Iniciar sessão ou registar-se
    • macsoft
    • 18 fevereiro 2009 editado

     # 1

    Bom dia Forum.
    And o À procura de primeira casa. E como ainda sou mto inocente no tema, ainda tenho a ilusao da minha casa ideal. O q eu queria era algo tipo loft, open-space, com mezzaninne para a zona do quarto. tudo sem paredes (ok, o WC convem ter paredes).
    Nao, nao quero (nao posso) encontrar um sitio ja assim pronto, entao gostaria talvez de pensar na hipotese de encontrar um armazem com tecto alto, que pudesse ser todo remodelado, e transformado para habitação.
    Eu sei... nao deve ser nada facil. Mas gostava q me tentassem tirar esta ideia da cabeça :)
    como engenhocas q sou, e os euros nao abundam, a remodelação ficaria grande parte a meu cargo, demorasse o tempo q demorasse. Mas estou mais procupado com os seguintes problemas (e metam-me por favor mais problemas à medida q se lembrem deles, para ver se eu desisto disto:))
    - Legalidade: normalmente um armazem nao deve ter lincensa de habitação, certo? isso é mto dificil de se conseguir?
    - Caso o armazem nao tenha WC de origem (quero ver se arranjo um q ja tenha), como é q resolvo a questao dos esgotos? ha empresas q fazem isso, licenças da camara, other problems?
    - O armazem provavelemente nao terá a iluminação que pretendo. gosto de janelas grandes e mta luz. Tenho ideia q nao posso abrir/alargar janelas na fachada do armazem. mas meter janelas no telhado, posso?
    - Já vi armazens à venda q dizem q ja têm divisórias para escritorios, portanto ja foram escritórios anteriormente. Estes podem logo ser habitados, ou tambem ha alguma questao de licença de habitação?
    - Preços... eu queria qq coisa entre Oeiras e Alcantara. Não estou à procura de garagens, mas sim de armazens daqueles antigos com tecto alto. Ou entao daquelas casas antigas com tecto alto, mas isso deve ser mais caro e mais raro... Alguem tem uma ideia de preços e se conhecem alguma coisa dentro desses parametros?
    - Emprestimo: Presumo q terei mais dificuldades em arranjar emprestimo... se comprar um armazem, será certamente sub-avaliado. Ou entao se calhar nao, pq é um armazem, e será avaliado como armazem para o preço q estao a pedir como armazem.
    - Como nunca comprei casa antes, tudo isto da EURIBOR e do spread é um bocado extra-terrestre para mim. ja andei a pesquisar no google, e encontrei alguns sites com explicações, mas nunca fiquei claramente esclarecido. Há por aí alguam boa alma com jeito para ensinar, q me consiga explicar sucintamente o q isso é, e o q é bom e o q é mau? Sei q a euribor é um valor de referencia europeu, e q o spread para taxas variaveis é a diferença para a euribor...agora isso nao me diz mto...


    Bom, terei mto mais duvidas no futuro, mas para primeiro post, acho q ja chega para nao atacar tudo de uma vez :)

    Obrigado desde ja pela paciencia!

    MaC
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2009

     # 2

    Antes do mais, está a começar pelo telhado. :)
    Já procurou armazéns? Já viu os preços dos mesmos? É que pode ser uma surpresa muito desagradável... e antes que comece a sonhar convém por os pés na terra.

    Eu quando comecei à procura de casa também queria isto e aquilo, tinha exigências e desejos. Hoje? Vivo numa casa que corresponde talvez a 10% do que eu queria...
  1.  # 3

    Claro,
    estou preparado para a desilusão. Mas queria respostas em termos teóricos. Encontrar o armazem certo pode levar algum tempo (ou forever), mas queria ja ter estas duvidas esclarecidas, pode ate nem valer a pena procurar.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2009

     # 4

    Está a fazer as coisas ao contrário... primeiro veja preços e depois então procure respostas a estas perguntas... ;)
  2.  # 5

    Boas, ja vi preços. mas pela net percebe-se pouco. até pq eu quero um tipo específico de armazens, e nao "garagens". ja vi q dentro dos preços q esperava, mas obviamente q só vendo ao vivo.
    Só queria entrar por aí, depois de saber teoricamente se tem viabilidade.
  3.  # 6

    Colocado por: macsoftBoas, ja vi preços. mas pela net percebe-se pouco. até pq eu quero um tipo específico de armazens, e nao "garagens". ja vi q dentro dos preços q esperava, mas obviamente q só vendo ao vivo.
    Só queria entrar por aí, depois de saber teoricamente se tem viabilidade.


    Mas não se esqueça que as condições de crédito para compra de fracções não habitacionais são geralmente muito diferentes dos vulgares créditos-habitação...
  4.  # 7

    Mas não se esqueça que as condições de crédito para compra de fracções não habitacionais são geralmente muito diferentes dos vulgares créditos-habitação...

    pois, sao pormenores como estes q preciso de saber.
  5.  # 8

    O q eu precisava de saber assim mais de imediacto é se comprando um armazem, o que preciso de fazer em termos legais para la morar. Presumo q se tenha q pedir uma licença de habitação, nao?
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2009

     # 9

    Se quer lá morar não precisa de nada. Mas quando o vender novamente, terá que o vender como armazém.

