Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Voltando ao tema.
    Tenho estado a ajudar um casal amigo que pretende mudar da casa alugada onde está actualmente, no sentido de encontrar uma mais próxima de transportes e do infantário do filho. O que é certo é que apesar do título deste tópico, não conseguimos arranjar com as condições desejadas. Já tentámos tudo, mesmo colocando a renda no dobro do que é pretendido, não aparece nada. O que lhes vale é que estão remediados, mas poderiam eventualmente ganhar mais tempo e poupar em transportes e ao que parece não há casas vagas. Mesmo no contacto pessoal ninguém nos disse que hajam casas fechadas. Há realmente muita procura para a oferta. Pelo menos por aqui.
    Concordam com este comentário: loverscout
  2.  # 182

oh Pedro voce é louco...... voce deve ser mais um daqueles que está a tremer por todo o lado só de pensar no que aí vem.....

PS: estou a ser ironico!
  3.  # 183

Dispenso ofensas ...
  4.  # 184

sentiu-se ofendido com o qué?
    • Neon
    • 27 fevereiro 2014

# 185

Colocado por: pedromdfnão conseguimos arranjar com as condições desejada

Boas Pedro, já agora só por curiosidade.

Quais são as condições desejadas? e em que zona se pretende a localização da nova habitação para arrendar?
  5.  # 186

Loures/Odivelas.

Se conhecer bem a zona posso depois enviar por MP as condições.
  6.  # 187

Colocado por: loverscoutsentiu-se ofendido com o qué?

Colocado por: loverscoutoh Pedro voce é louco...... voce deve ser mais um daqueles que está a tremer por todo o lado só de pensar no que aí vem.....

O que lhe parece, as pessoas com quem se dá tratam-no desta forma? E você não se sente ofendido?
  7.  # 188

Pedro escapou-lhe esta:

PS: estou a ser ironico!
    • Neon
    • 27 fevereiro 2014

# 189

Colocado por: pedromdfLoures/Odivelas.

Se conhecer bem a zona posso depois enviar por MP as condições.

Não tenho interesse comercial, move-me apenas a curiosidade.
    Não me leve a mal, mas acho estranho alguém andar à procura de habitação para arrendar, e inclusive estar disposto a duplicar valores de renda e não conseguir arranjar soluções.

Numa análise superficial, sou levado a questionar se o problema será a ausência de habitação ou se serão as condições que são difíceis de satisfazer!

Abraço
  8.  # 190

Desculpe, não me fiz com certeza entender. O colocar o dobro foi sómente como exercício para ver o que poderia aparecer e mesmo assim para além das quatro opções que tínhamos, apareceram só mais outras duas. Portanto mesmo ao dobro do preço não há grande escolha. Isto vasculhando todos os sites que têm anúncios de casas para alugar. E as pessoas em causa não estão interessadas em coisas baratuxas, leia-se de baixa qualidade.
    Acredito que para o interior estejam cheios de casas vagas.
  9.  # 191

Agora que se voltou ao tema, posso voltar a participar neste tópico.

Pedro, logicamente que haverá áreas em que a disponibilidade de casas será menor enquanto que noutras haverá casas disponíveis "ao pontapé".

A melhor maneira de resolver o problema das casas vazias seria fazer cumprir a lei em tempo útil. Quando um senhorio está 2 anos para despejar um inquilino que deixou de lhe pagar a renda, e que no fim ainda lhe rebenta com a casa, é natural que aconteçam duas coisas:
    a) Pessoas com casas disponíveis não as arrendam, diminuindo a oferta;
    b) Senhorios se protejam do risco de ter inquilinos incumpridores aumentando a renda pedida

Façam cumprir a lei, e vai ver que as casas devolutas começam a entrar no mercado de arrendamento
    Concordam com este comentário: pedromdf
    • adias
    • 28 fevereiro 2014

# 192

Colocado por: medicineengA melhor maneira de resolver o problema das casas vazias seria fazer cumprir a lei em tempo útil.

Tambem se pode fazer cumprir a lei que diz que o IMI de casas devolutas deve ser duplicado.....

