Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Gostaria de saber se ainda é obrigatório a utlização do "famoso" livro de actas para registos das deliberações das assembleias de condóminos?

    Ou será que é suficiente a impressão do ficheiro em folhas A4 brancas normais?
    Em caso afirmativo, o que deve constar no cabeçalho \ rodapé? Nome do condomínio, morada, nr. de paginas?

    E haverá alguma possibilidade de alguém recusar a aceitação duma acta que não esteja feita no tal livro de actas?

    Obrigado!

    Pedro
    • JOCOR
    • 15 fevereiro 2014

     # 2

    Colocado por: pdsequeiraGostaria de saber se ainda é obrigatório a utlização do "famoso" livro de actas

    Não é obrigatório. Na era dos computadores, as folhas A4 devidamente assinadas e rubricadas são o necessário e suficiente.


    Colocado por: pdsequeiraEm caso afirmativo, o que deve constar no cabeçalho \ rodapé? Nome do condomínio, morada, nr. de paginas?

    A acta deve estar suficientemente bem elaborada de forma que IDENTIFIQUE sem margem para dúvidas todos os elementos que devem integrar uma acta.

    Colocado por: pdsequeiraE haverá alguma possibilidade de alguém recusar a aceitação duma acta que não esteja feita no tal livro de actas?

    Legalmente, só poderiam recusar se se baseassem em qualquer preceito legal e portanto teriam que fundamentar devidamente essa recusa. Como não existe esse preceito legal, NÃO poderão recusar sem sofrerem as consequências.
  2.  # 3

    Por acaso no meu prédio existe Livro, mas as actas são em folhas A4 e coladas nas folhas do Livro de Actas.É a mesma coisa, tudo bem, mas eu como já sou da "velha guarda", gostava de ver as actas manuscritas com a bonita caligrafia que, os antigos guarda-livros tinham. Mas, também já não há guarda-livros como havia antigamente...
  3.  # 4

    Olá

    Obrigado pelas respostas!

    De facto, em toda a pesquisa que efectuei conclui que não há (mais) a obrigatoriedade de haver livros de actas (quer seja à moda antiga, quer seja à moda digital).
    Contudo encontrei ainda relatos que há quem considere que continuar a colocar as actas no livro de actas reduz as probabilidades de falsificação (que para mim seria mais aumentar as probabilidades de comprovar a falsificação duma acta, depois de roubada a conta bancária). Mas isso já seria assunto para outro tópico :-)

    Fiquem bem
    • pom
    • 19 fevereiro 2014

     # 5

    Colocado por: pdsequeira De facto, em toda a pesquisa que efectuei conclui que não há (mais) a obrigatoriedade de haver livros de actas (quer seja à moda antiga, quer seja à moda digital).


    Desde que a acta exista e possa ser consultada...
 
0.0094 seg. NEW