    A licença de habitação só é necessária se quiser vender ou comprar o armazém como habitação e não como armazém.
  6.  # 10

    entao.. mas se eu nao preciso de licença para lá morar, qual é a vantagem em vender como habitação? o proximo comprador poderia fazer o mesmo q eu, certo?
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2009

     # 11

    Colocado por: macsoftqual é a vantagem em vender como habitação

    Já falaram numa (muito importante): crédito à habitação - as taxas são completamente diferentes.
  7.  # 12

    Colocado por: FD
    Colocado por: macsoftqual é a vantagem em vender como habitação

    Já falaram numa (muito importante): crédito à habitação - as taxas são completamente diferentes.


    As taxas e os prazos..
  8.  # 13

    Hum... entao se eu quiser comprar um armazem q nao tenha licença de habitação, estou tramado com os emprestimos...
    E será q se pode pedir o emprestimo como Crédito a Habitação, "prometendo" que mal compre tire a licença de habitação?
    E em quanto ficaria uma licença dessas?
  9.  # 14

    Colocado por: macsoftHum... entao se eu quiser comprar um armazem q nao tenha licença de habitação, estou tramado com os emprestimos...
    E será q se pode pedir o emprestimo como Crédito a Habitação, "prometendo" que mal compre tire a licença de habitação?
    E em quanto ficaria uma licença dessas?


    Hehe... tente prometer
  10.  # 15

    oi espero mto que consigas realizar esse sonho!
  11.  # 16

    Pois também gostaria de ser informado por esse tipo de construçâo,actualmente tenho um terreno com a area de 4000M2,com armazem de 120M2 e o restante ocupado por terra de cultivo,oliveiras,arvores de fruto etc.Existem casas proximas e o primeiro poste de luz esta a volta de 100metros,assim como a conduta da agua. Sera que se pode fazer o pedido paras as ligaçoes com alguma facilidade?. Tenho residencia na cidade, e efectivamente se pudesse fazer um pequeno loft, sem grandes gastos para por la poder passar uns dias de férias seria formidàvel, pois mesmo que nâo tenha licença de habitaçâo.penso que mais tarde podera servir para os filhos, puderem desfrutar de uns dias de repouso, pois este terreno esta situado em Tras os Montes numa pequena Aldeia. se me puderem esclarecer, nalguns pontos agradecia
    • srma
    • 16 março 2009

     # 17

    Boa tarde,

    Na questão do crédito, tem logo à partida um problema, não pode pedir um vulgar credito à habitação, porque para isso é mesmo preciso ter uma licença de habitabilidade, para ter uma licença de habitabilidade o fim do imovel tem que ser de habitação, ora como está a falar de um armazem, terá antes de mais que mudar a finalidade na Camara Municipal competente (desejo-lhe boa sorte para esse processo), para mudar a finalidade tem que ser proprietario, para ser proprietário tem que comprar o armazem, para o comprar, das duas uma ou o compra sem recurso a crédito ou recorre a crédito, como o armazém nao é habitação, das duas uma ou tem um empresa e faz por exemplo um leasing imobiliario ou se nao tem uma empresa pede um credito pessoal, nos dias de hoje é mesmo muito dificil conseguir um credito pessoal para montantes tão elevados (imagino eu!). As euribores são as taxas de juro referencia aplicaveis aos contratos de credito (são taxas variaveis), basicamente fixam durante um determinando periodo de tempo (3, 6 ou 12 meses) qual é a taxa de juro aplicável ao emprestimo, à taxa de juro acresce o Spread (que basicamente é a margem de lucro do banco no seu emprestimo). Ou seja, se por exemplo pedir um credito com a euribor a 6 meses, de seis em meses o valor da prestação sobe ou desce consoante a taxa de juro na média dos seis meses anteriores tenha sido superior ou inferior à ultima revisão que lhe fizeram (neste momento o cenario é descida). Em alternativa pode sempre optar por um credito com taxa fixa ou seja a taxa de juro aplicavel ao contrato é igual da primeira ate à ultima prestação (neste momento com os cenarios de descida previstos para os proximos tempos nao é muito aconselhavel). Acho a sua ideia interessante, eu própria gostaria de fazer algo parecido, mas devo alertá-lo que todo esse processo é mesmo muito complicado, essencialmente por causa da burocracia das Camaras Municipais. Se quiser ter uma ideia mais concreta sobre problemas deste genero aconselho-o antes de mais a ver uma reportagem que deu na SIC há tres o quatro meses sobre os novos moradores da Praça do Rossio em Lisboa.
  12.  # 18

    Colocado por: taunus
    Colocado por: macsoftHum... entao se eu quiser comprar um armazem q nao tenha licença de habitação, estou tramado com os emprestimos...
    E será q se pode pedir o emprestimo como Crédito a Habitação, "prometendo" que mal compre tire a licença de habitação?
    E em quanto ficaria uma licença dessas?


    Hehe... tente prometer

    O que já me fez rir... :-) já lá vão 3 horas a ler os vários tópicos...:-)
  13.  # 19

    Ora viva!

    Pegando neste tópico, tenho um armazém de 140m2, que ocupa grande parte da cave de um prédio.

    Na caderneta aparecer como arrumos / armazém

    Gostaria de investir em obras, por forma a criar 4 gabinetes ( escritórios) para alugar. Necessitaria de colocar mosaicos, boas janelas, criar wc e copa, electricidade, vários elementos de conforto, etc

    Será que seria possível legalizar?

    Obrigado
  14.  # 20

    Épreciso ver com atenção.
    Existe propriedade horizontal?
    A cave é fracção independente?
    Menciona janelas. Trata-se de uma "cave alta"?
    Como são os acessos?
    Tem cota para os esgotos?
    Qual o município?
 
0.0234 seg. NEW