Colocado por: monalisaSe eu falecer, quem são os legítimos herdeiros e em que partes é dividida a casa?
Colocado por: monalisaPosso fazer testamento para aumentar a parte do meu filho?
Colocado por: monalisaE tenho que lhe eleger um tutor para o caso de ele ainda ser menor?
Colocado por: monalisaSe eu não chegar a ter filhos do meu atual marido, caso ele faleça, os ascendentes do meu marido terão direito a herdar parte desse imóvel?
Colocado por: monalisaE o meu filho, nesse caso, herdará alguma coisa?
Colocado por: Erga OmnesMonalisa não leve a mal mas eu não dou consultas jurídicas online... e muito menos de borla... :)
São questões para colocar num advogado... uma consulta custa-lhe 30 euros... se não tiver possibilidades de pagar peça apoio judiciário na SS que é lhe nomeado um advogado.
Cumps
Colocado por: monalisaDesde já obrigada Erga Omnes pelas respostas.
Portanto, o meu marido:
É sempre obrigado a perfilhar um descendente para excluir os ascendentes?
Uma vez que vive em comunhão familiar há vários anos e que o ajudou a criar, pode deixar a parte dele do imóvel em testamento ao meu filho?
Ou seja, uma vez que constituiu família, é-lhe possível excluir os ascendentes?
Quais os ascendentes considerados? Pais, irmãos e sobrinhos?
Colocado por: esteveS__
De muito mau tom.. mais valia não ter respondido!!
Colocado por: becas ...Se o seu marido morrer primeiro, a mesma coisa - há uma parte que caberia em herança aos ascendentes, mas a monalisa teria usufruto da casa para o resto da vida.
Colocado por: Luis K. W.
Creio que isto está errado, becas.
Se o actual marido morrer primeiro (e não tiver filhos), a ÚNICA herdeira dele é a monalisa.
Colocado por: monalisas chatices que são deixadas para o meu filho, quando eu e o meu marido morrermos ou seja, uma parte da casa passará a ser do meu filho e a outra parte de mais uma carrada de herdeiros (ascendentes).
E depois vão andar todos à bulha, ninguém se vai entender e cada um tenta complicar a vida do outro.
Colocado por: becas
E já pensou que daqui a uns anos podem já ter vendido essa casa? Ou a mesma ter um valor irrisório? E que os pais do seu marido, pela ordem natural das coisas, já terão falecido? E...e...e...? Compreendo a preocupação enquanto ele for menor e dependente, mas neste caso, felizmente, parece que ele tem um pai presente - despreocupe-se, é o meu conselho.
Colocado por: monalisaÉ por causa dessa típica "despreocupação" que se veem muitas quezílias familiares e imóveis devolutos ou abandonados. Conheço muitos casos assim, onde o laxismo e a incúria levaram a roturas familiares e - incrível - até à miséria de algumas pessoas.
Creio que é um dever acautelar os nossos interesses e os daqueles que amamos, tanto no presente como no futuro. O "amanhã logo se vê" dá sempre mau resultado.