Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo substituir a caldeira de aquecimento de águas de minha casa (uma moradia de 2 pisos) e ando em fase de prospecção do mercado. Já chamei vários técnicos e pedi orçamentos.

    Tenho preços para caldeiras de condensação (de águas diretas) de várias marcas: Junkers, Vaillant, Vulcano, Baxiroca, Vitodens e Ariston.

    De todas elas, aquela que, aos meus olhos - de um completo leigo na matéria -, me pareceu com um bom rácio aparente entre preço/qualidade ("aparente", porque, repito, não sei nada de caldeiras e fiz uma análise apenas quase pelo "aspeto exterior" que vi nos catálogos), são as caldeiras da Ariston. Recomendaram-me uma destas duas ( ESTA ou ESTA).

    Como não quero estar a fazer uma compra errada, venho pedir a opinião dos amigos, mais versados e conhecedores destes assuntos. O que acham? Estas caldeiras da Ariston são de boa qualidade? Como disse o preço é competitivo...

    Já agora, outra questão: houve técnicos que me propuseram caldeiras de condensação mas com "micro-acumulação". Aconselham-me uma caldeira deste tipo? [A caldeira é usada para o aquecimento da casa (uma moradia) no Inverno e para aquecimento das águas do banho. Somos 4 pessoas e nunca tomamos banho em simultâneo (foi uma pergunta que todos os técnicos me fizeram: se havia banhos em simultâneo... Não, não há.)].

    Agradeço se me puderem dar uma opinião (técnica) sobre marcas/modelos, já que, como disse, nada sei sobre caldeiras e pretendia comprar material de boa qualidade. Afinal, não se compra uma caldeira todos os dias e como "mexe" com gás, há que ter a preocupação da segurança.

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Engano. Por favor retirar.
  3.  # 3

    Não me dão, por favor, uma opinião concreta sobre esta marca (Ariston)? Será de qualidade? Ou será que devo adquirir outra marca, que dê melhores garantias de construção e eficiência?

    Se me puderem ajudar, agradeço.
  4.  # 4

    a viessmann "vitodens" e vaillant são outro campeonato!
  5.  # 5

    Colocado por: Sergio Rodriguesa viessmann "vitodens" e vaillant são outro campeonato!


    A empresa que vende uma vende as outras, tanto vende a marca italiana (ou feita em Espanha, não sei bem) como "as alemãs". Aliás, o técnico que veio a minha casa fazer o orçamento, desencorajou-me a compra das "caldeiras alemãs", dizendo que o prazo de entrega era de mais de um mês, que as peças para além de caras demoravam também muito tempo a chegar, que eram fortes na construção mas tecnologicamente pouco avançadas. A juntar a este "cenário" desenhado pelo técnico, há o preço: são cerca de 1000 euros de diferença. Por tudo isto, foi o próprio técnico que me aconselhou as caldeiras Ariston, sempre dizendo que "pra mim, tanto faz vender uma como outra...".
    Por isso, nem sei qual será a melhor compra.

    E depois há a questão técnica. Outras empresas que me deram orçamentos, disseram que as caldeiras de condensação necessitavam de 2 tubos de tiragem concentricos. Já este técnico disse-me que não, que um tubo apenas chegava para as saída do ar. Fico sem perceber nada...
  6.  # 6

    tecnologicamente menos avancadas? ta bom ta!
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodriguestecnologicamente menos avancadas? ta bom ta!


    Sim. O técnico (que por acaso vende as Ariston e também as Vaillant) comparou as Vaillant aos "carros alemães": robustos na chapa mas "por dentro" a tecnologia não era de vanguarda, isto é, é material muito fiável mas que não está na "crista da onda" em termos tecnológico. Isto em comparação com as Ariston, que, segundo o técnico, são lideres no sector. (Se são ou não, desconheço...) Foi isto o que o funcionário/instalador me disse.

    A juntar a isto, há os preços (a Ariston tem preços muito mais competitivos que a Vaillant e mesmo a "portuguesa" Vulcano). O mesmo se passa com a assintência. Segundo este indivíduo, as marcas alemãs para além de terem uma assistências/peças muito mais cara, demoram muito tempo a chegar ao nosso país. Por exemplo, disse-me que se eu quisesse instalar uma caldeira Vaillant teria de esperar entre 1 mês a 2 meses, enquanto se fosse uma Ariston seria... em 2 dias! Com as peças seria idêntico.

    Ora, quando uma pessoa (que não percebe nada do assunto, como é o meu caso) ouve isto da boca de um "especialista", não pode deixar de ficar apreensivo e pensar bem no que vai comprar.

