Iniciar sessão ou registar-se
    • ft10
    • 10 fevereiro 2014

# 1

Boa tarde,

Tenho a pré-instalação para Aquecimento Central toda feita na minha casa. É uma casa relativamente pequena e apenas R/C. Tem também um sótão que penso que iria facilitar esta instalação.

Na sala tenho uma lareira e tenho também acesso a lenha barata e por vezes oferecida. E queria aproveitar o calor gerado pela lareira para aquecer o resto da casa, através dos radiadores. Pois tem-se notado uma presença agressiva de humidade e temperaturas mais desconfortantes no Inverno.

Um familiar meu que trabalha numa empresa de instalações de aquecimento central sugeriu-me que colocasse uma serpentina em cobre para aquecer água para os radiadores, visto não querer utilizar aquecimento para aguas sanitárias.

Mas já vi muita gente a aconselhar instalação de um recuperador. Mas se assim for terei de partir a lareira que tenho e fazer uma instalação muito mais dispendiosa!

O que me aconselham vocês?
    Acham que a serpentina é suficiente para aquecer a casa? E é seguro?

Obrigado desde já.
  1.  # 2

Boa noite ft10

Isso não é assim tão linear.

Veja esta instalação. Deve ser o que precisa.

https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/
    • eu
    • 10 fevereiro 2014

# 3

Colocado por: ft10Pois tem-se notado uma presença agressiva de humidade

Ao aquecer o ar da casa, ainda vai piorar a situação...

Colocado por: ft10O que me aconselham vocês?Acham que a serpentina ésuficientepara aquecer a casa?

É, se for bem dimensionada. Não é difícil criar uma serpentina de 15 a 20 KW, no entanto, prepare-se para os problemas secundários: condensações, corrosão e depósito de fuligem...

Colocado por: ft10Eé seguro?

Tem que ser muito bem feita, com depósito de inércia, proteção térmica, proteção de pressão, e muito cuidado para não abusar da quantidade de lenha...

Por tudo isto, na minha opinião, é preferível um recuperador...
    • ft10
    • 11 fevereiro 2014

# 4

Obrigado a ambos pela resposta. Caro leiria, irei ler todo o seu tópico para perceber melhor acerca dessas instalação. E desde já os meus parabéns, dei uma vista de olhos no resultado final e ficou mesmo impecável ;)

No entanto, é um investimento muito grande para eu fazer neste momento.. :( A serpentina ficava incomparavelmente mais barata..

Mesmo assim, o amigo "eu", poderia explicar-me melhor esses contras da serpentina? Lenha a mais como assim? E em relação à condensação e depósito de fuligem..?

E já agora, ao aquecer o ar da casa, ganhará ainda mais humidade? Porquê?

Obrigado novamente pelas ajudas!
    • eu
    • 11 fevereiro 2014

# 5

Colocado por: ft10Mesmo assim, o amigo "eu", poderia explicar-me melhor esses contras da serpentina? Lenha a mais como assim?

Dependendo da lareira, com lenha a mais corre o risco de sobreaquecer a água na serpentina, e esta ferver, saindo pela válvula de segurança.

Colocado por: ft10E em relação à condensação

Se a temperatura da serpentina for demasiado baixa, o vapor de água (e outros produtos da combustão) que resulta da queima da lenha condensa na serpentina, provocando corrosão e perda de eficiência...

Colocado por: ft10depósito de fuligem..?

É preciso explicar esta?
    • ft10
    • 11 fevereiro 2014

# 6

E qual é o perigo/inconveniente da água sair pela válvula de segurança?

E em relação à humidade, como é que o Aquecimento Central viria a piorar a situação?

0.0126 seg. NEW