Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ando com muitas dúvidas e recorri mais uma vez a este forum para ver se consigo ficar mais esclarecido.
    Estou nas fase de construção de uma moradia que tem uma cave onde vai ficar a área técnica, acontece que durante a construção esta cave começou a acumular muita água, inicialmente pensei que seria água da chuva mas depois disseram que poderia ser o nível freático alto.
    A grande dúvida que tenho neste momento é:
    O poço de recolha de águas do dreno está a uma cota de 1,60 mt (tenho uma bomba a manter este nível) e o poço do meu pai que fica a 40 mt deste e de onde não se tira água nenhuma está a uma cota de 2,20 mt.
    O que é que poderá fazer com que haja esta diferença?
    O nível freático à partida deveria andar na mesma cota ou não?
    Terá a ver com a construção recente?
    Agradeço os vossos esclarecimentos.
    • PMMA
    • 11 fevereiro 2014

     # 2

    Colocado por: rnja4RealO poço de recolha de águas do dreno está a uma cota de 1,60 mt (tenho uma bomba a manter este nível) e o poço do meu pai que fica a 40 mt deste e de onde não se tira água nenhuma está a uma cota de 2,20 mt.
    Desculpe tar a perguntar, mas como fez esta medição? Como tirou o nivel de um poço para o outro?
    • dedao
    • 11 fevereiro 2014

     # 3

    pois isso e se os terrenos tem a mesma cota a superfície

    e se você tiver uma parte em argila pode acumular água por exemplo.
  2.  # 4

    Colocado por: PMMADesculpe tar a perguntar, mas como fez esta medição? Como tirou o nivel de um poço para o outro?

    Tirei o nível com uma mangueira e a partir deste nível é que medi a cota a que está a água
  3.  # 5

    e o terreno é plano?
  4.  # 6

    Pode ver aqui a diferença de níveis que um lençol freático pode apresentar e que explica o caso que refere.

  5.  # 7

    Colocado por: Paramontee o terreno é plano?

    sim o terreno é plano,
    vou ver se consigo colocar aqui uma foto do local
    Concordam com este comentário: Vilacova
  6.  # 8

    aqui fica a imagem do local
      1poço.jpg
  7.  # 9

    Como marcou o local do seu poço? Com um vedor?
  8.  # 10

    Colocado por: ParamonteComo marcou o local do seu poço? Com um vedor?

    o meu poço é só de recolha de águas do dreno
  9.  # 11

    não há mais ninguém que possa sobre este assunto?
  10.  # 12

    As cotas foram retiradas de onde? (qual o ponto zero??) O Meio da estrada pelo que parece seria um bom sítio para tirar o nível. Do teu terreno para o do teu pai é possível haver diferença de 60 cm ou mais e se assim for os 1,6 + 0,6 dá 2,2 metros. E mais a água move-se do mais alto para o mais baixo, isto em teoria.
  11.  # 13

    Bom dia, as cotas do NF pode variar em pouco metros, por exemplo se abrir um furo num terreno pode atingir o NF a 10m e se abrir um outro furo 5m ao lado, o NF já pode ter uma cota diferente para mais ou para menos. Uma das razões é o movimento de terras (escavação ou furos) que pode desviar o percurso da linha de água e nesse caso pode aumentar ou diminuir a cota do NF.
    www,civilprime.com
    cumprimentos,
    AS
  12.  # 14

    Colocado por: sergioajmAs cotas foram retiradas de onde? (qual o ponto zero??) O Meio da estrada pelo que parece seria um bom sítio para tirar o nível. Do teu terreno para o do teu pai é possível haver diferença de 60 cm ou mais e se assim for os 1,6 + 0,6 dá 2,2 metros. E mais a água move-se do mais alto para o mais baixo, isto em teoria.

    O nível foi tirado a partir da tampa do poço do meu pai, transpus este nível para o meu poço e tirei as cotas a que se encontra a água.
    Que é possível haver uma diferença de 60cm sei eu, é o que tem neste momento, gostava de saber que factores fazem com que haja esta diferença.
    Será que o facto de o meu pai ter as águas da chuva todas desviadas ajuda a que o nível freático esteja mais baixo?
 
0.0175 seg. NEW