Iniciar sessão ou registar-se
    • tlsr
    • 14 fevereiro 2014

     # 1

    Olá a todos,
    Agradecia a quem me podesse dar opinião ou tivesse conhecimento de uma situação semelhante.
    Estou a querer iniciar construção de uma casa num terreno que me foi doado pelos meus pais e deparei-me com o seguinte problema:
    O terreno tem apenas uma única frente que pega com o caminho público , mas esse caminho não está alcatroado , é terra e tem Oliveiras de vários donos que foram plantadas à muitos anos atrás e que tem sido herdadas ao longo dos anos. depois à frente desse pedaço de terra público é a estrada. A questão aqui é que a câmara apenas aprova o projecto se o terreno pegar com a estrada e portanto as oliveiras teriam de ser mandadas a baixo e ser posto tuvenan até à casa estar concluída e a junta mandar alcatroar a estrada. O problema aqui é se tenho o direito de mandar arrancar as àrvores particulares que estão no terreno público visto que a estrada vai ser alargada e alcatroada.
    O presidente da junta ficou de ir comigo falar com os donos dessas oliveiras e dizer que tem de ser arrancadas, mas temo que as pessoas não queiram aceitar.
    Acho que saiu uma lei à alguns anos atrás em que os donos das àrvores em terrenos públicos perdiam o direito a elas, mas não a consigo encontrar.
    Alguém sabe alguma coisa em relação a esta lei ? ou que tenha conhecimento de algo semelhante e como resolveu ?
    Obrigada
  1.  # 2

    Boa tarde,

    Julgo que a via do diálogo é a mais correta, faz bem conversar com os restantes proprietários.

    Aconselho-a averiguar a situação da estrada que vai ser alcatroada junto da câmara municipal, a junta só por si não tem assim tanto conhecimento de causa. Acontece em alguns casos a câmara exigir aos proprietários que sejam eles a fazer obras como alcatroamentos, passeios etc aos proprietários.

    Và à câmara reuna com o técnico leve uma imagem mesmo do google com a localização do terreno e saiba todas as condicionantes da sua construção, a haver "zonas cinzentas" no seu esclarecimento aconselho-a a pedir um PIP [pedido de informação prévio]

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tlsr
    • tlsr
    • 14 fevereiro 2014

     # 3

    Eu já tenho as informações da câmara, eles dizem que o terreno tem de ter confronto com a estrada e por isso é que foi falado com a junta visto que o pedaço de terra à frente do terreno lhes pertence. A Câmara para aprovação do projecto pede um documento da junta de freguesia em como se comprometem a alcatroar, e na junta concordaram, apenas há essa questão das oliveiras com donos que tem de se tirar, mas vamos a ver o que dizem os donos delas...
    Obrigada pela resposta
  2.  # 4

    As oliveiras não podem ser transplantadas ? fizeram isso a tantas que estavam em Alqueva. Será que não basta desviar uma ou duas para abrir passagem ?

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tlsr
    • tlsr
    • 14 fevereiro 2014

     # 5

    É que a câmara exige que o terreno fique à beira da estrada , e é por isso que tem de ser alcatroada a estrada em pelo menos toda a frente do terreno. Neste caso são 4 oliveiras que estão à frente do meu terreno e mais 2 à frente do terreno do vizinho. A junta alcatroaria logo todo o pedaço para fazer o alinhamento com as outras casas que já estão lá. Vou também falar com os proprietários dessa hipotese de transplantar, não me tinha lembrado disso e pode ser que não seja muito complicado.
      cs.jpg
  3.  # 6

    Ponta aqui depois como correu a conversa

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  4.  # 7

    se puder meta aqui o desenho com o acesso ao seu terreno, isto porque todos os terrenos tem que ter um acesso, talvez a partir dai se possa dizer mais alguma coisa.
    Concordam com este comentário: tlsr
    • tlsr
    • 14 fevereiro 2014

     # 8

    está aqui a entrada do terreno, é das linhas vermelhas para trás
      aces.jpg
  5.  # 9

    Penso que se configura aí um pedido de servidão de passagem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tlsr
    • tlsr
    • 14 fevereiro 2014

     # 10

    Mas não é suficiente, a câmara só aprova o projecto se as oliveiras forem retiradas e dado um documento com compromisso de alcatroar a estrada depois. Até agora existiu o direito de passagem mas o terreno apenas se destinava a fins agricolas, para construção parece que isso muda.
    • tlsr
    • 16 fevereiro 2014

     # 11

    Vim aqui dar o feedback de como correu a conversa!
    Os donos das oliveiras concordaram prontamente em arrancar as oliveiras, um vive ao lado e outro em frente do meu terreno. Então combinamos juntamente com o presidente da junta que o espaço vai ser arranjado de forma a criarmos espaços livres para estacionamento público que qualquer pessoa poderá usar à vontade!
  6.  # 12

    Não lhe tinha dito que cordialmente é com diálogo chegava lá?

    O primeiro passo está dado, boa sorte com o resto.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: tlsr, 1255
  7.  # 13

    Cheira mal! Cheira muito mal!Fede mesmo!
 
0.0139 seg. NEW