    Daí ter vindo aqui pedir o conselho dos amigos, mais conhecedores do ramo.
  8.  # 8

    prontos se o tecnico diz isso nao há nada a fazer!!! mas ja agora podia era lhe perguntar o porquê das ariston serem muito mais baratas se são tecnologicamente mais avançadas!!!
    Concordam com este comentário: DOGMA
  9.  # 9

    Colocado por: DOGMAApetecia-me dizer umas asneiras!!

    Mas em vez disso digo; "santa mãesinha"


    Eu segui os procedimentos que um "cidadão comum" faz nestes casos: pela net, recolhi o nº de telefone de diversas empresas que comercializam caldeiras de aquecimento de águas aqui em Lisboa e telefonei para 5 delas.

    Todas me enviaram 1 técnico para avaliar a situação e, posteriormente, por email, enviaram-me orçamentos.

    Estou agora a comparar os preços e as caldeiras em si.

    Aconselharam-me caldeiras tão diferentes, que estou algo/bastante baralhado...

    Por exemplo, nem todos me recomendaram caldeiras de condensação... houve até quem me desaconselhasse vivamente! (Falaram-me num estudo da Deco que eu li e comprovei)
    Mesmo dentro daqueles técnicos que me recomendaram caldeiras de condensação, verifiquei que as "tubagens" que pretendem colocar NÃO são as mesmas (o que me deixa muitas dúvidas e até com medo): uns dizem que tem que levar 2 tubos concentricos e que a instalação pode ser problemática, enquanto outros se riem (literalmente) do que o colega me afirmou e dizem-me que um tubo basta e que o ar entra diretamente da cozinha para a caldeira sem problema. Emfim, questões/diferenças que deixam um leigo como eu bastante perplexo...

    Para além disto, há outras "divergências"... uns aconselharam-me caldeiras de "acumulação", outros de "micro-acumulação", outros ainda de "águas diretas"...

    Ufa!! Como posso comparar estes orçamentos e, fundamentalmente, como vou escolher a caldeira que melhor se adequa às minhas necessidades, se, em 5 técnicos que vieram a minha casa, cada um dá uma opinião diferente e até antagónica(!!) ?

    O que é caricato é que, no momento presente, o preço até já se transformou numa questão secundária...

    Eu quero é acertar na caldeira correta para a minha casa!...
  10.  # 10

    Colocado por: DOGMAAs de condensação são muito superiores às convencionais,quer seja nas prestações quer seja na própria construção!!

    Quanto a rendimentos,as de condensação funcionam em pleno e com eficiência máxima,quando se tem sistemas de aquecimento de baixa temperatura como piso radiante ou radiadores de baixa temperatura,e,desde que o combustível seja gás natural!


    O meu combustivel é gás natural, mas o meu sistema de aquecimento NÃO é de "baixa temperatura" (não tenho "piso radiante"). A minha casa/moradia já tem uns bons 25 anos e, portanto, foi construída segundo os padrões (normais) para esse tempo. Talvez fosse por essa razão que 2 técnicos (os que me pareceram mais competentes e menos "comerciais") NÃO me aconselharam caldeiras de condensação, apenas pelo facto de, segundo eles, eu não ir/conseguir extrair dessas caldeiras de condensação o potencial que elas possuem (falaram-me qualquer coisas relacionada com a perda de "gradiente", ou palavra parecida, que eu não sei explicar). Consideraram um desperdicio de dinheirom dado serem mais caras. A preocupação deles foi mais para o "conforto" (dado que, actualmente, eu tenho um depósito de água, junto à caldeira, que agora quero retirar).

    Como tenho actualmente uma caldeira associada a um depósito externo de mais de 100 litros, eles acham que eu iria perder "conforto" se instalasse agora uma caldeira de "águas diretas". Por essa razão, eles aconselham-me - retirar o depósito, sim - mas substituir a caldeira velha por uma com depósito interno (de acumulação), precisamente, para não perder "conforto". Será assim?
  11.  # 11

    Colocado por: Ramiro Costa
    Sim. O técnico (que por acaso vende as Ariston e também as Vaillant) comparou as Vaillant aos "carros alemães": robustos na chapa mas "por dentro" a tecnologia não era de vanguarda, isto é, é material muito fiável mas que não está na "crista da onda" em termos tecnológico. Isto em comparação com as Ariston, que, segundo o técnico, são lideres no sector. (Se são ou não, desconheço...) Foi isto o que o funcionário/instalador me disse.


    Caro Sr. Ramiro Costa,

    Creio haver aqui muita promiscuidade, francamente fazerem uma afirmação de que a Vaillant a tecnologia não era de vanguarda em relação á Ariston é como comparar um fiat uno a um Mercedes para lhe dizer que a Vaillant é a vanguarda na Europa em termos de caldeiras e esquentadores portanto deve distinguir o que é fiavel e com qualidade e o que não presta.
    Esse tecnico deve ter interesses em vender Ariston em detrimento da Vaillant ou de outra marca como a vitodens por ex.mas está perante uma afirmação falsa e não realista.

