Iniciar sessão ou registar-se
    • pncma
    • 13 fevereiro 2014 editado

# 1

Boas,

Tenho em casa portas de madeira com folha de tola (desenrolada). A opção aquando da aplicação de vernizes foi de deixar a madeira com o aspecto mais natural possivel. O que foi conseguido, ficando a madeira completamente mate e com um toque mesmo natural (sem aquele aspecto "vidrado").Fiquei muito satisfeito com o resultado.
    Agora vem a outra parte... ;)
    Tenho dois gatos e um cão (Bulldog Americano) que como é óbvio vão deixando as suas marcas! Quem tem animais sabe do que falo...
    No entanto as portas com este verniz ( não sei que marca) são extremamente "frágeis". É incrivelmente fácil fazer um risco ou um pequeno estrago...

Ora,apesar de gostar muito do aspecto delas, gostava (se possivel!) que resistissem um pouco mais a certas "agressões" do dia a dia.
    Como já tenho várias com marcas graves, estou a pensar fazer um "restauro" das mesmas,e é aqui que peço a vossa ajuda:

Vou conseguir "remover" aqueles arranhoes das portas com aquele folheado?
    É lixar e aplicar verniz? Como é folheado, algum cuidado especial a lixar?

E agora o mais importante: alguma recomendação de verniz? Para se manter dentro do que quero (mate e aspecto e textura da madeira), mas mais resistente?

Obrigado!
    • jafn
    • 13 fevereiro 2014

# 2

Boas, eu uso o verniz Movedur da Cin mate é muito bom mesmo, só que não sei se vai aguentar com as unhas do Bulldog, ou se haverá mesmo algum verniz que aguente....
    Vá a uma loja cin e exponha-lhes o problema, mas....
  1.  # 3

Os arranhões só remove lixando. Quanto ao verniz, nada resiste a arranhões de animais. Talvez aplicando umas boas demãos de tapaporos em estufa, seguido de uma verniz poliuretano brilhante o consiga.
    Pelo que relata aplicou um verniz mate, e não sei se aquoso, e dai a fragilidade do mesmo.

Sugiro que lhe aplique o tal tapa-poros e verniz de pavimento. ( não tem que ser cin..)

Bom trabalho!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pncma
    • pncma
    • 13 fevereiro 2014

# 4

jafn, obrigado.
    Resistir às unas do Bulldog sei que não é possivel... :) Mas com isso já eu conto!Queria era algo que ao minimo toque não ficasse marca..
    Sei que foi um produto da Cin o aplicado, mas não sei ao certo qual. De qualquer forma obrigado pela dica.

E quanto à preparação? Lixar no sentido das fibras? Que nº a lixa? Melhor à mão ou máquina? (portas completamente lisas)
    Acha que consigo remover aquelas marcas? O meu receio é eu desgastar o folheado...
    • pncma

# 5

Colocado por: mramosPelo que relata aplicou um verniz mate, e não sei se aquoso, e dai a fragilidade do mesmo.

Sim. Mate e aquoso...

Os de poliuretano sei que são mais resistentes. Não há de poliuretano mate?
    Abusando da sua paciência, qual serio o protocolo?
    - Lixar
    - Tapaporos (podia deixar uma referencia?). A aplicação tem de ser em estufa?
    - Lixar ?
    - Verniz poliuretano (exemplo??)

Obrigado
  2.  # 6

o verniz de poliuretano vai dar o tal aspecto vidrado que não queria...

como disse o mramos, use um verniz para soalho pq é mais resistente à abrasão.

nao tem q aplicar tapa-poros, mas se não o fizer o trabalho de lixar depois é mais dificil
    falo em lixar pq a aplicação de acabamentos vai levantar as fibras da madeira e dar um toque aspero.
    a tola neste aspecto nao é mto boa pq é muito macia e fibrosa.

lixe no sentido dos veios senão há possibilidade de ver 'arranhoes' no acabamento. lixe à mão pq tem melhor controlo ja q
    os danos são muito localizados. provavelmente ficarão sempre mossas, mas com o acabamento mate nao se verá mto
  3.  # 7

