Colocado por: fernandoFerreirao tal despacho que é referido no final, ainda não foi publicado.
Colocado por: bcoolE quando for, muda alguma coisa?
Colocado por: bcool
Não percebi! Já alguém apresentou uma solução que dispensa os painéis solares?
bc
Colocado por: apdaObrigado jorge alves pela informação
Após ter contactado a Ariston portugal responderam-me o seguinte :
Vantagens da bomba de calor versos sistema solar .
Mais fácil de instalar.
Ao contrario dos painéis solares a bomba de calor fornece agua quente durante todo o ano sem qualquer aparelho de apoio, o solar fornece agua quente nos meses com maior radiação solar fora deste período necessitamos de um aparelho elétrico ou a gás como apoio.
Para umas habitação com 4 pessoas aconselha-se a Nuos 150 Split
Mas na verdade não me responderam se daria para substituir os painéis solares.
Continua muita incerteza sobre este assunto
De qualquer forma agradeço a sua informação
Cumps
apda
Colocado por: apdaConclusão
Onde ou qual o organismo que me poderei informar se realmente poderei utilizar este tipo de equipamento com a garantia que a posterior terei o certificado energetico sem qualquer problema?
Cumps
apda
Colocado por: system32Pois , mas o consumo em 2/3 do ano ( ou mais) dos painéis Zero ou quase, e com esses sistemas tem sempre consumo significativo.
Colocado por: bcoolADENE?
Direcção Geral de Energia e Geologia?
Colocado por: CrOhN
Ou o melhor de 2 mundos. Bomba de calor com depósito de 400L em série com painel solar TS200L. O custo em energia, para agregado de 7 pessoas, ficou-me no ano passado em cerca de 110eur.
Colocado por: CrOhNOu o melhor de 2 mundos. Bomba de calor com depósito de 400L em série com painel solar TS200L
Colocado por: system32Caro, muito caro (para um sistema solar):
1º um TS não é o sistema com mais rendimento.
2º Só 200L para 7 pessoas
Assim até no verão rapidamente esgota a agua quente e lá tem a bomba de arrancar.
É preferível ter um sistema solar adaptado para que a energia auxiliar entre só condições limite.
Se eu lhe disser que gasto +-15€ por ano com CF solar 300l + Caldeira modulante para 4 pessoas + MLR...
com um sistema solar bem calculado a BV acaba por não ser muito boa opção pois por ir usa-la poucas vezes nunca irá conseguir amortiza-la. Basta uma resistência no deposito (embora a caldeira ainda fica mais barata pois só completa o aquecimento, se necessário, da agua efectivamente consumida.
Colocado por: CrOhN
O TS200L foi adquirido para 3 pessoas. Entretanto, condicionantes da vida, fizeram aumentar o agregado. .Achei que o dinheiro seria melhor empregue na bomba de calor que num sistema de circulação forçada.
Mesmo assim, há muitos dias no verão que a bomba não arranca. No ano passado, tive o mes de julho e agosto que a bomba consumiu, respectivamente, 14 e 10KWh.
Como já te disse em outro post, gostava de conseguir esses 15eur por ano. Mas não consigo....
Colocado por: @lexCaro apda
as bombas de calor sem apoio de painel solar e os sistemas solares termodinâmicos estão contemplados pelo novo regulamento nacional REH, aguarda-se é que este entre em vigor.
Com isto, e nesse caso, irá escusar a instalação de paineis solares térmicos.
Da minha experiência, como cliente e como projectista, tenho a recomendar.. o produto nacional: www.energie.pt
tenho um ECO300is lá em casa, com 1 painel, já projectei sistemas para clientes quer nessa gama (habit) quer para grandes volumes de AQS e a experiência com a marca tem sido a melhor (assistência a nível de projecto e de instalação).
Também tenho boas referências dos equipamentos da Daikin, já os recomendei para algumas situações.
Colocado por: @lexas bombas de calor sem apoio de painel solar e os sistemas solares termodinâmicos estão contemplados pelo novo regulamento nacional REH, aguarda-se é que este entre em vigor.
Colocado por: @lexos sistemas solares termodinâmicos
Colocado por: @lexdos equipamentos da Daikin
Colocado por: system32Lá voltou a funcionar o lobby da Energie!!
No fundo não passa de uma bomba de calor com um ligeiramente mais de eficiência. Acho errado que isso seja novamente incluido como "energia verde".
A via do solar seria muito mais valida com redução muito significativa na importação de combustíveis fosseis, assim a redução é, muito muito menor!!
Se prefere: aproveite pois amanhã pode mudar outra vez!
Colocado por: @lex
Já agora aproveito pois vejo que estará mais por dentro do assunto, não seria de considerar o apoio eléctrico ou de caldeira no sistema solar térmico? Se falamos em combustíveis fósseis não deveríamos ter isso também em consideração?
É como tudo, não sou fundamentalista de nada. Antes de recomendar, fui cliente e considero-me satisfeito com o sistema que tenho. Contudo, é um produto de base tecnológica e julgo que estamos todos atentos ao desenvolvimento de novas soluções. Logicamente que, seja solar térmico, bomba de calor, sistemas de climatiz+AQS, um investimento tem sempre que ser ponderado e avaliado pois, pelo menos eu, não o considero tão descartável assim.