Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vou iniciar aqui a colocação de algumas fotos de maus exemplos... Conto assim contribuir para que outros foristas não permitam as mesmas asneiras nos seus trabalhos

Espero que outros foristas também contribuam com os maus exemplos que vão vendo por aí.

Não é apenas com exemplos de bons trabalhos que se tem a noção dos perigos e dos problemas causados por maus profissionais.

No que diz respeito novos materiais que muitos vêm na Net novos e em bom estado devemos sempre ver as aplicações anteriores com alguns anos de aplicação !

Ser cobaia pois vezes sai caro !
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, lfvmagalhaes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, maria rodrigues
  2.  # 2

No inicio vou colocar algumas fotos que já divulguei noutros post,s Mas espero colocar muito mais a partir de agora !

Lã de rocha colocada num tecto falso em Lagos, onde o pó da lã se espalha pela sala, quartos, WC etc através dos inúmeros Projectores embutidos.

Colocação de lã de rocha num recuperador a pellets que aspira o ar do interior da hotte e o distribui para sala e quarto.... Neste caso distribuia , calor, fumo e pó de lã de rocha !

3.  # 3

Construção em LSF ....

A chaminé de um recuperador que obrigatoriamente ( Por lê ) tem que ser em material incombustível era feita em madeira e forrada com esferovite (EPS)

Evidentemente que iria incendiar a moradia que está toda construída em esferovite madeira (Tipo OSB) e pladur (gesso cartonado)

Um crime destes não foi feito por uma pessoa sem formação ... Pelo contrario ... Alem do seu curso fez varias obras iguais e ao ser confrontado com este pormenor afirmou que tem varias iguais e nenhuma ardeu ainda !

Vista Exterior

Chamine etics

Vista interior :

Chamine etics

Alem de estar feita em madeira tem outros problemas ... Deixava entrar agua da chuva e possuía uma rede a tapar a conduta que nunca poderia ser limpa sem partir a chaminé...
  4.  # 4

A má fixação das pedras é sempre um perigo que nos pode matar em plena rua ...

Neste caso caiu parte do isolamento termico pelo exterior e a pedra que o cobria .

Foto tirada no arquivo distrital do Algarve em Faro

capoto
  5.  # 5

Teatro de Faro...

O construtor aldrabou as protecções dos envidraçados exteriores virados a sul, colocando uns estores fracos que não duraram um ano...

Mas a obra foi paga... Alguém deve ter recebido muita massa "por fora"

Agora com o envidraçado exposto a sul as pessoas , tentam minimizar com papeis por dentro, mas o calor que passa pelos vidros é imenso .

E quanto ao pavimento da entrada em betão o estado é este:

É bom que quem vê as fotos destes materiais vejam os resultados após a sua colocação .
  6.  # 6

Esta ultima foto parece o pavimento do Largo do Porta Nova, perto da Estatua de Bombeiro em Barcelos, contudo em vez de ser essas lajetas de betão, é mesmo pedra, contudo passado 1 mês da restauração dessa zona houve um incêndio numa das casa e os carros dos bombeiros foram la para cima e aquilo partiu tudo.
  7.  # 7

Esgotos em PVC

Há quem pense que os esgotos em PVC que se usam por aí com uma borracha vedante, está garantido no seu jardim. Mas não !

As raízes entram por todo o lado , até parecem que têm olfato.

E já que estamos a falar de esgotos... Uma linda foto em que a caixa foi feita em tijolo de barro ....

As raizes entraram pelas aberturas e destruíram toda a caixa

As caixas de esgoto não podem ser feitas em barro porque o barro apodreçe com a humidade da terra.

Podem ser feitas em blocos de cimento ou melhor ainda em betão para garantir mais segurança !
  8.  # 8

Jorge Santos - Faro
    Maus exemplos na construção

Boa noite!
    Caro Jorge: não há fiscais, para verificar os trabalhos, enquanto estes decorrem? Quando o empreiteiro (construtor) entrega a obra ela é ou não fiscalizada com a garantia de que tudo está em conformidade? Como podemos ter garantias de que tudo é feito correctamente?
    Ando por aqui com o objectivo de conhecer, ler conselhos de quem sabe (e é verdade que reconheço mérito a muitos profissionais que opinam neste fórum e me merecem muita confiança), e aprender com os erros de outros. Também ajuda, obviamente! Como deve um pretenso dono de obra fazer as suas escolhas? Repare o dilema: vai iniciar-se a construção/remodelação/ampliação de uma moradia; depois de tanto pesquisar o DO decide pedir orçamentos (para variados trabalhos, no que concerne à obra) a determinados membros deste fórum. Por exemplo: a pretensa obra é na "Beira Litoral" e a escolha do DO recaiu num carpinteiro do sul do país, num canalizador do norte , num electricista da "Beira Baixa" etc., etc., e etc. A confusão é mais que muita, não é? Não é fácil acertar nos "artistas", sabe! Há sempre algum receio de quem se mete em obras.
    Como é que vamos ter a certeza de que tudo vai ficar "nos conformes"? Se calhar, e é preciso ter muita sorte, a publicidade "de boca-em-boca" ainda é a mais aceitável para uma escolha. Ah, mas vou ficar preocupada na hora de decidir!
  9.  # 9

Colocado por: maria rodriguesCaro Jorge: não há fiscais, para verificar os trabalhos, enquanto estes decorrem? Quando o empreiteiro (construtor) entrega a obra ela é ou não fiscalizada com a garantia de que tudo está em conformidade?