Contudo há ai um aspecto que convém realçar...essas portas estão folheadas com folha de 0.8mm..e os arranhões devem estar mais profundos, dessa forma tenha cuidado..não lixe à vontade..pode se ficar a ver a base em mdf ou platex.
    Eu pessoalmente usaria um verniz aquoso ( por causa do cheiro, e por poder ser você a aplicar) da marca BONA. É o que utilizamos nos pavimentos em estabelecimentos públicos, e resiste bastante.
    Os poliuretanos..realmente são mais resistentes, mas..fica vidrado. E você apenas dá bom acabamento por airless, pelo que tem que ser em estufa ( resumindo fica lhe caro ou não, depende de onde seja, pex Paredes, Paços de Ferreira, etc)
    • pncma
    • 13 fevereiro 2014

# 8

Colocado por: mramosEu pessoalmente usaria um verniz aquoso ( por causa do cheiro, e por poder ser você a aplicar) da marca BONA. É o que utilizamos nos pavimentos em estabelecimentos públicos, e resiste bastante.

Consegue me dizer qual, mramos?

Obrigado
  4.  # 9

Acrescento que os riscos sendo profundos, ao lixar não vai conseguir disfarçar os vincos. pelo que uma solução é comprar massa de reparação para madeira á cor.
    Betuma/ disfarça os riscos, lixa e no final enverniza.

Também não deve ser menos verdade, que, o cãozinho deve repetir a brincadeira, pelo que não sei se valerá apena ter todo este trabalho... pois não há milagres.
    Pelo que outra solução menos intrusiva e mais em conta, poderá ser: dar o betume de raparação; lixar apenas nos riscos; depois dar uma "ensaboadela" com um bom oleo restaurador de móveis - cedro.
  5.  # 10

Eu uso marca BONA, depois há várias referência: Resident, Traffic..etc

Procure numa loja de tintas...e utilize uma marca..no fundo são todas parecidas..Qto a ser CIN, Robbialac..acaba por ser comprar marca...
    Mas vá a uma loja de tintas..consegue bons preços
    • pncma

# 11

Colocado por: Pedro Barradasao lixar não vai conseguir disfarçar os vincos. pelo que uma solução é comprar massa de reparação para madeira á cor.

POis, nestes arranhoes maiores se calhar tem de ser. Mas isto tb é só mesmo nesta porta.
    A questão é que se eu passar assim de leve com uma unha minha (repito, ao de leve), fica logo marca... Por isso qero fazer algo.

Colocado por: Pedro BarradasTambém não deve ser menos verdade, que, o cãozinho deve repetir a brincadeira, pelo que não sei se valerá apena ter todo este trabalho... pois não há milagres.

O cão apesar de tudo é o "bem" comportado. Só fez asneiras nesta porta (é a que dá para onde lhe coloco a ração...) e dentro de casa nunca estragou mais nada...
    Os gatos é que é um problema... São queles arranhoes levezinhos mas muitos! Ficam a tentar abrir as portas ou lá o que é!
    O que quero é uma "solução" para ir reparando os danos maiores e ao fazer isso fazer de modo a que fique um pouco mais resistente ao uso do dia a dia. É que para além das portas tenho muitos m2 dessta madeira pela casa... (armários, uma parede toda do corredor, etc...)

Colocado por: mramosEu uso marca BONA, depois há várias referência: Resident, Traffic..etc

O que sugere é que seja verniz para pavimento certo?
    Algo como isto?

Obrigado
    • pncma
    • 13 fevereiro 2014

# 12

Ou isto?
    Este Bona Traffic HD existe em extra Mate. Será que fica algo do género do que tenho?
    Posso aplicar este verniz de pavimento nas portas e paineis sem problemas?
  6.  # 13

Sim, é verniz de pavimento. Não fica bem lisinho, até porque esses vernizes tem algum componente abrasivo, mas eu usaria devido as necessidades que parece ter.
    Aconselho a procurar em unatudo.com. Fale com o Dr Jacinto Rocha, certamente que ele lhe encontrará uma solução. Eu apenas compro lá, e nada tenho a ver com o negócio dele.

Bom trabalho!
  7.  # 14

Colocado por: mramosSim, é verniz de pavimento. Não fica bem lisinho, até porque esses vernizes tem algum componente abrasivo, mas eu usaria devido as necessidades que parece ter.
    Aconselho a procurar em unatudo.com. Fale com o Dr Jacinto Rocha, certamente que ele lhe encontrará uma solução. Eu apenas compro lá, e nada tenho a ver com o negócio dele.

