Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: mog

Se essas casas estiverem vazias, claro que se sentirão incomodados caso vejam uma taxa especial de IMI a ser aplicada.
    pois mas cada caso é um caso e ter uma casa não é ter mais que uma casa e estamos a falar em 3ª 4ª e 5ª moradias assim como predios abandonados enfim acho que é mesmo preciso haver uma boa vassourada no terreno ...
    • mog
    • 28 fevereiro 2014

# 222

danobrega, concordo consigo mas acrescento o seguinte: provavelmente haverá casos de proprietários não se importariam de ser expropriados, pois têm imóveis que não conseguem rentabilizar, e assim sempre iriam buscar algum (e sabe Deus das finanças pessoais de cada um).
    Faz-me lembrar o caso de uns vizinhos que há uns 20 anos atrás esfregaram as mãos de contentes quando lhes informaram que iriam "expropriar" os terrenos agrícolas a propósito de uma auto-estrada. Na verdade, nem foi preciso expropriarem, aceitaram a proposta que lhe fizeram pois iriam abandonar a atividade e não tinham quem lhes comprasse os terrenos (ninguém queria investir para semear batatas).
    • adias
    • 28 fevereiro 2014

# 223

Colocado por: luisvvEu posso comprar uma casa para investir, confiando que vai valorizar X%.Mas se o arrendamento não tiver qualquer influência negativa na valorização do imóvel, não há qualquer motivo para não a arrendar. Pelo contrário: ter um rendimento periódico certo a acrescer à natural valorização do imóvel seria irresistível.

Pois, pode.
    O que lhe digo preto no branco e que todos os paises decentes perante essa opcao lhe dizem: podes comprar para "investir", mas tens que pagar a benesse, abrindo os cordoes em IMI. Queres acambarcar casas para teu bel prazer? Paga! Que o solo nao e coisa que se faca numa fabrica e se que o queres inutilizar, tens que pagar a todos a benesse.

Por ca... "eu sou dono, quero posso e mando"....
    • mog
    • 28 fevereiro 2014

# 224

Colocado por: rafaelisidoropois mas cada caso é um caso e ter uma casa não é ter mais que uma casa e estamos a falar em 3ª 4ª e 5ª moradias assim como predios abandonados enfim acho que é mesmo preciso haver uma boa vassourada no terreno ...

rafael, estou a falar de emigrantes que compraram mais do que um apartamento na cidade na perspectiva de rentabilizarem o seu capital, seja por via do arrendamento seja esperando poder vender mais tarde e mais caro). Nalguns casos correu bem, noutros nem por isso.
    • eu
    • 28 fevereiro 2014

# 225

Colocado por: danobregaA habitação é um bem essencial, mas é um bem essencial como tantos outros. Não se pode querer, sem se querer ao mesmo tempo cair na imoralidade, que uns trabalhem para construir património e outros, sem fazerem nada por isso e pelo uso da força, se apoderem desse mesmo património.

Mas é isso que muita gente quer...
    • mog
    • 28 fevereiro 2014

# 226

adias, se o problema é o uso excessivo do solo, então o remédio é simples: restringe-se as possibilidades de construção. O que não deve acontecer é "ah, tal, é mau em termos de planeamento do território mas desde que possas pagar uma boa taxa, então podes construir". Assim como que a modos de vender uma indulgência (podes pecar, desde que possas pagar).
  2.  # 227

existe pais a comprar casas para os filhos e são os primeiros a dizer que o governo é um ladrão porque corta no ordenado ...oh vida maldita

O ladrão é ladrão porque rouba, e não porque quem é roubado tem muito ou pouco dinheiro.
  3.  # 228

Tempo médio de despejar um inquilino e percentagem de casa própria (2004):

Espanha: 183 dias/83.2%
    França: 226 dias/54.8%(2000)
    Alemanha: 331 dias/41%
    Portugal:330 dias/não consegui encontrar o valor
    Dinamarca:225 dias/51.6%
    Reino Unido: 115 dias/70.7%
    Itália: 630 dias/67.9%

Fontes:
    http://www.oecd.org/eco/growth/evolution%20of%20homeownership%20rates.pdf
    http://www.globalpropertyguide.com/

Se olharmos para os números, não há uma relação directa entre o tempo que demora o despejo de um inquilino e a percentagem de população com casa própria. Empiricamente seria de esperar que nos países em que o despejo fosse mais fácil, que as rendas baixassem (devido à componente de diminuição do risco) para níveis que fosse mais compensador alugar em vez de comprar, mas não é isso que acontece. pois há outros factores que influenciam a compra de casa própria (deduções aos impostos, investimento, razões culturais, etc.)

