Pretende-se aprovar a alteração de um regulamento interno de condominio, que julgo necessitar de ser aprovado por unanimidade dos votos.Na reunião convocada apenas apareceram condóminos com representatividade de uma permilagem de 600, pelo que a reunião foi adiada para a semana seguinte, de acordo com o expresso a convocatória.
Artigo 1432.º
(Convocação e funcionamento da assembleia)
1 - A assembleia é convocada por meio de carta registada, enviada com 10 dias de antecedência, ou mediante aviso convocatório feito com a mesma antecedência, desde que haja recibo de recepção assinado pelos condóminos.
2 - A convocatória deve indicar o dia, hora, local e ordem de trabalhos da reunião e informar sobre os assuntos cujas deliberações só podem ser aprovadas por unanimidade dos votos.
3. As deliberações são tomadas, salvo disposição especial, por maioria dos votos representativos do capital investido.
4 - Se não comparecer o número de condóminos suficiente para se obter vencimento e na convocatória não tiver sido desde logo fixada outra data, considera-se convocada nova reunião para uma semana depois, na mesma hora e local, podendo neste caso a assembleia deliberar por maioria de votos dos condóminos presentes, desde que estes representem, pelo menos, um quarto do valor total do prédio.
5 - As deliberações que careçam de ser aprovadas por unanimidade dos votos podem ser aprovadas por unanimidade dos condóminos presentes desde que estes representem, pelo menos, dois terços do capital investido, sob condição de aprovação da deliberação pelos condóminos ausentes, nos termos dos números seguintes.
6 - As deliberações têm de ser comunicadas a todos os condóminos ausentes, por carta registada com aviso de recepção, no prazo de 30 dias.
7 - Os condóminos têm 90 dias após a recepção da carta referida no número anterior para comunicar, por escrito, à assembleia de condóminos o seu assentimento ou a sua discordância.
8 - O silêncio dos condóminos deve ser considerado como aprovação da deliberação comunicada nos termos do n.º 6.
9 - Os condóminos não residentes devem comunicar, por escrito, ao administrador o seu domicílio ou o do seu representante.
Pretende-se aprovar a alteração de um regulamento interno de condominio, que julgo necessitar de ser aprovado por unanimidade dos votos.
Na reunião convocada apenas apareceram condóminos com representatividade de uma permilagem de 600, pelo que a reunião foi adiada para a semana seguinte, de acordo com o expresso a convocatória.
A questão que vos coloco, e agradeço que me ajudem, é saber qual a representatividade minima que a 2º reunião deverá de ter, para poder deliberar e aprovar o referido regulamento de condominio ?
Será a de dois terços (75%) do valor total do edifício, e na condição de os condóminos ausentes virem a aprovar as decisões tomadas.
(Se assim for os baldas, não dão a cara, estão no quentinho, e fazem o que querem :-( )