Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá estou a pensar em montar um estabelecimento comercial e café e gostaria de saber se posso (legalmente claro ;) ) por um balcão feito em madeira e já agora se o poder fazer tem de ser comprado ou posso ser "eu" a fazê-lo? Que tipos de madeira posso usar? agora está na moda o uso de palets posso aproveitar essa madeira para a base? e não para o tampo que convém ser uma madeira mais forte ;)
  2.  # 2

O material do TAMPO tem de ser lavável e resistente. A madeira, levando um com um bom verniz de soalho fica com propriedades compatíveis = lavável e resistente. Naturalmente que para desempenhar esta função poderá durar menos do que uma bancada de inox... mas nada que uma cuidada manutenção não resolva...
    É Claro que pode ser você a executar o balcão...

Boa sorte com o seu negócio.

PS: [DESABAFO- os "atingidos" não levem estas palavras a mal - mé o que tenho constatado na maior parte das vezes] Os técnicos de HCCP e de HST, têm muito a mania de levar tudo à letra e não percebendo que é possivel fazer muita coisa, cumprindo a legislação sem descaracterizar e /ou "cortar" com as ideias dos clientes.
  3.  # 3

boas
    onde é o café.
    se for por cá sei quem o pode ajudar.
    abraço
  4.  # 4

no Reino Unido e EUA são comuns bancadas de cozinha em madeira. geralmente é usada madeira laminada por questoes de estabilidade e de aproveitamento (i.e. os tampos sao compostos por peças de madeira mais estreitas coladas). carvalho é comum.

faça uma pesquisa por 'wooden worktop'
  5.  # 5

o IKEA e o Leory Merlin vendem desses tampos
    andei a namorá-los porque gostava de pôr em minha casa.
    mas tenho algumas dúvidas: não é complicado por causa da água do lava-loiça e não fica manchado de nódoas da comida e com marcas das facas e dos objetos de caem acidentalmente???
  6.  # 6

Sim o leroy merlin tem já os tampos preparados e é so envernizar com um bom verniz. E legalmente eu por um balcão em madeira num café n terei problemas com a ASAE?
    • joni
    • 21 fevereiro 2014

# 7

se nao for cozinhar neles nao, a implicação com a madeira é apenas devido á confecção alimentar, repare que quase todas as mesas de cafe sao de madeira
  7.  # 8

Colocado por: anatrindadeo IKEA e o Leory Merlin vendem desses tampos
    mas tenho algumas dúvidas: não é complicado por causa da água do lava-loiça e não fica manchado de nódoas da comida e com marcas das facas e dos objetos de caem acidentalmente???

"lá fora" o acabamento deste tipo de tampos é feito com produtos à base de óleos. não são usados vernizes. a diferença é que os óleos não criam película pelo que a manutenção embora tenha que ser mais frequente é muito mais fácil.
    o verniz pode durar mais, mas com a água e variação dimensional da madeira vai criar ruturas e escamar, depois tem que ser todo removido para aplicar novamente.
    no caso dos óleos basta uma lixadela, aplicar com uma trincha ou até um pano, deixar a madeira absorver durante uns minutos e depois remover o excesso com um pano.
    dependendo da utilização estas aplicaçoes terão q ser + ou - frequentes.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  8.  # 9

e esse tais óleos, cá existem? não há ninguém que me possa responder se poderei ou não por um balcão de madeira num café? (legalmente claro, para não haver chatices com inspecções)
  9.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasO material do TAMPO tem de ser lavável e resistente. A madeira, levando um com um bom verniz de soalho fica com propriedades compatíveis = lavável e resistente. Naturalmente que para desempenhar esta função poderá durar menos do que uma bancada de inox... mas nada que uma cuidada manutenção não resolva...
    É Claro que pode ser você a executar o balcão...

Se quer oleos, em vez de vernizes de base PU, tem da BONA, por exemplo, ou então vai ao IKEA e utiliza o esquema de tratamento para os tampos de cozinha deles em madeira.