Bom trabalho!
    BONA com componentes abrasivos que não fica liso ????
  8.  # 15

Não fica super lisinho, tem uma minima rugosidade como se fosse aplicado a rolo ou menos. Lembre-se que é de pavimento e que é aplicado em pisos públicos, e não verniz de mobiliário.
    Um profissional de moveis notará, um cliente não tem essa percepção.

Não sei se apliquei o termo certo ao chamar componente abrasivo, será mais alguma rugosidade, devido a respeitar normas europeias.

Bom trabalho!
  9.  # 16

Colocado por: mramosNão fica super lisinho, tem uma minima rugosidade como se fosse aplicado a rolo ou menos. Lembre-se que é de pavimento e que é aplicado em pisos públicos, e não verniz de mobiliário.
    Um profissional de moveis notará, um cliente não tem essa percepção.

Não sei se apliquei o termo certo ao chamar componente abrasivo, será mais alguma rugosidade, devido a respeitar normas europeias.

Bom trabalho!
    informe-se melhor , se é um aplicador BONA de certeza que não há verniz com rugosidade alguma , até porque o segredo da BONA e de qualquer outra marca mas menos incentivado é o acabamento perfeito ... por isso a Bona tem muita coisa que as outras marcas não tem ...
  10.  # 17

Agradeço o conselho. No entanto também estou informado, lamento não ter sido feliz na questão da rugosidade, aderência, capacidade de resistir ao desgaste, conforme lhe queira chamar.Não creio que estejamos a tratar de questões técnicas mas no efeito final. Não faz sentido dizer ao cliente que ficará com um envernizamento super lisinho, quando não ficará, ou eu estarei errado. Mas não creio.
    É verdade a questão de as marcas procurarem vender a ideia do lisinho, no entanto saberá perfeitamente que quaisquer produto submetido ao desgaste tem capacidade através de atrito no acabamento final.

Bom trabalho!
  11.  # 18

Colocado por: mramosAgradeço o conselho. No entanto também estou informado, lamento não ter sido feliz na questão da rugosidade, aderência, capacidade de resistir ao desgaste, conforme lhe queira chamar.Não creio que estejamos a tratar de questões técnicas mas no efeito final. Não faz sentido dizer ao cliente que ficará com um envernizamento super lisinho, quando não ficará, ou eu estarei errado. Mas não creio.
    É verdade a questão de as marcas procurarem vender a ideia do lisinho, no entanto saberá perfeitamente que quaisquer produto submetido ao desgaste tem capacidade através de atrito no acabamento final.

Bom trabalho!

mas quando diz que não fica lisinho diz o quê ?
    a qualidade da BONA vê-se na maquinaria que os aplicadores são obrigados a usar e se usarem a mesma maquinaria para obter bons resultados para outras marcas ficariam surpreendidos com alguns acabamentos ...

eu vejo chãos (madeira) com Bona que são um espelho (no caso de brilhantes) até porque se colocar borracha dos sapatos sobre algo rugoso ela vai marcar ...
  12.  # 19

Digo acabamento com verniz de poliuretano de mobiliário...que fica super lisinho
    Maquinaria q são obrigados a utilizar? está a falar do disco com 3 lixas? ( também esqueci o nome, não o uso). Claro que a maquinaria permite que o trabalho fique bom, mas não é tudo, acredite que já vi maquinas que metem medo e não é que deixam um trabalho impecável...
    Trata se tudo de ter bom gosto, sensibilidade, ter uma boa fiscalização ou alguem que saiba como deve ficar.

Bom trabalho!
  13.  # 20

agora curioso que fiquei fui ver o produto e lá está o produto não é indicado ( no nosso meio) para uma moradia , não tem vantagens nenhumas ... o que diz ser rugoso é uma realidade mas é propositado ... ora bem o que é diferente ... este produto é basicamente uma tinta de pavimento incolor , depois batizem isso com os nomes que querem está homologado para campos de jogos aonde é preciso atrito ... mas daí aplicar numa porta interior ou no chão de uma moradia não tem cabimento nenhum ... a meu ver .

as lixadoras , aspiradores, polidoras etc etc ... e tudo tem um plano na Bona e se não cumpre não fica melhor do que os outros e se fizer com os outros fica tão bom como a Bona ( algumas marcas)

0.0217 seg. NEW