Iniciar sessão ou registar-se
    • SVM
    • 17 fevereiro 2014

# 1

Boas!
    Estou aqui com um dilema que talvez me possam ajudar.
    Tenho projectado alvenaria em parede dupla com isolamento XPS de 5cm e caixa de ar e tijolo 15+11.
    Na zona da sala estou a prever colocar um recuperador encostado a uma das paredes.

Está a fazer-me confusão apenas ter um tijolo de 11 separando as costas do recuperador e a hotte do mesmo e o isolamento XPS da parede dupla, sabendo que o calor não deve fazer nada bem ao isolamento...

Deverei substituir o XPS por lã de rocha nessa zona ou qual é a vossa opinião neste aspecto.
    Deverei manter o XPS e entre o recuperador e o tijolo colocar a lã de rocha com aluminio?

Junto envio uma foto da lareira... não liguem aos apontamentos.. foi para identificar o acabamento da pedra :-)
      Lareira.jpg
  1.  # 2

Por experiência própria, o calor por trás de um recuperador de calor a ar atravessa bem um tijolo de 11 e sente-se através de um armário atrás dessa parede (no interior do mesmo)!!
    Depois de ter aberto uma porta de 100x50cm na lateral do pano do recuperador que abro quando acendo a lareira, isso deixou de acontecer...

0.0049 seg. NEW