Iniciar sessão ou registar-se
    • mog
    • 12 fevereiro 2014

# 1

Meus caros, como indica o título do tópico, tenho uma pergunta que poderá ser um tanto tola, mas cá vai:

Ontem estranhei o facto de a minha bomba de calor não ter funcionado todo o dia. Pelo menos até cerca da 1 da manhã, altura em que fui dormir. Hoje acordei e senti que a casa estava mais fria do que habitual, pelo que resolvi investigar...
    Comecei por aumentar a temperatura através do comando que tenho no interior da casa. Nada. Subi esta temperatura até 25º (o máximo que é permitido), tendo assim a certeza que iria "obrigar" a bomba a trabalhar. Nada. Olhei com atenção para o mostrador desse comando a ver se apresentava alguma anomalia, algo que não fosse habitual, e pareceu-me tudo OK. Li e reli o manual do utilizador. Fui à unidade exterior (a bomba em si) e não me pareceu ver nada diferente daquilo que vejo quando a bomba não está a "bombar". Desliguei a bomba e voltei a ligar (no comando interior) e nada. Decidi desligar a energia no quadro eléctrico, voltar a ligar, e nada.
    Após dar voltas à cabeça decidi carregar no botão "on" na unidade exterior e... começou a trabalhar!
    A minha pergunta é então a seguinte: a bomba foi ligada em outubro (o aquecimento é através de PRH) e tem trabalhado perfeitamente (penso eu...) desde aí. Será que é possível que após estes mais de 3 meses de funcionamento ela tenha decidido parar de funcionar, sendo que para voltar a trabalhar seja exigido a ligação na unidade exterior e não apenas no controlo dentro de casa? Assim como que uma espécie de reset??? Francamente, não me parece que faça sentido, pois é suposto eu fazer tudo no comando interior da casa, mas não encontro outra explicação. De referir que antes de ter parado ontem (e assim ter continuado todo o dia até há pouco quando a consegui ligar) a bomba trabalhou ininterruptamente várias horas seguidas.
  1.  # 2

qual é a marca e o modelo da bomba de calor?
    • mog
    • 12 fevereiro 2014

# 3

é uma technibel phr15
    • eu
    • 12 fevereiro 2014

# 4

A energia elétrica falhou recentemente em sua casa?
    • mog
    • 12 fevereiro 2014 editado

# 5

Colocado por: euA energia elétrica falhou recentemente em sua casa?

Sim, mas apenas por breves instantes (demasiadas coisas ligadas ao mesmo tempo). Mas não é a primeira vez que acontece e nada de estranho sucedeu com a bomba. Aliás, se a memória não me falha, durante o tempo em que a bomba parou (cerca de 24 horas) a energia não foi abaixo.

Um pormenor que me esqueci: na penúltima noite, isto é, na última noite em que a bomba funcionou normalmente, estava eu a passar por ela quando, por coincidência, vi uma espécie de "nuvem" a sair da bomba. Não sei se era fumo, pó (acho quase impossível) ou simplesmente uma espécie de descompressão de ar (que pode ter criado a ilusão de se tratar de fumo já que estava a chover na altura). Não foi algo continuado, foi quase como se um saco cheio de ar tivesse rebentado e saído o ar repentinamente. Fiquei alarmado, claro, mas como a bomba continuou a trabalhar normalmente e não vi sinais de fumo, nem cheiros, acabei por não dar importância.
  2.  # 6

Colocado por: mogvi uma espécie de "nuvem" a sair da bomba. Não sei se era fumo, pó (acho quase impossível) ou simplesmente uma espécie de descompressão de ar (que pode ter criado a ilusão de se tratar de fumo já que estava a chover na altura). Não foi algo continuado, foi quase como se um saco cheio de ar tivesse rebentado e saído o ar repentinamente. Fiquei alarmado, claro, mas como a bomba continuou a trabalhar normalmente e não vi sinais de fumo, nem cheiros, acabei por não dar importância.

foi ela a descongelar,

Colocado por: mogSim, mas apenas por breves instantes

este corte fez com que a placa electrónica de comando ficasse com erros e a maquina desligou-se, acontece muito nestas maquinas,
    • mog
    • 13 fevereiro 2014

# 7

muito obrigado, jorgealves. Fico mais descansado. muito obrigado.

0.0127 seg. NEW