cubra esse risco, á que o activar
    Recomendo que instale no quadro eléctrico descarregadores de sobretensões " pára-raios de BT"
    Concordam com este comentário: electrao
  7.  # 9

    Só para actualizar...
    O seguro feito no banco não cobre os estragos.
    A ajuda pedida à deco não surtiu qualquer sucesso. A EDP continua a dizer que não paga os danos.
    Foi feita reclamação à ERSE e continuam a aguardar resposta.

    Curiosamente depois de apresentada a reclamação houve deslocação dos tecnicos ao PT para instalação de um cabo de ligação à terra.

    Não me parece que estas reclamações venham a surtir qualquer efeito...
  8.  # 10

    Colocado por: Rui A. B.Não há seguro Multiriscos da habitação?? Normalmente cobre riscos eléctricos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flipey


    Existem seguros que diferenciam isso. Apesar de ainda não o ter feito, fui alertado para situações diferentes:
    - Riscos eléctricos (algo que possa acontecer devido a um problema num equipamento)
    - Trovoadas ou fenómenos atmosféricos

    É por isso necessário verificar cuidadosamente o seguro escolhido ou saber se o que está em vigor abrange ambas as situações.

    cumps
 
0.0153 seg. NEW