Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    desculpem desde já colocar um tópico que nada tem que ver com o fórum, mas gostaria de ouvir opiniões.

    Que cursos/licenciaturas têm mais saída ultimamente ?

    Eu já pensei em alguns que eu gosto, mas aquilo que eu gosto, a maioria é para o desemprego :(

    Estive a pensar em engenharia agronómica, mas eu não me identifico com essa área, além de que sou um zero à Matemática. Contudo, sei que é uma área que está a crescer bastante e quem sabe, poso vir a gostar da área e como também penso no futuro, queria um curso que me, por assim dizer, dê-se emprego.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Q.q. curso de engenharia, excepto a civil. Olhe opte pela informática, trbalho não lhe faltará, agora se será bem pago ou não, isso é outra estória. Claro, matemática às carradas.
  3.  # 3

    Pois, lá está, não gosto de matemática , não somos grandes aliadas.

    Pensei em advogada. Tem saída? Acho um curso bastante difícil.
  4.  # 4

    É uma questão de lhe ganhar o gosto... Até ao 9 ano sempre tive notas baixissimas a matemática, rondavam os 4 valores, até que resolvi pegar o touro pelos cornos, a partir do 10 nunca mais tive negativa a matemática, é claro que tive que estudar todas as bases desde o inico, nem uma simples equação sabia resolver, hoje sou craque a matemática.
  5.  # 5

    Pois, que bom!!

    Será que Direito é um curso difícil? Tem saída?
  6.  # 6

    Não, direito não tem saída nenhuma. O que não falta em portugal são advogados. Não vá pela via da facilidade, não tire um curso que depois não serve para nada. Agricultura parece-me bem, parece ser um curso com futuro, pode não ser em portugal, mas será um curso com futuro por esse mundo fora. Esforce-se por aprender também um ou dois idiomas estrangeiros.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    Mas agricultura não é nada aquilo que eu idealizei para mim. Não me identifico.

    É difícil decidir, ainda por cima, com esta crise.
  8.  # 8

    Então aprenda um oficio, pastelaria, cozinha... Não vale a pena gastar dinheiro num curso superior para depois ir trabalhar num call center e nem o salario minimo ganhar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Qualquer curso ligado ás novas tecnologias terá mais saída, actualmente o pessoal de multimédia está a safar-se bem, mas até que você acabe o curso muitos vão acabar.
    O melhor seria entrar para um curso que abriu agora, que esse irá ter saída quando você acabar, agora cursos batidos está mais que visto, ou é barra no tema ou então é só mais uma.
  10.  # 10

    De cursos superiores está o mercado inundado. agora de pessoas com cursos em vertentes tecnológicas e que saibam por a mão na massa. Isso é que faz falta.
    Já pensou também na área de turismo?

    PS: qq curso que vá fazer tem sempre dificuldades, seja a matemática, as linguas, ou outra coisa qq... Não vá por aí. O mais importante é que como tudo na vida um curso per si não lhe dá o conhecimento, mas antes abre as portas ao conhecimento. Durante a vida vamos aprendendo, e mais importante, temos de buscar esse conhecimento.
  11.  # 11

    Obrigada pelas respostas.

    ultrahipermega, que quer dizer com "O melhor seria entrar para um curso que abriu agora"? Que curso está a falar, por exemplo?

    Pedro Barradas, eu gosto de línguas, principalmente Inglês, mas tinha a ideia que está saturado, inundado. Que não tem muita saída.. Estarei errada?
    •  
      FD
    • 7 fevereiro 2014

     # 12

    Já fez testes psicotécnicos?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

    Area de turismo: restauração, gestão, etc...
  13.  # 14

    FD, tenho apenas o 9º ano concluído, pelo o que eu teria de entrar pelas provas de maiores de 23 anos.

    Pedro, estava a pensar em gestão hoteleira...
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasDe cursos superiores está o mercado inundado. agora de pessoas com cursos em vertentes tecnológicas e que saibam por a mão na massa. Isso é que faz falta.
    Já pensou também na área de turismo?

