Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bcool
    • 11 fevereiro 2014

# 1

Colocado por: fernandoFerreirao tal despacho que é referido no final, ainda não foi publicado.

E quando for, muda alguma coisa?
    Bc
  1.  # 2

Colocado por: bcoolE quando for, muda alguma coisa?

boas
    pode mudar sim.
    o novo regulamento diz que podemos dispensar a utilização de colectores solares térmicos desde que seja usado no edificio outra fonte de energia renovável com quantidade igual ou equivalente.
    portanto a forma de cálculo do contributo da aerotermia, condiciona esta situação. caso o contributo da aerotermia seja inferior ao contributo da Energia solar Térmica, a aerotermia não substitui os colectores solares termicos.
  2.  # 3

é que isso é basicamente uma bonba de calor , presente em qualquer AC, a unica diferença é que o radiador das BC não está exposto aos raios solares.
    A Energie faz isso mesmo e não é (foi, deixou de ser, e agora sabe-se lá?) considerada energia renovável.

Colocado por: bcool
    Não percebi! Já alguém apresentou uma solução que dispensa os painéis solares?
    bc
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
  3.  # 4

Pois , mas o consumo em 2/3 do ano ( ou mais) dos painéis Zero ou quase, e com esses sistemas tem sempre consumo significativo.

Colocado por: apdaObrigado jorge alves pela informação
    Após ter contactado a Ariston portugal responderam-me o seguinte :
    Vantagens da bomba de calor versos sistema solar .
    Mais fácil de instalar.
    Ao contrario dos painéis solares a bomba de calor fornece agua quente durante todo o ano sem qualquer aparelho de apoio, o solar fornece agua quente nos meses com maior radiação solar fora deste período necessitamos de um aparelho elétrico ou a gás como apoio.
    Para umas habitação com 4 pessoas aconselha-se a Nuos 150 Split

Mas na verdade não me responderam se daria para substituir os painéis solares.
    Continua muita incerteza sobre este assunto
    De qualquer forma agradeço a sua informação
    Cumps
    apda
    • apda
    • 11 fevereiro 2014

# 5

Conclusão
    Onde ou qual o organismo que me poderei informar se realmente poderei utilizar este tipo de equipamento com a garantia que a posterior terei o certificado energetico sem qualquer problema?
    Cumps
    apda
    •  
      bcool
    • 11 fevereiro 2014 editado

# 6

Colocado por: apdaConclusão
    Onde ou qual o organismo que me poderei informar se realmente poderei utilizar este tipo de equipamento com a garantia que a posterior terei o certificado energetico sem qualquer problema?
    Cumps
    apda

ADENE?
    Direcção Geral de Energia e Geologia?
    • CrOhN
    • 11 fevereiro 2014

# 7

Colocado por: system32Pois , mas o consumo em 2/3 do ano ( ou mais) dos painéis Zero ou quase, e com esses sistemas tem sempre consumo significativo.

Ou o melhor de 2 mundos. Bomba de calor com depósito de 400L em série com painel solar TS200L. O custo em energia, para agregado de 7 pessoas, ficou-me no ano passado em cerca de 110eur.
  4.  # 8

Colocado por: bcoolADENE?
    Direcção Geral de Energia e Geologia?

sim a Adene será a entidade que poderá responder a essa questão. ou o Perito que for fazer a Certificação Final.
    mas ainda é muito cedo para ter uma resposta. o regulamento entrou em vigor em Dezembro Passado, falta ainda sair alguns despachos...
  5.  # 9

Caro, muito caro (para um sistema solar):
    1º um TS não é o sistema com mais rendimento.
    2º Só 200L para 7 pessoas
    Assim até no verão rapidamente esgota a agua quente e lá tem a bomba de arrancar.
    É preferível ter um sistema solar adaptado para que a energia auxiliar entre só condições limite.

Se eu lhe disser que gasto +-15€ por ano com CF solar 300l + Caldeira modulante para 4 pessoas + MLR...

com um sistema solar bem calculado a BV acaba por não ser muito boa opção pois por ir usa-la poucas vezes nunca irá conseguir amortiza-la. Basta uma resistência no deposito (embora a caldeira ainda fica mais barata pois só completa o aquecimento, se necessário, da agua efectivamente consumida.

Colocado por: CrOhN

Ou o melhor de 2 mundos. Bomba de calor com depósito de 400L em série com painel solar TS200L. O custo em energia, para agregado de 7 pessoas, ficou-me no ano passado em cerca de 110eur.
  6.  # 10

Colocado por: CrOhNOu o melhor de 2 mundos. Bomba de calor com depósito de 400L em série com painel solar TS200L

melhor ainda, bomba de calor com serpentina de ligação directa a painel solar termico,
    • CrOhN
    • 12 fevereiro 2014

# 11

Colocado por: system32Caro, muito caro (para um sistema solar):
    1º um TS não é o sistema com mais rendimento.
    2º Só 200L para 7 pessoas
    Assim até no verão rapidamente esgota a agua quente e lá tem a bomba de arrancar.
    É preferível ter um sistema solar adaptado para que a energia auxiliar entre só condições limite.

