Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia. Minha dúvida é: ao optar pelo englobamento das rendas no rendimento a entrega do IRS continua a ser em Março ou é em Fevereiro? Cumprimentos,

Teresa
    • JOCOR
    • 24 fevereiro 2014

# 2

Colocado por: tortuliaao optar pelo englobamento das rendas

É indiferente optar pelo englobamento ou não ; com rendimentos prediais entrega SEMPRE o IRS na 2ª fase.
    Optar pelo englobamento - ou não - só interfere com o imposto a pagar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tortulia
  2.  # 3

Obrigada pela resposta. Outra questão:

Eu tenho a conta no banco só para receber ordenado e pagar o empréstimo da casa. Não tenho mais outros benefícios. A carta do banco, que recebemos anualmente, com os juros da prestação serve ou era necessário requerer outra carta (esta questão deve-se ao facto, de ler que era precisa outra carta do bando- obrigatório pedir até 31 de Janeiro mas, não percebi nada)

Agora um desabafo. Já fiz a simulação, quer opte ou não pelo englobamento e realmente não compensa alugar (pelo menos legalmente). Ainda estou em choque com os valores :-(
  3.  # 4

Devo-me ter enganado nas datas. A 2ª fase é em Maio...
    • mog
    • 24 fevereiro 2014

# 5

A carta que tem serve perfeitamente.
    Já agora, não se esqueça que só pode deduzir os juros do empréstimo se se referirem à sua habitação própria e permanente.
  4.  # 6

Obrigada, acho que no outro irs, coloquei os juros e a minha morada fiscal já era noutro sitio. Sou mesmo má com burocracias...
    • JOCOR
    • 24 fevereiro 2014 editado

# 7

Colocado por: tortuliaJá fiz a simulação, quer opte ou não pelo englobamento e realmente não compensa alugar (pelo menos legalmente). Ainda estou em choque com os valores :-(

Não pode pagar de IRS sobre as rendas mais de 28% dessas rendas (e tem deduções a fazer). Se na simulação lhe dá para pagar mais de 28% deve haver engano. Se lhe dá para pagar "apenas" 28% ou menos, então não é surpresa ... já devia contar com isso.
  5.  # 8

Pois, os "apenas" 28% é um verdadeiro roubo. Sou sincera, li por alto as alterações há algum tempo atrás mas, só agora me debrucei mesmo pelo assunto. Sr. Jocor, é surpresa o valor a pagar mas, não é surpresa que nos roubem "à viva força". Estou preparada para tudo, neste caso para vender a casa pois realmente não compensa alugar. Obrigada pelos esclarecimentos.
  6.  # 9

englobar compensa na maioria dos casos
  7.  # 10

No meu caso é uma grande diferença de valor mas, pensava que não podia pois, tinha lido, por alto, que era necessário pedir ate 31 de Janeiro um papel ao banco. Assim, com as informações aqui dadas vou englobar. Mesmo assim considero uma roubalheira :-)
  8.  # 11

Colocado por: tortuliaPois, os "apenas" 28% é um verdadeiro roubo.... Estou preparada para tudo, neste caso para vender a casa pois realmente não compensa alugar. Obrigada pelos esclarecimentos.

O problema é que vende a casa e coloca o dinheiro a prazo num Banco e paga os mesmos 28% de imposto sobre os juros.
    A não ser que arranje um negócio no "paralelo" vai sempre pagar impostos elevados.
  9.  # 12

Deve estar a falar do imposto de venda de casa. Será? Mas, se eu investir num outro imóvel para habitação permanente terei de pagar mais valias?
  10.  # 13

Não, estava apenas a comparar o rendimento de ter uma casa alugada ou ter o dinheiro no Banco.
    Por exemplo se tem uma casa que vale 100.000€ e alugar por 500€ por mês tem um rendimento ilíquido de 6.000€ ano, e se retirar 1.000€ para pagar IMI, condomínio, seguro, etc vai pagar 1.400€ de imposto no máximo. O que significa um rendimento liquido de 3,6%.
    Se depositar os mesmos 100.000€ a prazo num Banco dificilmente consegue 2% líquidos. È claro que o risco é muito maior, mas as casas também podem valorizar e que não acontece de momento.
  11.  # 14

Era bom que fosse assim tão frontal. O pior é que há o desgaste de casa. Ao fim de alguns anos é preciso obras e estas não são nada baratas. Tive o azar de sairneste mês um inquilino que era certinho. Os outros ainda me davam mais despesa. Mas entendi o seu raciocino. Como pretendo vender o imóvel já estava a entrar em pânico :-)

0.0165 seg. NEW