Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho algumas dúvidas sobre o sistema de aquecimento através de bombas de calor ar/água.
    Alguém me explica qual é efectivamente a sua fonte de energia, consumo e rendimento?
    Obrigada
  2.  # 2

No site da EDP:

As bombas de calor são equipamentos que utilizam as diferenças de temperatura existentes na natureza (terra, ar e água) como fonte de energia para climatização (aquecimento ou arrefecimento).

Para o aquecimento estes equipamentos retiram energia térmica do ambiente libertando-a dentro de casa. Os reversíveis também podem arrefecer, retirando energia de dentro da habitação e libertando-a no exterior.

Estes equipamentos são bastante eficientes, com rendimentos de 300 a 600% (ou seja, por cada unidade de energia eléctrica consumida, são trocadas 3 a 6 unidades de energia térmica, entre o ambiente e a habitação).

As bombas de calor mais comuns são:

* Geotérmicas - utilizam a diferença entre a temperatura constante do subsolo e a da habitação como fonte de energia. obtendo uma maior eficiência energética. Para a sua instalação serão necessárias movimentações ou perfurações do terreno que rodeia a habitação, para colocar os tubos por onde circula o fluído que realiza as trocas térmicas.
    * Aerotérmicas - utilizam a diferença entre a temperatura do ar exterior e a da habitação como fonte de energia. A sua instalação é mais simples que a das bombas geotérmicas, pois não exige trabalhos no solo, sendo a unidade exterior mais adequada a edifícios. No entanto, é necessário realizar obras para a ligação entre as unidades interiores e as unidades exteriores.

Algumas bombas de calor permitem aproveitar a instalação de climatização já existente na habitação, tornando-a mais eficiente. Existem também equipamentos com a função de aquecimento de águas para uso sanitário. Podem ainda ter como complemento instalações de painéis solares térmicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Martaenf
  3.  # 3

Pelo conhecimento que tenho as bombas de calor aerotermicas pois como foi dito pelo pedro azevedo tem alguma necessidade de obra entre a ligação interior e a exterior, mas as outras tambem, mas em valores de compra se calhar a aerotermica fica mais barata e com um bom desempenho, pois no mercado à muita coisa boa e sucata, mas tenho conhecimento da marca AIRMAT que é muito boa e com consumos baixos
  4.  # 4

AIRMAT - DAIKIN
    http://www.aquesegur.pt/images/upload/AIRMAT.pdf
    Dizem que tem COP 4... em que condições...
    EDIT: afinal é 4 em 50% de carga... e o resto das condições... pelo que vejo no gráfico, a 90%, os COP e EER, são de 3
  5.  # 5

A Airmat, tal como já disse aqui noutro post, tem um funcionamento um pouco "duvidoso" para uma bomba de calor...
    Passo a explicar:
    A bomba aquece SEMPRE a água a uma temperatura de 52ºC para um pequeno depósito (uns 30 ou 50 litros, não sei agora de cor...)que faz parte da unidade interior. Daqui é que a água sai para as diversas utilizações.
    Ora, se for para radiadores ou ventiloconvectores, nenhum mal vem ao mundo, pois é precisa mesmo essa temperatura. Mas e para um piso radiante por exemplo? Muitas vezes é necesséria a 35ºC e menos... Ora que raio de vantagem existe em aquecer a água até aos 52ºC, para depois a ter de misturar com fria para entrar no circuito?? É um desperdício... Bom é aquecer SÓ o que é necessário!
    Sempre que algum vendedor/instalador me tentou "vender" esta máquina, após esta minha pergunta ficaram todos sem saber como responder! Limitavam-se a dizer que eu conhecia bem a máquina, assim naquele tom de estranheza...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao, moraisdd
  6.  # 6

7.  # 7

Colocado por: aprendiz2pois,mas esse COP é a fazer quente ou fazer frio??

COP é sempre a fazer calor... O correspondente em frio é o EER.
  8.  # 8

caro aprendiz por acaso não anda bem de cheiro tem que ir ao otorrino, para teruma certeza dos cop dirija-se a airmat portugal pois terá as informações necessarias e tirar as duvidas, quanto ao problema da temperatura para piso radiante quem tiver a curiosidade de espreitar, o porquê de não te ido à expo ao stand da airmat e ter visto como funciona a tal diferença de que todos tem a duvida
  9.  # 9

Colocado por: semogquanto ao problema da temperatura para piso radiante quem tiver a curiosidade de espreitar, o porquê de não te ido à expo ao stand da airmat e ter visto como funciona a tal diferença de que todos tem a duvida

Mas não nos quer explicar?
  10.  # 10

Por aquilo que vi o control da maquina é por sondas, ou seja a maquina tem um kit que é colocado á saida do tal deposito onde é efectuada a transferencia do calor esta tem um vai passe entre a ida e o retorno,onde tambem se encontra uma valvula motorizada, na ida tem uma sonda e no retorno tambem outra sonda. Então estas sondas irão dar informaçao á placa onde se encontra o tal segredo em que irafazer com que a agua do retorno passe directo para a ida mantendo assim as temperaturas entre os 30 e os 42 graus, já agora indico que estive numa casa com piso radiante com 230mts quadrados e com deposito de 300 litros para aguas sanitarias em que a casa se encontra climatizada 24h sobre 24 h e os consumos rondavam os 110 euros mensais só para a maquina na zona da Guarda
  11.  # 11