Em vez de atirar as culpas para o "outro", os inquilinos, a justica, podemos fazer como o resto dos paises Europeus.
    Por la tambem demora muito tempo a despejar inquilinos... por la tambem ha uma pequena minoria deles que destroi casas..... Mas como se paga uma pequena fortuna em impostos se a casa estiver vazia, todos esses potenciais problemas contam muito pouco nas contas dos senhorios..... Entre pagar para ter a casas fechada ou ganhar algum com um pequeno risco, a decisao e trivial. Afinal, todos os investimentos tem risco.

Ca tambem contam muito pouco, mas como ter uma casa fechada conta/custa igualmente pouco....
  10.  # 193

Adias, em Portugal isso seria ajudar ainda mais os inquilinos mal comportados. Se admitirmos que as pessoas não arrendam as casas porque não compensa pelo problema da justiça, criares leis que os obrigues a arrendar sobre pena de falência pessoal é ainda mais injusto.

Se é para fazer isso mais vale deixarem-se de coisas e tornarem evidente o que querem: Expropriam as habitações e entregam-as aos inquilinos.
    • adias
    • 28 fevereiro 2014 editado

# 194

Pois, mas as pessoas nao arrendam por causa da justica. Nao arrendam porque ainda pensam que as casas sobem sempre e que mantendo a casa fechada vao ganhar dinheiro com a venda (e estando fechada nao ha desgaste).
    Nao arrendam porque os custos de a manter fechada sao irrisorios e o retorno pela valorizacao e "garantido". Porque as casas sao compradas como quem abre uma conta a prazo. Metes la o dinheiro e daqui a uns anos levantas e tens X% ao ano......
    Na europa uma casa e como uma empresa: custa a comprar, tem risco e o lucro vem do "trabalho"/arrendamento.
    So que tudo isso mudou... as casas estao a cair e assim ficarao por decadas.

Porque nos achamos que destruir o bem mais essencial de um pais, o seu solo, nao tem custos. Porque achamos que quem constroi/compra uma casa e a mantem fechada esta no seu "total direito", sem olhar que isso tem implicacoes sociais e urbanisticas muito significativas.
    A lei ate obriga os vizinhos a limpar o mato em redor da minha casa, mesmo que eu a tenha construido no **** de judas, no meio do mato. Porque por ca, "eu tenho o direito de construir o que quero", sem olhar as consequencias. "Eu sou dono do terreno e quero posso e mando".

Todos os os paises europeus duplicam o IMI assim que uma casa esta mais de X meses sem agua ou luz. Porque a mensagem e clara:

-------recebeste autorizacao de construir, recebeste autorizacao para destruir um pouco do nosso bem mais precioso, o solo, agora cumpre a tua parte e da uso a essa benesse. Se o nao fazes, pagas a benesse que recebeste, e bem.

Uma casa nao e uma conta bancaria, e um bem essencial a todos. As que existem roubam espaco para cultivo, espaco para jardins, espaco para estradas. Constroem-se as que precisam, constroe-se onde ha infra-estruturas. Quem quer uma conta bancaria em forma de casa tem que pagar as infra-estruturas e o solo/comida/jardim/estrada perdido.

Por isso temos 2 milhoes de casas as moscas e pagamos infra-estruturas e protecao civil para as que ameacam ruir para manter fantasmas.
    • adias
    • 28 fevereiro 2014 editado

# 195

Depois, havendo uma oferta de arrendamento, se a generalidade das casas entrar no mercado de arrendamento... ajuda os inquilinos mal comportados ou os bem comportados?
    Porque hoje, arrendar e ainda "coisa de pobre". Quem arrenda ainda carrega um "estigma" e portanto o mercado de arrendamento atrai aqueles que ja "pouco tem a perder".
    Com um mercado decente, com oferta q.b., o risco de arrendar baixa significativamente. Passa a atrair a generalidade da populacao, e acima de tudo aqueles que socialmente sao mais responsaveis e "tem muito a perder".
  11.  # 196

Pois, mas as pessoas nao arrendam por causa da justica. Nao arrendam porque ainda pensam que as casas sobem sempre e que mantendo a casa fechada vao ganhar dinheiro com a venda (e estando fechada nao ha desgaste).
    Nao arrendam porque os custos de a manter fechada sao irrisorios e o retorno pela valorizacao e "garantido". Porque as casas sao compradas como quem abre uma conta a prazo. Metes la o dinheiro e daqui a uns anos levantas e tens X% ao ano...... So que tudo isso mudou... as casas estao a cair e assim ficarao por decadas.

