Boas, A minha casa ficou pronta em meados de Agosto do ano passado no entanto ficaram a faltar algumas correcções, nomeadamente o deck cerâmico que ficou com imensas manchas (cimento, massas, impermeabilizante do granito das paredes), algumas paredes exteriores que não ficaram bem pintadas e outros pormenores no interior que se deveu à extrema falta de cuidado e qualidade dos acabamentos.
De qualquer forma a minha questão é, falta-me pagar cerca de 7 mil euros, tenho algum direito em aguardar que todas as situações pendentes sejam resolvidas antes de pagar o valor em dívida?
bom dia, tem todo o direito em reter um valor, pode designar esse valor retido como caução, no entanto o valor que fala, não sei se é muito ou pouco, ido depende do valor da obra e dos trabalhos em falta ou que necessitem de ser reparados, se existir contrato de empreitada esse valor deveria estar mencionado, caso não exista, veja pelo orçamento o valor que dá mais ou menos e retenha só esse valor, nada mais! www.civilprime.com Cumprimentos, AS
No contrato não tem nenhuma referência a algum valor de caução no final, para eventuais reparações. Quanto aos trabalhos em falta, o deck cerâmico é sem dúvida o pior caso pois existem manchas ao longo de praticamente todo o deck (r/c e 3 varandas) devido a não ter havido o cuidado de limpar a massa em condições, manchas de cimento, manchas de um impermeabilizante que usaram no granito e não protegeram o deck, manchas de tinta branca junto aos muros. Como o construtor experimentou inumeros produtos/decapantes e as manchas não saem culpou o material. O fornecedor das peças (deck wengue greasart) referiu que vai ser muito difícil sair pois não houve o devido cuidado e protecção do material. E andamos nisto, só que entretanto o construtor insiste no pagamento do restante. Só para o deck, se tivermos que o substituir, serão mais de 3000€ para material sem contar com a mão-de-obra. Não queria estar agora a rebentar com todo o chão, mas também não me quero conformar com o deck com aquele aspecto, pois a razão de optar por cerâmico foi a uniformidade de aparência e a não necessidade de manutenção. Posso se calhar pedir orçamento para esses trabalhos em falta e reter então o valor respectivo até que os problemas sejam resolvidos.