Iniciar sessão ou registar-se
    • nsm
    • 16 fevereiro 2014

# 1

Boa noite,

Na minha casa tenho energia trifasica de 10,35KvA (3x15A) Cada fase faz um circuito monofasico da casa (1-tomadas cozinha, 2-tomadas restantes, 3-iluminação)
    Irei necessitar de comprar um motor para aplicar numa maquina que possuo e funciona a trifasico 380V com 0,75cv de potencia. Alterar o motor para monofasico e liga-lo a um circuito nao e opção porque o motor iria gastar mais e aquecer mais tambem. Por isso, a unica solução é mante-lo trifasico. Será que posso colocar um disjuntor trifasico para o motor depois do diferencial e antes do trifasico se dividir nos 3 circuitos?
    Seria algo assim

Disjuntor diferencial trifasico -------Disjuntor do motor trifasico ----Motor
    I
    / I \ (3 fases dividas)
    3 Circuitos
    monofasicos para casa

É possivel?

Obrigado desde já!
  1.  # 2

Pode fazer um circuito próprio com disjuntor próprio, desde o quadro até ao motor com as 3 fazes, na boa. E o resto do circuito da casa fica como está.

Colocado por: nsmBoa noite,

Na minha casa tenho energia trifasica de 10,35KvA (3x15A) Cada fase faz um circuito monofasico da casa (1-tomadas cozinha, 2-tomadas restantes, 3-iluminação)
    Irei necessitar de comprar um motor para aplicar numa maquina que possuo e funciona a trifasico 380V com 0,75cv de potencia. Alterar o motor para monofasico e liga-lo a um circuito nao e opção porque o motor iria gastar mais e aquecer mais tambem. Por isso, a unica solução é mante-lo trifasico. Será que posso colocar um disjuntor trifasico para o motor depois do diferencial e antes do trifasico se dividir nos 3 circuitos?
    Seria algo assim

Disjuntor diferencial trifasico -------Disjuntor do motor trifasico ----Motor
    I
    / I \ (3 fases dividas)
    3 Circuitos
    monofasicos para casa

É possivel?

Obrigado desde já!
    Concordam com este comentário: nsm
    • nsm
    • 16 fevereiro 2014 editado

# 3

O que não pode acontecer é a intensidade ultrapassar os 15 A desse fase, correto?

O cabo mais aconselhado para isto é o 5x2,5mm, não e? Com um disjuntor tripolar no quadro de 16A?
  2.  # 4

para um motor dessa potencia baixa (0,75 CV = 560W), pode tb optar por um monofásico. a não ser que seja para ligar a um variador de frequencia.

0.0105 seg. NEW