Conclusão ridícula. As pessoas não arrendam pelas mais diversas razões: além da percepção sobre a dificuldade de receber rendas e reaver a casa, há inúmeras outras causas, entre as quais o facto de pura e simplesmente as casas não terem sido adquiridas para esse fim e terem o uso que os proprietários desejam.
    Mas é fácil de perceber que o arrendamento não desvalorizaria uma casa, na perspectiva de investimento, se não existisse de facto a percepção de que é desvantajoso para o proprietário..
    Nenhum proprietário desdenharia arrendar uma casa e obter um rendimento extra em cima da valorização do imóvel, se tivesse a percepção de que se trata de um bom negócio.

Todos os os paises europeus duplicam o IMI assim que uma casa esta mais de X meses sem agua ou luz. Porque a mensagem e clara:
    recebeste autorizacao de construir, recebeste autorizacao para destruir um pouco do nosso bem mais precioso, o solo, agora cumpre a tua parte e da uso a essa benesse. Se o nao fazes, pagas a benesse que recebeste, e bem.

Detalhe: uma casa utilizada destruiu tanto solo como uma não utilizada.

Uma casa nao e uma conta bancaria, e um bem essencial a todos. As que existem roubam espaco para cultivo, espaco para jardins, espaco para estradas. Constroem-se as que precisam, constroe-se onde ha infra-estruturas. Quem quer uma conta bancaria em forma de casa tem que pagar as infra-estruturas e o solo/comida/jardim/estrada perdido.
    • alexp
    • 28 fevereiro 2014

# 197

Eu conheço dois casos, em que depois de ficarem a arder com rendas, custos de tribunais e reparações, tem as casas fechadinhas.

Chegaram à conclusão que era só prejuízo!
  12.  # 198

Depois, havendo uma oferta de arrendamento, se a generalidade das casas entrar no mercado de arrendamento... ajuda os inquilinos mal comportados ou os bem comportados?
    Porque hoje, arrendar e ainda "coisa de pobre". Quem arrenda ainda carrega um "estigma" e portanto o mercado de arrendamento atrai aqueles que ja "pouco tem a perder".
    Com um mercado decente, com oferta q.b., o risco de arrendar baixa significativamente. Passa a atrair a generalidade da populacao, e acima de tudo aqueles que socialmente sao mais responsaveis e "tem muito a perder".

Mas não terá nunca um mercado de arrendamento enquanto não houver percepção de que é um bom negócio. E para ser um bom negócio o senhorio tem que se sentir seguro.
  13.  # 199

ahahahah o Adias o que foste dizer por aí , apesar de concordar consigo ... Portugal tem que ser diferente em tudo mesmo inserido na CE ... isto incomoda muita gente .

quem tem casas vazias das duas uma ou herdou ou "roubou" em alguns casos o sentido da palavra roubar não é o do crime mas pela conjuntura que houve nas mudanças do nosso país em que em alguns tempos muitos senhores ficaram ricos de um dia para o outro principalmente na era de 25 de Abril em que todos os politicos se cagaram para as bancas e todos os seus amigos e familiares compraram ao desbarato sabendo o que viria no futuro ... com estes negocios as familias ficaram com outro modo de vida pagaram estudos e licenciaram os filhos e bem ... estes nascidos em berço de ouro são mais "prejudicados" porque estão -se a ver no reflexo contrario ao que foram criados ... a ganancia está a matar em Portugal , se o excesso de casas fechadas é um problema em Portugal (inflação de rendas ) e se a classe social que as tem as quer continuar a ter devem pagar porque podem pagar , o que há que resolver é a lei do despejo ( justiça ) e bem mas em todos os sentidos ... há que lembrar que existe imoveis a colocar em risco muitas vidas quer inquilinos quer pessoas na via publica muitos até aumentam a despesa publica ...
  14.  # 200

Colocado por: alexpEu conheço dois casos, em que depois de ficarem a arder com rendas, custos de tribunais e reparações, tem as casas fechadinhas.

Chegaram à conclusão que era só prejuízo!

se é só prejuiso devem vender e investir ou então eu se fosse governo aumentava o IMI de forma brutal ...

0.0407 seg. NEW