Exacto... Só veio confirmar o que eu disse.
    As sondas determinam a temperatura necessária e através de uma valvula de 3 vias motorizada fazem a mistura entre a água de retorno do piso com a água (a 52ºC sempre!) do tal pequeno depósito da máquina.
    E eu volto a perguntar:
    Não era melhor a água de retorno voltar a entrar na bomba de calor e esta SÓ aquecer o diferencial necessário? (imaginemos que a água de retorno está a 30ºC e a bomba só aquecia até 35ºC...). Em vez disso mantém sistemáticamente aquele pequeno acumulador a uma temperatura demasido alta (para piso radiante, volto a avisar) o que é um desperdício de energia...
    Funciona? Sim... E é um bom sistema. Mas pelo mesmo preço há bem melhor.
  12.  # 12

correto que disse mas quando a agua que está a 52 ºC no deposito tem outra sonda que faz com que a bomba de calor baixe o consumo, mas quando esta passa do retorno para a ida não vai buscar ao deposito fica só a circular entre a ida e o retorno
  13.  # 13

Colocado por: semogPor aquilo que vi o control da maquina é por sondas, ou seja a maquina tem um kit que é colocado á saida do tal deposito onde é efectuada a transferencia do calor esta tem um vai passe entre a ida e o retorno,onde tambem se encontra uma valvula motorizada, na ida tem uma sonda e no retorno tambem outra sonda. Então estas sondas irão dar informaçao á placa onde se encontra o tal segredo em que irafazer com que a agua do retorno passe directo para a ida mantendo assim as temperaturas entre os 30 e os 42 graus, já agora indico que estive numa casa com piso radiante com 230mts quadrados e com deposito de 300 litros para aguas sanitarias em que a casa se encontra climatizada 24h sobre 24 h e os consumos rondavam os 110 euros mensais só para a maquina na zona da Guarda

O mesmo acontece quando existe mais que um tipo de climatização. Por exemplo, a conjugação de radiadores com o piso radiante. O piso radiante é alimentado com o circuito dos radiadores, no entanto terá uma circulação independente, ou seja, é injectado água quente no circuito radiante à temperatura das águas de circulação dos radiadores( por exemplo a 70º). Quando esta chega ao fim do circuito de retorno, a válvula de temperatura detecta temperaturas superiores das do que está programada fecha a valvula de retorno que vai para o circuito dos radiadores, a da entrada de água quente que vem do circuito dos radiadores e acciona a bomba de circulação. Quando a temperatura do circuito de águas baixar dos 45º, é reposta novamente mais água quente e torna-se a repetir o mesmo ciclo.
  14.  # 14

Julgo que seja o mesmo não?
  15.  # 15

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Ricardo.mrdO piso radiante é alimentado com o circuito dos radiadores, no entanto terá uma circulação independente, ou seja, é injectado água quente no circuito radiante à temperatura das águas de circulação dos radiadores( por exemplo a 70º).

será mesmo assim??...qual deve ser a temperatura de ida ou de entrada num piso radiante?? o seu por exemplo

Na ordem dos 45ºC .
  16.  # 16

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: Ricardo.mrdou seja, é injectado água quente no circuito radiante à temperatura das águas de circulação dos radiadores( por exemplo a 70º).

voçe disse isto

Exacto erro meu, esqueci-me de mencionar a torneira termoestática de 3 vias para regularizar a entrada de água quente( dos 70º aos 45º). Peço desculpa.
  17.  # 17

-Voltando a trás sobre a certificação da AIRMAT quando esta tem como unidades exterior daikin mas a unidade interior é onde está a maior parte do resultado do cop de 4 tem o Certificado Internacional (nº2514169) para que não haja duvidas consultar a AIRMAT-IBERICA e pedir mais resultados
    • AXN
    • 14 maio 2012

# 18

Alguem me pode dar uma opinião sobre as bombas de calor da vulcano?
    https://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/cat_logo_de_produtos/bombas_de_calor/catalogo_bombas_calor_2010.pdf

(tenho um familiar que começou a trabalhar na vulcano e parece que me consegue um bom preço) mas não quero comprar agora barato, para mais tarde me sair caro.
    obrigado
  18.  # 19

Boa tarde a todos os membros.

Sobre o tema de bombas de calor ar-água, ponho aqui outro catálogo para consulta:
    http://www.bioespaco.com/docs/Aerotermia-Carrier.pdf

Caso estejam interessados:

[pub]Consultem http://www.bioespaco.com/ ou contactem via [email protected][/pub]
  19.  # 20

Colocado por: AXNAlguem me pode dar uma opinião sobre as bombas de calor da vulcano?
    https://vulcano-pt.resource.bosch.com/media/vulcano/documenta__o/cat_logo_de_produtos/bombas_de_calor/catalogo_bombas_calor_2010.pdf

(tenho um familiar que começou a trabalhar na vulcano e parece que me consegue um bom preço) mas não quero comprar agora barato, para mais tarde me sair caro.
    obrigado

pelo que sei eles introduziram esse segmento á pouco tempo, mas não sei mais do que isso! olhando para ela para mais uma entre muitas!

0.0211 seg. NEW