Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava da vossa ajuda relativamente ao assunto em questão.
    Tenho contratada a potência de 10,35 KVA a máxima que me é permitida.
    O que gostava de saber é quanto me fica aumentar a potência da eletricidade e como o fazer?
    Precisava de pelo menos 13,8 KVA por causa do aquecimento eletrico que tenho em casa. São acumuladores de calor.
    Tenho de mudar a instalação?
    Tenho de contatar um eletricista?
    Tenho de pedir uma certificação a comprovar a alteração de potência?
    Quanto é que preciso $$$ para realizar esta alteração.
    Agradeço qualquer colaboração.
    • eu
    • 21 fevereiro 2014

     # 2

    Livre-se mas é dos acumuladores de calor...
    Concordam com este comentário: sergyio, system32, mafgod
  2.  # 3

    Presumo que tenha 10,35 monofásico e que apenas a instalação está certificada para tal.
    Se assim for, para aumentar terá sempre de pedir uma certificação à certiel, que creio que rondam os 150 euros.

    Na maior parte do país o máximo em monofásico é os 10, pelo que poderá ter de passar para trifásico. Se assim for, então também lhe digo que possivelmente 13 não vão chegar e teria de ir para 17.

    Em qualquer dos casos um eletricista terá de avaliar a instalação e efetuar as alterações necessárias.

    Pessoalmente, não creio que compense tudo isto.

    Poderá sempre controlar os a acumuladores com temporizadores por forma a que 2 deles não estejam ligados em simultâneo, o que poderá resolver a questão da potência.

    Ou então como disse o eu, optar por mudar de modo de aquecimento. Os acumuladores, mesmo em bihorária, são uma forma de aquecimento relativamente cara, em particular se a casa não estiver ocupada 24 horas. Por exemplo, o ar condicionado para além de resolver o problema de potência, podendo mesmo baixar, gasta cerca de metade mesmo estando ligados 24h. Se não houver necessidade de estar ligado 24h, então a diferença é ainda maior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    Obrigado pela ajuda mas vou manter estes aparelhos pois o investimento já está feito há algum tempo e não gasto assim tanto quanto possam imaginar pago mensalmente 110 euros, fatura certa, e o verão compensa o que gasto no inverno.
    Caso aumente passarei a gastar mais 10 a 15 euros na fatura mensal.
    Sr dfserra onde posso ver se é monofasico, bifasico ou trifasico?
  4.  # 5

    Paga 110EUR mensais e não acha muito?!!! Afinal portugal não está asim tão mal como isso. Para algumas pessoas o estado ainda pode aumentar bastante os impostos.
    • urgnove
    • 23 fevereiro 2014 editado

     # 6

    não acho muito pois inclui eletricidade para consumo normal , maquinas, fogão luz diária não só mas também aquecimento eletrico se acha muito.
    eu não o acho e cada um paga o que pode mediante o seu salário.
    Há pessoas que não sabem o que dizem e não sabem o que falam.
  5.  # 7

    urgnove
    (...) Há pessoas que não sabem o que dizem e não sabem o que falam.

    Não é para levar a sério! Nunca ouviu falar no »emplastro«? Aparece em todo o lugar. Aqui não é excepção.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: joaosantos
  6.  # 8

    maria rodrigues obrigado pelo comentário.
    crítica construtiva é sempre bem vinda, servindo para nos enriquecer.
  7.  # 9

    Caro urgnove, para saber se é mono ou trifásico pode sempre ligar para o seu prestador de serviço e perguntar. Eles ou a EDP distribuição sabe também qual é a potência que tem certificada, ou seja que pode pedir sem necessidade de ter de efetuar nada na sua instalação.
    • jafn
    • 24 fevereiro 2014

     # 10

    Boas, para saber basta consultar a factura é tão simples, na factura diz, (Exemplo da minha) tarifa contratada = BTN - Tri-horária = 20.74 KWA, Ciclo Horário - Semanal sem feriados; Potência contradada = 10.35 KVA
    Se a sua entrada de embaixada na casa for aérea se for trifásica passam 4 cabos, se for monofasica passam só 2 cabos.
  8.  # 11

    Na minha fatura diz: tarifa contratada BTN-BI-HORARIA =«20,7 KWA, ciclo horario diário, potência contratada 10,35KVA.
    com isto quer dizer que posso solicitar até 20,7 ou não?
    vou ligar à EDP e tentar saber se é mono ou trifássico.
    • jafn
    • 24 fevereiro 2014

     # 12

    A sua também é trifasica e pode pedir os 20,7.
    A monofasica vai só até aos 10,35 KVA, ou seja com estes valores já tem que ser trifásica.
  9.  # 13

    O mono ou trifásico não vem na fatura. O dizer que é < 20,7Kva tem a ver com o tipo de tarifário, que é o doméstico. Pode ir até essa potência se a sua instalaçao estiver preparada e certificada para tal. se não tiver, não pode.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  10.  # 14

    ok obrigado pela informação
  11.  # 15

    segundo informação da edp só posso pedir até 10,35Kva
    o que fazer para pedir mais potência e quais os custos
    será que alguém pode ajudar
    numeros $$$ para ter uma ideia se vale a pena o investimento ou não
 
0.0183 seg. NEW