Se eu lhe disser que gasto +-15€ por ano com CF solar 300l + Caldeira modulante para 4 pessoas + MLR...

com um sistema solar bem calculado a BV acaba por não ser muito boa opção pois por ir usa-la poucas vezes nunca irá conseguir amortiza-la. Basta uma resistência no deposito (embora a caldeira ainda fica mais barata pois só completa o aquecimento, se necessário, da agua efectivamente consumida.

O TS200L foi adquirido para 3 pessoas. Entretanto, condicionantes da vida, fizeram aumentar o agregado. .Achei que o dinheiro seria melhor empregue na bomba de calor que num sistema de circulação forçada.

Mesmo assim, há muitos dias no verão que a bomba não arranca. No ano passado, tive o mes de julho e agosto que a bomba consumiu, respectivamente, 14 e 10KWh.

Como já te disse em outro post, gostava de conseguir esses 15eur por ano. Mas não consigo....
  7.  # 12

Não será nunca com um TS de 200L para 7 pessoas, os sistemas têm de estar de acordo com os consumos. E num CF poderia aumentar o nº painéis ou o deposito sem deitar nada fora.
    Por mim fez mal em investir na BC, tinha investido num CF, e mesmo com uma simples resistência como energia alternativa gastaria menos por mês e provavelmente na compra também. E ainda vendia o TS por uns cobres!!!
    Eu acho as BC's económicas quando não se pode colocar painéis solares (como em muitos prédios já construídos), mas como energia de apoio ao solar é uma solução de muito cara aquisição que dificilmente vai conseguir amortizar. No seu caso talvez sim, mas estaria ainda melhor servido por um solar melhor.

Colocado por: CrOhN

O TS200L foi adquirido para 3 pessoas. Entretanto, condicionantes da vida, fizeram aumentar o agregado. .Achei que o dinheiro seria melhor empregue na bomba de calor que num sistema de circulação forçada.

Mesmo assim, há muitos dias no verão que a bomba não arranca. No ano passado, tive o mes de julho e agosto que a bomba consumiu, respectivamente, 14 e 10KWh.

Como já te disse em outro post, gostava de conseguir esses 15eur por ano. Mas não consigo....
    • @lex
    • 12 fevereiro 2014

# 13

Caro apda

as bombas de calor sem apoio de painel solar e os sistemas solares termodinâmicos estão contemplados pelo novo regulamento nacional REH, aguarda-se é que este entre em vigor.

Com isto, e nesse caso, irá escusar a instalação de paineis solares térmicos.

Da minha experiência, como cliente e como projectista, tenho a recomendar.. o produto nacional: www.energie.pt

tenho um ECO300is lá em casa, com 1 painel, já projectei sistemas para clientes quer nessa gama (habit) quer para grandes volumes de AQS e a experiência com a marca tem sido a melhor (assistência a nível de projecto e de instalação).

Também tenho boas referências dos equipamentos da Daikin, já os recomendei para algumas situações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apda
  8.  # 14

Lá voltou a funcionar o lobby da Energie!!
    No fundo não passa de uma bomba de calor com um ligeiramente mais de eficiência. Acho errado que isso seja novamente incluido como "energia verde".

A via do solar seria muito mais valida com redução muito significativa na importação de combustíveis fosseis, assim a redução é, muito muito menor!!

Se prefere: aproveite pois amanhã pode mudar outra vez!

Colocado por: @lexCaro apda

as bombas de calor sem apoio de painel solar e os sistemas solares termodinâmicos estão contemplados pelo novo regulamento nacional REH, aguarda-se é que este entre em vigor.

Com isto, e nesse caso, irá escusar a instalação de paineis solares térmicos.

Da minha experiência, como cliente e como projectista, tenho a recomendar.. o produto nacional: www.energie.pt

tenho um ECO300is lá em casa, com 1 painel, já projectei sistemas para clientes quer nessa gama (habit) quer para grandes volumes de AQS e a experiência com a marca tem sido a melhor (assistência a nível de projecto e de instalação).

Também tenho boas referências dos equipamentos da Daikin, já os recomendei para algumas situações.
  9.  # 15

Colocado por: @lexas bombas de calor sem apoio de painel solar e os sistemas solares termodinâmicos estão contemplados pelo novo regulamento nacional REH, aguarda-se é que este entre em vigor.

o R.E.H. já está em vigor desde 1 de dezembro passado. (decreto lei 118/2013)
    faltam é alguns despachos que definem o método de cálculo da componente renovável das bombas de calor.
  10.  # 16

Colocado por: @lexos sistemas solares termodinâmicos

esta designação é uma fraude,

os "paineis termodinamicos" são simples absorvedores de energia (ou se preferirem linguagem técnica; evaporadores), por sinal horriveis e podem ser colocados em qualquer lado até mesmo á sombra ou debaixo da cama que pouca diferença tem no rendimento, mas bom bom era poderem ser enterrados, aí o rendimento disparava.

