Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, tenho um pequeno problema que gostava de saber de quem é a responsabilidade.
    Adquiri uma moradia o ano passado com painéis solares. Durante as tempestades que assolaram o nosso pais os painéis solares soltaram-se, e a respectiva tubagem desapareceu.
    Fiquei com danos estruturais na casa e sem os painéis.
    A casa foi comprada nova.
    Quem posso pedir responsabilidades?
  2.  # 2

Colocado por: MonroeBoa noite, tenho um pequeno problema que gostava de saber de quem é a responsabilidade.
    Adquiri uma moradia o ano passado com painéis solares. Durante as tempestades que assolaram o nosso pais os painéis solares soltaram-se, e a respectiva tubagem desapareceu.
    Fiquei com danos estruturais na casa e sem os painéis.
    A casa foi comprada nova.
    Quem posso pedir responsabilidades?

A quem comprou a casa!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Monroe
  3.  # 3

O construtor por lei tem de dar 5 anos de garantia sobre os produtos e instalações logo deverá ser a ele que deverá recorrer.
  4.  # 4

Se passar por aí um ciclone, os construtores tem que fazer as reparações?
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 5

Acho que a única safa que você tem é accionar o seu seguro da casa.

A meu ver a responsabilidade do empreiteiro não cobre "act of god", ou seja, condições de intempérie particularmente adversas. Agora, se conseguir provar que a tempestade não foi assim tão grande e foi um fenómeno metereológico considerado "normal" para a sua área de residência, então penso que já pode pedir responsabilidades ao empreiteiro.
    Concordam com este comentário: jpvng
  6.  # 6

Colocado por: PicaretaSe passar por aí um ciclone, os construtores tem que fazer as reparações?

Claro que não. Mas compete ao construtor descobrir quem foi o causador do ciclone e ir-lhe pedir satisfações.
    Concordam com este comentário: eu, joni, kico2013
  7.  # 7

Se tiver seguro de paineis solares deve acciona-lo. se nao tem seguros, pode tentar com os intaladores que devem dar 2 anos de garantia a cada unidade fotovoltaica, contudo eles podem dizer que nao teve a ver com a inatalacao mas sim com a forca do vento e nesse caso apenas o seguro pode ajudar.
  8.  # 8

Colocado por: PicaretaSe passar por aí um ciclone, os construtores tem que fazer as reparações?

Se apenas uma casa no meio de muitas com painéis ficar danificada, a culpa é do ciclone ou da alegadamente deficiente instalação? A partir de que velocidade de vento é que a culpa é do São Pedro?

Parvoeira à parte e já agora: Que aconselham fazer quando houver alertas de ventos fortes? Baixar os painéis? É fácil?
  9.  # 9

Colocado por: danobrega

Se apenas uma casa no meio de muitas com painéis ficar danificada, a culpa é do ciclone ou da alegadamente deficiente instalação? A partir de que velocidade de vento é que a culpa é do São Pedro?

Parvoeira à parte e já agora: Que aconselham fazer quando houver alertas de ventos fortes? Baixar os painéis? É fácil?

Boas

Uma medida importante é escolher uma empresa com créditos firmados para a colocação dos painéis.

A empresa onde trabalho tem mais de 3000 painéis colocados durante os últimos 4/5 anos, apenas 2 desses 3000 cairam e sem danos de maior. A reparação foi feita pela nossa parte sem custos para o cliente. Esse caso esporádico aconteceu devido a um perfil utilizado somente nas primeiras estruturas. Várias instalações colocadas por outras empresas foram pelo ar nos últimos tempos, aliás, até na minha casa particular os painéis continuam intactos e os do vizinho já capotaram e partiram os dois...

Quando se compra deve-se exigir qualidade.
  10.  # 10

Colocado por: Rui A. B.

Boas

Uma medida importante é escolher uma empresa com créditos firmados para a colocação dos painéis.

