Iniciar sessão ou registar-se
    • plm
    • 5 fevereiro 2014

# 1

Boas, tenho uma caldeira a gás propano e por vezes quando a utilizamos fica um cheiro a gás.
    Por enquanto a solução tem sido abrir uma janela. Pode ser qualquer janela da casa, que o cheiro desaparece de imediato. Como utilizo a água do painel solar durante a maior parte do ano nunca me preocupei muito. Mas gostava de resolver o problema de forma definitiva.
    Já chamámos dois técnicos (um da empresa que instalou a caldeira e outro sem qualquer relação com esta empresa) e ambos confirmaram que a caldeira está a funcionar bem.
    Um deles sugeriu que pudesse ser do vento que empurra o gás para dentro ou dos tubos do painel solar que vêm do telhado pelo buraco para onde vai tubo da caldeira.
    A 1ª hipótese parece-me mais credível uma vez que isto não acontece sempre e os tubos do painel solar têm um diâmetro muito reduzido face à largura do buraco.
    Uma das sugestões que me fizeram foi fazer uma nova saída para a caldeira na parede da cozinha (ou seja passava a sair para o lado em vez se sair para cima até à chaminé).
    Outra sugestão foi instalar uma girândola para garantir que o vento não entra pela chaminé. Eu até gostei desta solução até que um dos instaladores a quem pedi o orçamento me dizer que possivelmente não me iria resolver o problema.

O que me sugerem?

Obrigado
  1.  # 2

Cheiro a gás é mau, muito mau!
    Por isso 1º verifique se o cheiro é gás mesmo ou é gases de exaustão!
    A girândola é boa ideia desde que a caldeira não esteja dentro de casa. Assim vai mandar para o exterior o calor da casa: lá se vai o aquecimento!
    Isso tem de ser visto como deve de ser!

Colocado por: plmBoas, tenho uma caldeira a gás propano e por vezes quando a utilizamos fica um cheiro a gás.
    Por enquanto a solução tem sido abrir uma janela. Pode ser qualquer janela da casa, que o cheiro desaparece de imediato. Como utilizo a água do painel solar durante a maior parte do ano nunca me preocupei muito. Mas gostava de resolver o problema de forma definitiva.
    Já chamámos dois técnicos (um da empresa que instalou a caldeira e outro sem qualquer relação com esta empresa) e ambos confirmaram que a caldeira está a funcionar bem.
    Um deles sugeriu que pudesse ser do vento que empurra o gás para dentro ou dos tubos do painel solar que vêm do telhado pelo buraco para onde vai tubo da caldeira.
    A 1ª hipótese parece-me mais credível uma vez que isto não acontece sempre e os tubos do painel solar têm um diâmetro muito reduzido face à largura do buraco.
    Uma das sugestões que me fizeram foi fazer uma nova saída para a caldeira na parede da cozinha (ou seja passava a sair para o lado em vez se sair para cima até à chaminé).
    Outra sugestão foi instalar uma girândola para garantir que o vento não entra pela chaminé. Eu até gostei desta solução até que um dos instaladores a quem pedi o orçamento me dizer que possivelmente não me iria resolver o problema.

O que me sugerem?

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
    • plm
    • 5 fevereiro 2014 editado

# 3

Eu não percebo muito do assunto mas diria que é gás. Pelo menos foi detectado por um daqueles detectores de gás que se vendem nas lojas de bricolage.
    Relativamente à caldeira, ela está dentro de casa. Sendo assim é melhor não instalar a girândola (a casa já não é muito quente).
    E quanto a fazer um novo buraco na parede para o exterior e encaminhar o tubo da caldeira para lá (em vez de ir para cima)? Será que resulta? Há mais alguma alternativa viável (sem grandes custos)?
  2.  # 4

Com esses sintomas não se pode facilitar.
    Chame quanto antes um técnico de gás (credenciado) p.ex. através da empresa fornecedora. Até lá o melhor é desligar a caldeira. No mínimo à noite antes de deitar e feche a torneira de segurança.
    • plm
    • 5 fevereiro 2014 editado

# 5

Colocado por: nocas1Com esses sintomas não se pode facilitar.
    Chame quanto antes um técnico de gás (credenciado) p.ex. através da empresa fornecedora. Até lá o melhor é desligar a caldeira. No mínimo à noite antes de deitar e feche a torneira de segurança.

O técnico de gás da empresa fornecedora já chamei conforme referi inicialmente. Ele garantiu-me que a caldeira não tem qualquer problema.
    A caldeira está sempre desligada. Ela só é ligada quando é estritamente necessário (e com a janela aberta).
  3.  # 6

Boa Noite!
    O problema que tem na caldeira é gases queimados( Monóxido de Carbono) Melhor solução um ventilador para a estrasão
    dos gases.
    • plm
    • 6 fevereiro 2014

# 7

Colocado por: zekkinhaBoa Noite!
    O problema que tem na caldeira é gases queimados( Monóxido de Carbono) Melhor solução um ventilador para a estrasão
    dos gases.

Monóxido de carbono diria que não é porque também tenho um detector de monóxido de carbono e não detectou nada. Esse extractor onde colocaria? Teria que abrir um novo buraco na parede? Já tenho visto uns de cozinha. É desses?
  4.  # 8

Provavelmente vai ter de chamar outro para ver tudo em conjunto: caldeira, tubagem, ligações, extracção ...
    Ainda por cima estando o detector de gás a acusar a presença de gás/monoxido de carbono, alguma coisa não pode estar bem. Um técnico credenciado deverá fazer as devidas medições com equipamento apropriado.
    Não se fique pelo técnico da caldeira. Aconselho falar com a empresa que lhe fornece o gás (revendedor 1a linha ou mesmo com a petrolífera, se for o caso) Geralmente estão melhor preparados para esse tipo de problemas
  5.  # 9

Extractor de gases e para por em cima da caldeira! Já Agora qual é a marca da caldeira!
    • plm
    • 6 fevereiro 2014

# 10

Colocado por: zekkinhaExtractor de gases e para por em cima da caldeira! Já Agora qual é a marca da caldeira!
    A marca é ferroli. não sei se é boa ou não. Qualquer extractor serve ou há algum modelo/marca recomendado?
  6.  # 11

O problema e que a ferroli não tem ventiladores amolgados. Tera que por um de outra marca. mas caso tenha gás natural um dia quando forem fazer a inspecção reprovam.
  7.  # 12

Os técnicos viram a caldeira.

E TODO O RESTO, VIRAM?

Tubagens, liras, emendas, válvulas... A fuga pode estar em qualquer lado, e normalmente detecta-se com coisas sofisticadas como água com sabão. :)
    • plm
    • 7 fevereiro 2014

# 13

Colocado por: ClioIIOs técnicos viram a caldeira.

E TODO O RESTO, VIRAM?

Tubagens, liras, emendas, válvulas... A fuga pode estar em qualquer lado, e normalmente detecta-se com coisas sofisticadas como água com sabão. :)

Não sei dizer com precisão tudo o que verificaram, mas lembro de utilizarem a água com sabão.
    • plm
    • 17 fevereiro 2014

# 14

Colocado por: zekkinhaO problema e que a ferroli não tem ventiladores amolgados. Tera que por um de outra marca. mas caso tenha gás natural um dia quando forem fazer a inspecção reprovam.

E normalmente qual é o preço desses ventiladores?
    Eu já não estava muito interessado no gás natural, sendo assim muito menos...
  8.  # 15

Depende do Ventilador mas +/- 100euros

0.0155 seg. NEW