Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Comprei uma casa (ao banco) que na sala tinha instalado um recuperador de calor pois tem ainda o tubo para a extracção de fumos.
    O investimento num recuperador para aplicar é um dos meus planos mas que não quero fazer neste momento por isso a minha questão é:

Se eu tirar o referido tudo, posso usar e queimar lenha como uma lareira aberta? Ou há algum aspecto da construção que eu tenha de ter em conta?

Ademais, se alguém conhecer vendedores/instaladores para recuperadores de calor na zona de Coimbra agradecia a sugestão.

Um bem haja!
    • eu
    • 16 fevereiro 2014

# 2

Penso que não pode retirar o tubo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 07
  2.  # 3

Por quanto comprou a casa ?
  3.  # 4

Colocado por: PapaGrelosPor quanto comprou a casa ?

É uma informação relevante?
    Concordam com este comentário: Rodri12
  4.  # 5

Só para actualizar.
    Já decidi instalar um recuperador. Vou optar por um ventilado.
    Falta só encontrar comercializadores aqui na zona para os ditos equipamentos.
  5.  # 6

Acho que faz sentido. Com o que poupa em lenha amortiza rapidamente o investimento no recuperador.
    Concordam com este comentário: flipey, Rodri12
  6.  # 7

Colocado por: flipeyJá decidi instalar um recuperador. Vou optar por um ventilado.

Portando, recuperador de calor a ar. Também estive para comprar a ar e tinha essa preferência... mas as circunstâncias da instalação encaminharam-me para um a água.

Já escolheu qual comprar?
    • flipey
    • 13 novembro 2014 editado

# 8

Ainda não.

Estive no Leroy Merlin há minutos. Têm um neste momento em promoção...

Ferro fundido, ventilado, 2 velocidades, 14kw, 500€. Acho que a marca (ou modelo?) é AFAR.

Vi outros ainda, com vermicure no interior, ainda não pesquisei sobre este material e a sua utilidade...

No entanto o que acham desse AFAR? Eu não conheço as marcas comercializadas... A nível de especificações pareceu-me bem mas eu não precebo muito disto.

Colocado por: JoseBlino
    Portando, recuperador de calor a ar. Também estive para comprar a ar e tinha essa preferência... mas as circunstâncias da instalação encaminharam-me para um a água.

Já escolheu qual comprar?

Porque optou por um a água e qual a mais valia?
    Eu estou neste momento a ponderar a instalação de um ventilador e tubagem para aquecimento dos quartos também. Seria melhor a instalação de um recuperador a água em vez de um destes a ar? Haverá muita diferença a nível de rendimento?

edit: A minha intenção é só fazer chegar o aquecimento a dois quartos. Não vou fazer ligação às AQS.
  7.  # 9

Colocado por: flipeyPorque optou por um a água e qual a mais valia?

Porque já tinha radiadores para aquecimento central e então para "aproveitar" esse investimento optei por um a água.
    Eu queria um a ar, por causa da renovação do ar interior, através da insuflação de ar exterior no recuperador.

Veja aqui as opiniões de outros fortistas, sobre a questãr ar/água.

Também tive muitas dúvidas na escolha do recuperador. Discuti esse assunto aqui no fórum.

Colocado por: flipeyEstive no Leroy Merlin há minutos. Têm um neste momento em promoção...

Ferro fundido, ventilado, 2 velocidades, 14kw, 500€. Acho que a marca (ou modelo?) é AFAR.

Eu neste momento estou sem tempo e sem paciência para arriscar em equipamentos nessa gama de preços.

Mas atenção: Pode ficar bem servido com um desses equipamentos. Depende de muita coisa.

No meu entender são demasiado frágeis e não têm funcionalidades que acho imprescindíveis.

Eu se tivesse enveredado por um recuperador a ar, ia comprar o ADF Vista 70. Mas lá está... mesmo com desconto... custa o triplo das promoções do AKI/Brico/Leroy
    Veja por exemplo mais informações no sitiodaslareiras ou no site do fabricante.

Brevemente, inicios de Janeiro, vou comprar e instalar este recuperador a uma tia minha. Porquê? Porque se fartou de andar mal servida...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flipey
  8.  # 10

Colocado por: flipeySeria melhor a instalação de um recuperador a água em vez de um destes a ar? Haverá muita diferença a nível de rendimento?

Depende, depende, depende.

A meu ver, a principal vantagem dos recuperadores a água é poder aquecer divisões afastadas do local de instalação do recuperador.
    A nível de custo, o recuperador a água, vai-lhe requerer um maior investimento inicial; quer na instalação do próprio recuperador (requer também grupo hidráulico) quer na instalação da tubagem para os radiadores e dos próprios radiadores.

Quanto à questão do rendimento: depende bastante do recuperador em questão, mas depende muito, muito, muito de quem e como o instala.

