Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Inicio este topico para partilhar um pequeno projecto pessoal e ao mesmo tempo partilhar e colher opiniões sobre o mesmo e sobre a monitorização de consumos em geral.

    Num outro tópico sobre o EDP Re:dy já se trocaram algumas opiniões sobre este tema e há quem ache que não é necessária nenhuma monitorização e que basta "gastar menos". A questão é... menos do que quê? Ou o que é menos possivel.

    Em qualquer desafio de optimização é necessário haver monitorização. Sem monitorização não é possivel quantificar a diferença entre o antes e o depois. Logo não é possivel perceber se o esforço necessário para a optimização, neste caso de consumos, compensou o esforço ou gasto no processo.

    Na minha area profissional (Infra-estruturas de IT) é um dado adquirido que a monitorização é um instrumento importante para perceber a eficiencia de um datacenter. E num datacenter o consumo energetico é um dos principais custos operacionais. Na realidade trata-se de transformar KW/h em serviço e poder computacional. Mapeando isto para as residencias, aplicam-se as mesmas regras, embora numa escala diferente.

    Sou portanto um fã e defensor da mediação e monitorização. E já começa a haver mercado e soluções para monitorização de consumos energéticos nas residencias. O problema é que têm custos proibitivos.
    Existe algum hype à volta do tema e os sistemas embora limitados têm um custo que quase sempre não compensa a poupança possivel.

    Posto isto, e como até tenho o know-how, tempo e interesse resolvi desenvolver um sistema de monitorização de baixo custo, home-made. Dificilmente tenho o tempo e disponibilidade de transformar isto num produto (vivo em Coimbra em não em Silicone Valey ) )

    Posto isto o que prendento ter no fim é o seguinte.

    - Um conjunto de "sensores" de reduzidas dimensões que monitorizem vários parametros da uma habitação:
    - Sensores de temperatura e humidade em todas as divisões
    - Sensores que monitorizem em tempo real o consumo de Agua, Gás e Electricidade
    - Sensores que monitorizem a eficiencia de alguns equipamentos.
    - Simulantenamente posso também ter actuadores que procurem corrigir algumas situações.

    Todos estes sensores devem colher e enviar a informação para um servidor (local ou via internet) onde depois os dados serão tratados e correlacionados. Poderão ser detectados padrões e variações aos mesmos etc.
    Depois de ter números, é uma questão de matemática.

    Para começar tenho 3 sensores prototipados.
    1 Sensor de temperatura e humidade para colocar em cada divisão
    1 Sensor de temperadura com várias sondas para monitorizar a caldeira mural (este é o unico que já estou a usar e a testar)
    1 Sensor para monitorização do consumo eléctrico.


    Em baixo e para começar deixo uma imagem com a informação em bruto do sensor da caldeira

    Pode-se ver claramente o tempo desde o disparo do termostato até à temperatura programada, e os "picos" do controlador da propria caldeira para manter a temperatura programada, bem como o tempo que a agua demora a arrefecer depois do termostato cortar quando atingida a temperatura programada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      Screen Shot 2014-02-13 at 21.37.00.png
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2014

     # 2

    Colocado por: hangasNa realidade trata-se de transformar KW/h

    Estava à pouco à procura de uma coisa e dei com isto: http://avoltadosnumeros.blogspot.pt/2006/07/kwh-ou-kwh.html
    É um pouco off-topic mas, é só para não perpetuar... ;)

    Eu cá por casa já desisti de monitorizar seja o que for... pareço um daqueles chatos, "apaguem as luzes", "desliguem os aquecedores", "desliguem a televisão", "porque é que isto está ligado?!"...
    Quando chega a factura solto uns impropérios, ralho, falo, falo mas, ninguém quer saber... estou sozinho nesta demanda. :(
    Concordam com este comentário: eu, mafgod, hangas
  2.  # 3

    Colocado por: FDÉ um pouco off-topic mas, é só para não perpetuar... ;)


    Tem toda a razão.. é um bocado por mau vicio por causa dos Km/h. No caso dos KW é de facto muito diferente o correcto está a multiplicar pelo periodo de tempo e o errado está a dividir. :) Obrigado pela nota.

    Quanto ao consumos, não é que tenha gastos por ai além. Cerca de 350 Eur/ano quer para electricidade quer para Gás (com aquecimento central) para um casal num T2.
    Ainda assim quero perceber, por alguma curiosidade também, para onde vai a energia lá em casa.

    Fala-se muito nos stand-bys, e que gastam até 30% do total. Custa-me a acreditar e como tal espero perceber quanto gastam efectivamente para perceber (quantificar) se estou ou não disposto a suportar o compromisso de os delisgar.

    Já agora partilho um link com a monitorização em tempo real. https://xively.com/feeds/1773180697
    • eu
    • 14 fevereiro 2014

     # 4

    Colocado por: FDEu cá por casa já desisti de monitorizar seja o que for... pareço um daqueles chatos, "apaguem as luzes", "desliguem os aquecedores", "desliguem a televisão", "porque é que isto está ligado?!"...
    Quando chega a factura solto uns impropérios, ralho, falo, falo mas, ninguém quer saber... estou sozinho nesta demanda. :(

    E eu que pensava que era o único "chato" desses... cá em casa também ninguém liga ao que digo... nem o cão...
    •  
      FD
    • 14 fevereiro 2014

     # 5

    Colocado por: hangasCerca de 350 Eur/ano quer para electricidade quer para Gás (com aquecimento central) para um casal num T2.

    Registei-me agora de propósito no site da EDP para ver quanto gastei em 2013... deu-me um mal estar que nem vos conto nada.
    Digamos que gasto quase 5x o que o hangas gasta...!
    • hangas
    • 6 março 2014 editado

     # 6

    Mais um sensor.
    Este monitoriza temperatura e humidade na sala de estar.

    https://xively.com/feeds/1107952279
      Capture.PNG
 
0.0134 seg. NEW