A empresa onde trabalho tem mais de 3000 painéis colocados durante os últimos 4/5 anos, apenas 2 desses 3000 cairam e sem danos de maior. A reparação foi feita pela nossa parte sem custos para o cliente. Esse caso esporádico aconteceu devido a um perfil utilizado somente nas primeiras estruturas. Várias instalações colocadas por outras empresas foram pelo ar nos últimos tempos, aliás, até na minha casa particular os painéis continuam intactos e os do vizinho já capotaram e partiram os dois...

Quando se compra deve-se exigir qualidade.

E na minha opinião 2 é demais.
  11.  # 11

Colocado por: pc ferreira

E na minha opinião 2 é demais.

Eu sei. Mas são conhecidas as condições climatéricas que têm varrido o país, mas concordo, não devia ter acontecido.
  12.  # 12

Hum! Parece-me que vai ter que se queixar a S.Pedro, é capaz é de não lhe dar ouvidos...
    Concordam com este comentário: kico2013
    • pom
    • 17 fevereiro 2014 editado

# 13

Se o seguro não for dos bons....
  13.  # 14

Colocado por: pomSe o seguro não for dos bons....

Infelizmente, quando é para abrir cordões à bolsa, nenhum seguro é dos bons...
  14.  # 15

A lei que determinou a obrigatoriedade da instalação de painéis, foi mais uma das ideias parvas de alguém que encontrou maneira de mais uma vez, chular dinheiro ao povo.
    Muita gente boa foi enganada. Conheço vários que o fizeram e rapidamente se arrependeram.
    O melhor, caro amigo, é esquecer...pois pode voltar a suceder o mesmo, e não faz outra coisa, senão andar a tratar de painéis.
    Cumps
  15.  # 16

Não tem seguro que cobre isso?
  16.  # 17

Colocado por: Freitas CostaA lei que determinou a obrigatoriedade da instalação de painéis, foi mais uma das ideias parvas de alguém que encontrou maneira de mais uma vez, chular dinheiro ao povo.
    Muita gente boa foi enganada. Conheço vários que o fizeram e rapidamente se arrependeram.

Epá... só foi enganado quem se deixou enganar... em obra nova, se não funciona os paineis, culpe quem os escolheu e/ou instalou!!?. a iniciativa do governo da altura foi boa... claro que depois houve quem se aproveitou... especialmente nalguns casos dos que aderiram ao programa de incentivo de inst. de colectores solares!!!.

Aqui para os meus lados, TODA.. mas toda a gente está satisfeita... e com sistemas na maior parte dos casos por TS.
    Concordam com este comentário: eu, Costa53
  17.  # 18

A ideia da lei é óptima com uma redução substancial da importação de combustíveis, e menos poluição no meio ambiente. Claro existe muito marteleiro a instalar painéis, e algum mau equipamento, e depois mal funcionam ou até voam. Mas a utilidade do solar é mais que evidente para o pais.

Colocado por: Freitas CostaA lei que determinou a obrigatoriedade da instalação de painéis, foi mais uma das ideias parvas de alguém que encontrou maneira de mais uma vez, chular dinheiro ao povo.
    O melhor, caro amigo, é esquecer...pois pode voltar a suceder o mesmo, e não faz outra coisa, senão andar a tratar de painéis.
    Cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, pc ferreira
    • Oli
    • 23 fevereiro 2014

# 19

A proposito de painéis danificados. A questão é esta. Se no mês de julho for passar férias 15 dias a Madagascar e desligo a electricidade central. Os painéis CF vão arrebentar visto não haver circulação devido às envolventes electricas??
  18.  # 20

Colocado por: OliA proposito de painéis danificados. A questão é esta. Se no mês de julho for passar férias 15 dias a Madagascar e desligo a electricidade central. Os painéis CF vão arrebentar visto não haver circulação devido às envolventes electricas??

Desde que o sistema de segurança funcione não tem problemas! O que poderá acontecer é depois do regresso verificar o nivel do fluido termico e necessitar de reajustar uma vez que devido á estagnação do sistema poderá libertar liquido pela válvula de segurança desde que haja altas pressões oriundas dos painéis.

0.0199 seg. NEW