O ideal é encontrar uma casa da especialidade de confiança que lhe venda o equipamento e faça o serviço. No meu entender, os "técnicos"(vendedores?) das grandes superfícies não têm formação adequada para proceder à instalação. Pelo menos, até hoje, não encontrei nenhum.
  9.  # 11

O que meti foi este: http://www.chamilar.pt/product/pt/3, mas não posso dar o feedback do mesmo, só lá para o Natal ;)
  10.  # 12

Colocado por: JoseBlinoO ideal é encontrar uma casa da especialidade

E/ou adicionalmente pode fazer, como, p.e., o utilizador leiria que planeou e idealizou toda a instalação. Depois, sabendo o que queria, pediu a alguém que lhe o fizesse.
    È sempre bom partir com uma ideia daquilo que se quer e de como as coisas devem ser feitas.
    Concordam com este comentário: leiria
  11.  # 13

Muito obrigado pelas dicas.

O nosso problema realmente prende-se com a capacidade financeira neste momento, por isso o olhar pender para as "promoções" que aparecem...

Vou analisar com calma os tópicos referidos e, entretanto procurar também saber se há alguém especializado aqui na zona que possa fazer a instalação, para saber ao certo com que valores contar.

Um bem haja! ;)
  12.  # 14

Colocado por: flipeyespecializado aqui na zona

De que zona é?
    Concordam com este comentário: FlávioT.
    • flipey
    • 14 novembro 2014 editado

# 15

Coimbra.

Curiosamente estava a falar disso com uma pessoa amiga e indicou-me uma empresa que eu não conhecia. Penassiste em Penacova, entretanto contacto-os para saber mais informações.
    Se alguém souber de mais alguma empresa aqui da zona também fico agradecido ;)

edit: entretanto depois de uma pequena pesquisa precebi que o equipamento que vi no leroy é um Ferlux.
  13.  # 16

Boa noite, actualizando...
    Depois de algumas leituras mantenho algumas dúvidas mas, estou agora a ponderar a possibilidade de instalação de um recuperador a água.

Basicamente e resumindo... pretendo instalar um recuperador na sala, possibilitando o aquecimento de dois quartos e respectivos wc's.
    Para terem uma ideia da disposição das divisões, coloco em anexo a respectiva planta da casa.

E neste momento as opções que estou a considerar são:

1 - Recuperador de calor, com ventilação para dois quartos.
    (falaram-me sobre o cuidado redobrado ao carregar o recuperador com lenha, que pela subida grande de temperatura pode vir a provocar dilatação nas juntas e provocar o transporte de fumo para os respectivos quartos.)

2 - Recuperador de calor para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento dos dois quartos com radiadores e respecitvos wc's com toalheiros.
    (O maior interesse nesta opção é a possibilidade de eliminar a necessidade de utilização de gás que neste momento só utilizo para águas quentes.)

3 - Opção entre recuperador a lenha ou a pellets.
    No caso de um recuperador a pellets para aquecimento de águas sanitárias falaram-me na possibilidade de utilização de tubos PEX em vez de cobre, tornando uma instalação económicamente mais atractiva.
    Já alguém instalou ou sabe de quem tenha uma instalação deste género? Prós e contras?...

Quer seja lenha ou pellets, vou ter de comprar o respectivo combustível. Consigo lenha de mistura a 35€/m3 e pelo que me disseram o investimento em pellets ou lenha é idêntico. Alguém confirma?
    A confirmar-se esta informação, a opção por um recuperador a pellets torna-se mais atrativa pela possibilidade de programação assim como da facilidade e limpeza na arrumação dos sacos contrariamente ao trabalho de ter de lidar com a lenha.

Estou neste momento a aguardar orçamentos para estas opções assim como alguma sugestão que tenham a fazer sobre estes sistemas ou algum outro sistema alternativo.
      planta.jpg
  14.  # 17

Colocado por: flipeyo investimento em pellets ou lenha é idêntico.

Não pode ver só o custo, por exemplo, a madeira pode durar X tempo a arder completamente, e os pellets podem demorar o dobro, neste caso compensa os pellets..
  15.  # 18

Colocado por: ktm333
    Não pode ver só o custo, por exemplo, a madeira pode durar X tempo a arder completamente, e os pellets podem demorar o dobro, neste caso compensa os pellets..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flipey

Exacto, são estes "pormenores" que desconheço e também considero importantes na escolha do equipamento. Este será então mais um ponto a favor.
  16.  # 19

Ninguem tem o sistema a pellets que possa dar uma opinião sobre o mesmo?
  17.  # 20

Colocado por: flipeyNo caso de um recuperador a pellets para aquecimento de águas sanitárias falaram-me na possibilidade de utilização de tubos PEX em vez de cobre, tornando uma instalação económicamente mais atractiva.

mas menos duradoura,

o tubo que vai do recuperador até ao deposito de inercia não pode ser em plástico, pode ser em cobre ou em aço inox recartilhado.

0.0211 seg. NEW