    Colocado por: Ramiro Costaesmo dentro daqueles técnicos que me recomendaram caldeiras de condensação, verifiquei que as "tubagens" que pretendem colocar NÃO são as mesmas (o que me deixa muitas dúvidas e até com medo): uns dizem que tem que levar 2 tubos concentricos e que a instalação pode ser problemática, enquanto outros se riem (literalmente) do que o colega me afirmou e dizem-me que um tubo basta e que o ar entra diretamente da cozinha para a caldeira sem problema. Emfim, questões/diferenças que deixam um leigo como eu bastante perplexo.


    Reaalmente dá para rir!... Caro forista, as caldeiras de condensação tem dois tubos um que aspira e outro que expira um liga-se diretamente á chaminé existente e o outro fica a receber o ar diretamente da cozinha isto simplificando para poder entender melhor, portanto não tem qualquer problema em instalar uma caldeira de condensação na sua moradia.

    Colocado por: Ramiro CostaA juntar a isto, há os preços (a Ariston tem preços muito mais competitivos que a Vaillant e mesmo a "portuguesa" Vulcano). O mesmo se passa com a assintência. Segundo este indivíduo, as marcas alemãs para além de terem uma assistências/peças muito mais cara, demoram muito tempo a chegar ao nosso país. Por exemplo, disse-me que se eu quisesse instalar uma caldeira Vaillant teria de esperar entre 1 mês a 2 meses, enquanto se fosse uma Ariston seria... em 2 dias! Com as peças seria idêntico.


    Ainda não nos disse qual o valor da Ariston em relação a outras propostas possivelmente tenho a possibilidade de lhe poder dar uma proposta para Vaillant mais em conta que a Ariston enquanto não soubermos as propostas não lhe posso ajuizar um valor. Em relação á Vaillant é falso afirmar que demora 1 mes 2 meses se quiser arranjo uma de condensaação de 24/28Kw de um dia para o outro pode inclusivé contactar a Sotecnisol em Fetais representante exclusivo actualmente da Vaillant e tirar esta questão a limpo. Quanto á assistência tecnica não tenha problemas informe-se junto da Sotecnisol e terá toda as dúvidas esclarecidas.

    Agora falar numa Ariston perante as marcas Vaillant e Viessman (vitodens) é comparar um fiat a um Mercedes, nem dá para fazer comparações caro forista!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ramiro Costa
  12.  # 12

    Colocado por: Costa53
    Agora falar numa Ariston perante as marcas Vaillant e Viessman (vitodens) é comparar um fiat a um Mercedes, nem dá para fazer comparações caro forista!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ramiro Costa


    Muito agradeço a sua informação. O meu completo desconhecimento sobre o mercado das caldeiras, compreensivelmente, leva-me a esta hesitação quanto a marcas e modelos. Contudo, graças ao contributo de amigos como Sr. "Costa53" vou começando a saber um bocadinho mais sobre esta área e a constuir uma opinião.

    Muito obrigado.

    Se me diz que as Vaillant são de qualidade insuspeita, então escuso de procurar mais! Ainda cheguei a ponderar a compra de uma Vulcano (por serem portuguesas) ou mesmo da Ariston (esta mais pelo preço... eles atualmente têm uma campanha de retomas e faziam-me pela caldeira de condensação "topo de gama" da marca (ESTA, creio que não têm melhor), precisamente, 1850€, já com a colocação e remoção da caldeira+depósito antigos.

    Comparativamente, os preços que tenho para a Vaillant (tenho preços para ESTE modelo, que até nem sei se me recomendam), são bem superiores: o preço mais baixo que tenho é de 2490€.

    Mas vou fazer como o amigo Costa53 sugeriu. Vou entrar em contacto com a Sotecnisol e pedir-lhes também um orçamento. Ouvirei, então, quais são as propostas que me têm a oferecer. Pelo que vi no site da empresa, e pela dimensão que parecem ter, possivelmente poderão fazer preços competitivos e ter pessoal técnico capaz de me dar uma informação competente e... honesta.

    Como uma caldeira não se compra todos os dias, gostava de comprar material de qualidade e que não me dê chatices com avarias. Se essa marca Vaillant tem essa reputação de qualidade, então, não me importo de comprar mais caro se, efetivamente, estou a comprar melhor. Será um investimento.

    Muito obrigado pela informação
  13.  # 13

    Colocado por: DOGMAQuem representa a Vaillant éhttp://www.mjm.pt/index.php?id=55


    Era em tempos, agora é a Sotecnisol caro Dogma!
 
0.0193 seg. NEW