    PS: qq curso que vá fazer tem sempre dificuldades, seja a matemática, as linguas, ou outra coisa qq... Não vá por aí. O mais importante é que como tudo na vida um curso per si não lhe dá o conhecimento, mas antes abre as portas ao conhecimento. Durante a vida vamos aprendendo, e mais importante, temos de buscar esse conhecimento.


    Resposta à brasileiro:

    -Oi?!

    Borboleta, queres tirar curso e ter trabalho? Óptimo, vê o que nos países nórdicos estão a pedir e tira um curso nessas áreas, depois pira-te lá para fora e não olhes mais para trás.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 16

    Colocado por: BorboletaBrancaPedro, estava a pensar em gestão hoteleira...

    Tem matemática... matemática existe sempre em qq curso de gestão/ organização ;)
  16.  # 17

    Se só tem o 9º ano, esqueça qualquer curso de engenharia.
    Se não tem nenhum gosto pela agricultura, esqueça essa área.
    Se tem algumas ilusões de ter emprego na área do curso, esqueça psicologia, direito, jornalismo, relações públicas e afins.
    Gosta de cozinha? Podia tentar restauração e catering, é um curso mais prático e com mais saída que gestão hoteleira.
    De onde é? Está disposta a deslocar-se?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 18

    penso que estas coisas continuam a ser vistas de forma abstrata ou seja uma estratégia mais viável seria observar em cada região quais os sectores com mais potencial, ou mesmo as empresas que estão em actividade e ai sim tentar saber quais os quadros em falta nas mesmas e depois apostar em formação especifica nessa área.
    •  
      FD
    • 7 fevereiro 2014 editado

     # 19

    Colocado por: BorboletaBrancaFD, tenho apenas o 9º ano concluído, pelo o que eu teria de entrar pelas provas de maiores de 23 anos.

    Os testes psicotécnicos nada têm a ver com escolaridade.
    São testes que pretendem determinar as suas capacidades e as suas aptidões.

    Todos nascemos e crescemos de forma diferente. Há pessoas com jeito para contas, outras para escrita, outras para desenho.
    Há pessoas que gostam de contas, outras de escrita e outras de desenho.

    O que os testes psicotécnicos fazem, supostamente, é descobrir no que é que tem jeito e do que é que gosta.
    Depois, só tem que conciliar esses dois resultados: o que gosta com o que tem jeito.

    Por exemplo, se gostar de artes e tiver jeito para desenhar, pode ser artista plástico, desenhador, pintor, ilustrador, designer, etc.
    Se gosta de estar com pessoas diferentes, de conversar e tem jeito para falar, tem aptidão para a oralidade, pode ser relações públicas, vendedor, etc.

    Não sei se o IEFP oferece ou não estes testes mas, acho que é um investimento interessante, para não estar a entrar em algo onde ou não tem jeito ou não tem aptidão...

    Depois, como é lógico, terá que conciliar esses resultados com as leis da oferta e da procura em termos de profissões, o que pode ser difícil mas, não impossível.
  18.  # 20

    Colocado por: marco1penso que estas coisas continuam a ser vistas de forma abstrata ou seja uma estratégia mais viável seria observar em cada região quais os sectores com mais potencial, ou mesmo as empresas que estão em actividade e ai sim tentar saber quais os quadros em falta nas mesmas e depois apostar em formação especifica nessa área.


    Isso é o que nos mandam fazer, marco, mas que se faz quando a região tem um tecido empresarial debilíssimo? Quando na área de influência as indústrias são escassas e em crise, o comércio uma sombra e os serviços vão fechando uns atrás dos outros? É como construir a casa pelo telhado...como arquiteto dizem-lhe, ah e tal, conceba uma cobertura eficaz e bonita, mas as paredes se calhar nunca vão ser construídas.
 
0.0193 seg. NEW