Boa noite

Há quem contrate fiscais sim ... Mas como pode um fiscal fiscalizar uma obra sem saber os problemas mais vulgares ? sem saber onde normalmente vão roubar ? ...
    Há muita malta "verde" por aí . E também há os que só querem a massa .

Só dá um bom fiscal quem anda a fazer vistorias por conta dos tribunais, pois aí lida com tudo o que é mau e os bons pedem ajuda aos profissionais de confiança para darem depois os seus pareceres...

Por outro lado há pessoas que entregam as obras a metade do preço do orçamento mais caro..
    Ninguem faz obras abaixo do preço de custo... e o mais comum é abandonarem as obras a meio .

Colocado por: maria rodriguesComo é que vamos ter a certeza de que tudo vai ficar "nos conformes"? Se calhar, e é preciso ter muita sorte, a publicidade "de boca-em-boca" ainda é a mais aceitável para uma escolha

Sim, essa a melhor maneira de escolher um construtor e até é façil dizer assim: Mostre lá as ultimas obras que fez ... Basta ver pelo exterior, depois é só ir falar com algumas e tentar saber o que se passou.
    Peça tambem para ver obras com mais de 5 anos... E quando lhe vierem falar de materiais novos... Não seja cobaia, peça sempre para ver aplicados e com alguns anos.

Aqui no Algarve já fecharam mais de 70 % das empresas de construção ... Os poucos que têm trabalho são aqueles que têm obras feitas com qualidade e que sempre aparecem quando há um problema em casa dos seus antigos clientes.

Pessoalmente aconselho a entregar sempre a pessoal da sua zona... Escolher um artista de cada zona não vai ser façil e vai ser mau para a assistência futura!.

O mais importantes é no projecto ser logo tudo definido e que nenhuma alteração seja feita sem a autorização do autor do projecto e do dono da obra .
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  10.  # 10

Tubo de cobre com 20 anos furado, por não estar devidamente protegido do betão.

Uma das vantagens do cobre é que façilmente se solda, se emenda de corta e se volta a soldar...

Os tubos de cobre nunca devem ser cobertos com betão, em instalações de gás é expressamente proibido colocar cobre sem a protecção plástica.
  11.  # 11

Altamente ilegal e um perigo , pois a conduta de um esquentador de tiragem atmosféricas tem que ser colocado sempre a subir.

Conduta de PVC derretidas com o calor do esquentador

12.  # 12

Conduta de fumo numa obra na Quinta do Lago. num condomínio fechado onde há mais de 100 casas feitas pelo mesmo grande construtor !

Nesta obra alem dos quadros da firma passaram vários fiscais do dono da obra...

A lei proíbe estas obstruções nas condutas, pois impedem a limpeza da mesma.
  13.  # 13

Caro Jorge,

Tá a ver como sem quezílias e duplas intenções se consegue um tópico onde de certeza irá ajudar muitas pessoas, eu incluído, de forma bastante "fácil".
    Para evitar-mos que aconteça na nossa obra teremos de saber o que é que poderá acontecer... O Jorge (desculpe tirar o sr.) está aqui a mostrar fotos que tem intenção de alertar os mais "incautos" e assim fazer com que tomem cuidado, isto é, se quiserem, porque avisados foram eles...

Assim com estas contribuições é de facto mais valias, e quando digo que leio e pesquiso e num sei que mais, também o faço aqui, no fórum, no google, nos catálogos etc etc etc... Toda a informação é bem-vinda.

Abraço
  14.  # 14

Conduta de fumos de um recuperador:

Vista de cima

15.  # 15

Um tecto falso em pladur ....

Reparem como fixaram o na laje... Algumas das peças já se soltaram no tecto....

E vejam a pinta da instalação eléctrica ...

tecto falso em pladur
  16.  # 16

Colocado por: Jorge Santos - FaroUm tecto falso em pladur ....

Reparem como fixaram o na laje... Algumas das peças já se soltaram no tecto....

E vejam a pinta da instalação eléctrica ...

tecto falso em pladur

Esta é um hino à estupidez! será que todos os que passaram por esta obra são estupidos?! Secalhar são é criminosos...
  17.  # 17

Colocado por: DOGMAcoisa que não acontece com o inox!