Tal como lhe disseram. Não sendo para PREPARAÇÃO de alimentos, não tem problema algum...
    Não percebo porque continua com a dúvida.
    Concordam com este comentário: ramos1999, joni
  10.  # 11

mas e se chegar uma pessoa com aqueles casaquinhos brancos????ja estou a imaginar um balcão a começar a acumular e a entranhar gorduras do dia a dia,de certeza que vai levar algumas reclemações!!!
  11.  # 12

Até em papel pode fazer, pois muitos tampos de laboratórios são feitos deste material.
    Se provar que o tampo no final de pronto tem as características de:

fácil de limpar,
    resistente ao desgaste no seu uso normal de utilização,
    anti bacteriológico,

Eu sou o primeiro a pedir um sem o principio, pois café ou bica não posso beber, estou proibido pelo médico.

Leitão
  12.  # 13

Porque não faz um balcão descartável ? Todas as manhãs deita fora e coloca um novo!
  13.  # 14

Tenho quase a certeza que o balcão tem obrigatoriamente de ser Inox... Madeira duvido.
    Seja como fôr convinha informar-se devidamente junto das entidades competentes pois se vais abrir um estabelecimento o menor dos seus problemas é o balcão (legalmente falando claro).
    Seja como fôr boa sorte!!
  14.  # 15

Esclarecida e irei falar directamente com a ASAE.
    Para a personagem que sugeriu balcão descartável, eu sugiro, e que tal cérebro também descartável? quando passa o prazo de validade deita-se fora e arranja-se um de melhor qualidade ;) tal como você eu também sei levar a situação na brincadeira ;)
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  15.  # 16

Pelo menos colheres da madeira acho que são proibidas....

Se está a pensar usar um balcão de madeira na cozinhas acho que não é permitido !
    O melhor mesmo é perguntar a quem sabe e depois contar por cá !
    • joni
    • 30 agosto 2014

# 17

tive me a informar neste assunto.. nem as colheres de madeira são proibidas, o material de confeccionamento deverá ser extremanente resistente e de facil lavagem/desinfecção, dai a asae nap aconselhar colheres de madeira, mas nao proibe desde que comprovado o bom estado
  16.  # 18

Colocado por: joninem as colheres de madeira são proibidas,

Aqui um amigo meu que tem um restaurante foi a uns meses inspeccionado pela ASAE e perguntaram logo se tinha colheres de madeira ele disse que não pois a associação de industriais hoteleiros e similares de firma de segurança diz para não usarem colheres de madeira
    tábuas de madeira etc...

Quando à lei aqui diz isto:
    Pode utilizar-se bancadas de madeira na cozinha de um restaurante?
    É proibido o uso de colheres de pau?

Não há na legislação uma proibição directa e taxativa em relação à utilização de equipamentos e utensílios em madeira na restauração e bebidas. No entanto, as superfícies das zonas em que os géneros alimentícios são manuseados, nomeadamente as que entram em contacto directo com os alimentos, devem poder ser facilmente limpas e, sempre que necessário, desinfectadas. Para o efeito deverão ser utilizados materiais lisos, laváveis, impermeáveis e resistentes à corrosão.

Ora os materiais em madeira são, na sua maioria, porosos, absorventes e com maior propensão ao desenvolvimentos de microrganismos. Assim sendo, é de todo inconveniente, ou mesmo proibido (dependendo da interpretação), a utilização de equipamentos (ex: bancadas de trabalho) e utensílios (ex: colher de pau) em contacto com os géneros alimentícios.

Mais em :

http://www.portaldolicenciamento.com/perguntas-e-respostas/madeiras-nos-restaurantes.html
    • joni
    • 30 agosto 2014

# 19

como o jorge disse e bem "Utilização de colheres de pau – Não existe qualquer proibição à sua utilização desde que estas se encontrem em perfeito estado de conservação. A legislação determina que os utensílios em contacto com os alimentos devem ser fabricados com materiais adequados e mantidos em bom estado de conservação, de modo a minimizar qualquer risco de contaminação. Por isso, os inspectores da ASAE aconselham os operadores a optarem pela utilização de utensílios de plástico ou silicone."
    http://www.asae.pt/pagina.aspx?f=1&back=1&codigoms=0&codigono=59895990AAAAAAAAAAAAAAAA&back=1&chave=colheres%20de%20pau&tema=&advance=
    • joni
    • 30 agosto 2014

# 20

logo se ele tive-se colheres de pau, eles iam inspecionar o estado das mesmas

0.0213 seg. NEW