Colocado por: @lexdos equipamentos da Daikin

nesta marca não existe nenhuma solução com bomba de calor exclusivamente AQS, são sempre soluções de climatização centralizada que podem fazer apoio ás AQS,
    • @lex
    • 13 fevereiro 2014

# 17

Colocado por: system32Lá voltou a funcionar o lobby da Energie!!
    No fundo não passa de uma bomba de calor com um ligeiramente mais de eficiência. Acho errado que isso seja novamente incluido como "energia verde".

A via do solar seria muito mais valida com redução muito significativa na importação de combustíveis fosseis, assim a redução é, muito muito menor!!

Se prefere: aproveite pois amanhã pode mudar outra vez!

Já agora aproveito pois vejo que estará mais por dentro do assunto, não seria de considerar o apoio eléctrico ou de caldeira no sistema solar térmico? Se falamos em combustíveis fósseis não deveríamos ter isso também em consideração?

É como tudo, não sou fundamentalista de nada. Antes de recomendar, fui cliente e considero-me satisfeito com o sistema que tenho. Contudo, é um produto de base tecnológica e julgo que estamos todos atentos ao desenvolvimento de novas soluções. Logicamente que, seja solar térmico, bomba de calor, sistemas de climatiz+AQS, um investimento tem sempre que ser ponderado e avaliado pois, pelo menos eu, não o considero tão descartável assim.
  11.  # 18

Qualquer solucao solar termica vem com apoio electrico nem que seja como opcional, duplicar sistemas e que me parece desperdicio, agora se ja existe uma caldeira, deve se usa la para fazer o apoio se for mais eficiente e pratica.
  12.  # 19

Claro que um sistema solar quase nunca é autónomo, mas se bem proporcionado às necessidades, pode ter consumos quase ridículos de energia de apoio. Pois a caldeira só é necessária pontualmente, mesmo em pleno no inverno.
    No meu caso são cerca de 15€ anuais em gás mais electricidade para a bomba do CF (muito pouca).
    Mas num caso normal facilmente não excede 50€ por ano.

Alguma vez esses painéis termodinâmicos fazem algo remotamente parecido?? Nunca!
    Claro que no solar temos o custo da manutenção que até pode ser feita por quem tenha algum jeito para a bricolage.
    Mas em termos de custo energético nenhuma outra solução nem de longe se aproxima!!
    É realmente a unica Energia verde acessível que podemos ter nas nossas casas.

Colocado por: @lex

Já agora aproveito pois vejo que estará mais por dentro do assunto, não seria de considerar o apoio eléctrico ou de caldeira no sistema solar térmico? Se falamos em combustíveis fósseis não deveríamos ter isso também em consideração?

É como tudo, não sou fundamentalista de nada. Antes de recomendar, fui cliente e considero-me satisfeito com o sistema que tenho. Contudo, é um produto de base tecnológica e julgo que estamos todos atentos ao desenvolvimento de novas soluções. Logicamente que, seja solar térmico, bomba de calor, sistemas de climatiz+AQS, um investimento tem sempre que ser ponderado e avaliado pois, pelo menos eu, não o considero tão descartável assim.
    •  
      bcool
    • 13 fevereiro 2014 editado

# 20

Ninguém dúvida que, por enquanto, ainda não se paga para utilizar a energia solar e que esta é excelente em termos ecológicos.

Agora, em termos de quem tem de fazer um investimento, qual pode ser a diferença de investimento entre uma bomba de calor, exclusivamente para AQS, e os painéis solares?

Tenho ideia de ver reportado em alguns tópicos, de quem tem bomba de calor para AQS, consumos na ordem de 5€/mês. Ora mesmo que seja um valor superior a este, o custo anual despendido em energia eléctrica acaba por ser inferior, ou muito semelhante, ao valor da manutenção dos painéis solares, isto para quem não tem jeito para a coisa! :)

Se considerarmos que a bomba de calor tem um custo de aquisição inferior aos painéis solares, tem consumos extremamente reduzidos e isenta(?) de manutenção, não acaba por ser esta uma solução mais vantajosa do ponto de vista meramente económico?

Estarei a esquecer alguns pontos relevantes para esta avaliação? Gostava que dessem o vosso contributo, se possível com valores, de forma a ficar com uma ideia mais clara dos prós e contras de cada solução.

Já sobre esses painéis termodinâmicos, tendo em conta o seu funcionamento, não me parece que as possíveis vantagens justifiquem gastar mais um euro que seja numa solução desse tipo, face a uma simples bomba de calor!...
    Bc

0.0230 seg. NEW