Acha mesmo ? a que inox se está a referir ? Há muito mais inox falsificado por ai do que cobre ... Alguém já viu inox com 20 anos ? metido no cimento ?
    Numa instalação AQS à vista eu não tenho duvidas que o inox é mto bom... Aliás em minha casa vou ter que o fazer em inox ou multi-camada ou com ambos, pois já tenho tubos galvanizados a apodrecer .

As fotos de inox podre vão aparecer. Aliás em breve vou "dar na cara" do fabricante e não do importador com um bocado de tubo inox italiano de um dos maiores fabricantes da Europa que me picou em 2 meses ... Tubo certificado evidentemente !

Colocado por: lfvmagalhaesO Jorge (desculpe tirar o sr.) está aqui a mostrar fotos que tem intenção de alertar os mais "incautos" e assim fazer com que tomem cuidado,

A palavra Sr. a mim nada me diz... por isso esteja à vontade pois eu não sou um tótó :-) Na minha terra de origem dizemos " móss atão tas bom "
    De mesma maneira que não faço distinção entre as pessoas que se picam comigo e entre as que não se picam... Pois gosto de separar as coisas cada tema é um tema e não tenho problemas em concordar com os meus "inimigos" do fórum quando concordo com eles!
    Mas noto que poucos são como eu... a malta que embirra porque não concordamos com eles e a partir daí concordam com coisas que outros dizem só para chatear ...
    A mim ninguém me chateia a sério ... Claro que quando me picam por vezes têm que levar com as minhas picardias... também temos que nos divertir um pouco :-)
    E como faço parte daquele grupo de pessoas que sabe que "quanto mais sabe mais sabe que nada sabe" cada vez me sinto mais ignorante em especial por não conseguir fazer coisas que vejo em alguns vídeos ou por não ter tempo para fazer coisas que tenho planeadas.

Colocado por: lfvmagalhaesAssim com estas contribuições é de facto mais valias, e quando digo que leio e pesquiso e num sei que mais, também o faço aqui, no fórum, no google, nos catálogos etc etc etc... Toda a informação é bem-vinda.

Não tenho duvidas que se arranjar um optimo mestre irá conseguir fazer uma boa obra, mas tenho muitas duvidas que o consiga arranjar. Se sem mestre bom não é façil fazer uma casa mais "atrevida"

O que eu vejo mais por cá é malta nova a enfiar barretes em grande parte por causa da net, porque confiam mais num catalogo do que nos seus mestres... nem 8 nem 80 !

Não posso falar em todas as coisas que estou vendo no meu dia a dia por motivos óbvios mas não imagina o que vejo... Pessoas a gastarem fortunas em materiais que depois são mal aplicados ....

Mas também já vi grandes obras com tudo do bom graças à ajuda da net .

Com maus exemplos é mais dificel as pessoas se deixarem enganar ...

Sabe qual é o maior perigo que eu vejo no dia a dia ? É muita malta puxar do galões dos seus cursos seja de soldador, de mecânico de gás de instalador solar etc... depois muitos nada sabem fazer ...

Ainda há dias vi uma instalação de uma lareira aberta a gás numa saca que comunica com uma cozinha ... Imagine o exautor a puxar os gazes que não se notam... Pode morrer toda a gente em casa !

Sabe quando passaram pela obra ....O soldador, o eng. da obra o mecânico de gáz o projectista e finalmente o inspector ...
    Não entendo como é que o gáz foi ligado se está totalmente ilegal.

Não sei se está a ver ... Hoje vendem cursos ( Alguns até dão ) a pessoas que nada têm a ver com o ramo desses cursos... Vou dar-lhe um exemplo:

Curso de HTML duração 20 x 4 horas = Diploma na mão = Resultado não sabem fazer seja o que for, mas ganharam creditos...

Curso solar ... 40 horas aprender ZERO = Diploma passado pelo LNET ou lá como se chama agora por um Formador que nem sabe soldar e percebe tanto de solar como eu de agricultura , mas eu ainda sei semear batatas !

As coisas estão piores dos que se pensa... A sorte presente e futura de muitas pessoas é poderem contar com os foruns e não apenas em Portugal porque é um local onde cada um pode falar de si e das suas experiências !
  18.  # 18

Colocado por: ErdnaxelaEsta é um hino à estupidez! será que todos os que passaram por esta obra são estupidos?! Secalhar são é criminosos...

E isso é um restaurante de um Hotel de luxo ! Na zona de Albufeira .
  19.  # 19

Sr jorge, voce assim vai rebentar com tudo........tambem tenho algumas, deixe cá ver
  20.  # 20

uma pré-instalação feita por um pro
      2013-10-28 12.00.21.jpg

0.0251 seg. NEW