No entanto penso que, apesar de não ser uma amostra significativa, basta passar os olhos por este fórum e ver que a a razão principal para as casas não serem postas no mercado de arrendamento seja o medo de apanhar um inquilino não cumpridor que depois se esteja um ano para o tirar de casa e receber a propriedade toda estragada...
    • adias
    • 28 fevereiro 2014 editado

# 229

Colocado por: danobregaDigamos também que o estado me tenta prejudicar se tiver uma habitação desocupada. Ora, tem de haver um processo de determinar que a casa está desocupada. Digamos que o processo é, como ai em cima indiciaste, haver ou não contrato de luz e água. Ora, ter um contrato de água e luz é muito mais barato para mim do que sofrer as consequências de tentar arrendar. Conclusão, não vou arrendar.

Estou-me marimbando se tens um contrato de agua e luz e evitas o IMI. No fim do ano, doi-te onde mais custa na mesma medida.
    Nao pagas IMI, pagas a uns gatunos na EDP e nas aguas de Portugal.
    No fim, tens 100 mil enterrados numa casa, ela perde valor a cada dia e ainda tens que pagar por dois contadores que nao usas. Doi, nao doi? pois, nessa altura pensas em arrendar.
    Preferes pagar IMI? doi nao doi?

Duvidam que a generalidade das camaras vai ter de o fazer muito em breve?
    Acabou-se o "e corrupto mas faz obra" de Oeiras e tantas outras. E que os amigos que faziam as rotundas e pagavam o porco de 4 em 4 anos... estao falidos
    E que "e corrupto" porque assina urbanizacoes de cruz para os amigos, "mas faz obra" da rotunda que o pato bravo da urbanizacao "da" em troca.... acabou-se
    E que ja ninguem tem interesse em fazer uma rotunda por uma urbanizacao. Ja nao vendem. Ja nao da dinheiro comprar terreno agricola e pedir ao corrupto para assinar. Agora, para construir e preciso ir reconstruir para os centros das cidades e ai... e trabalho duro e o m2 custa os "olhos da cara".
    A corrupcao que alimentou a pouca "obra" das camaras morreu. Estas estao completamente paralizadas. Nunca tiveram orcamento para nada, agora nem com a corrupcao conseguem obter rotundas e porcos (ate conseguem os porcos, mas e para terem a fotografia no boletim de voto).
    Resta-lhes usar a lei, resta-lhes taxar o que a lei diz.
    Claro que os actuais corruptos nunca o farao. Foram eleitos por quem tem muito a perder se tal acontecer. E claro que vao ficar caladinhos a ver o buraco e a tentar dizer que "nao ha obra" por causa da "crise".
    Um dia outros serao eleitos, sem as maos bezuntadas de cimento. Serao eleitos porque o Pagode percebe onde andaram a.... brincar..... sem vaselina estes anos todos ou porque uma geracao desesperada olhara para o Egipto, para a Turquia, para a Ucrania e vera que o seu desespero e igual....
  4.  # 230

Ora bem, digamos que eu vivo num país onde arrendar uma habitação me dá prejuízo: Os arrendatários não me pagam as rendas, danificam-me a casa, e ainda tenho de gastar dinheiro e tempo para os retirar da habitação, a seguir a "justiça" determina que os arrendatários não têm como me indemnizar e o caso fica assim. Digamos que é esta a minha percepção

Por isso temos que mudar de politica e de justiça é nisso que temos que melhorar ...

Digamos também que o estado me tenta prejudicar se tiver uma habitação desocupada. Ora, tem de haver um processo de determinar que a casa está desocupada. Digamos que o processo é, como ai em cima indiciaste, haver ou não contrato de luz e água. Ora, ter um contrato de água e luz é muito mais barato para mim do que sofrer as consequências de tentar arrendar. Conclusão, não vou arrendar.
    vais sim se as coisas funcionarem com cabeça tronco e membros primeiro pagas o IMI pela moradia fixa normal e depois pagas um IMI pela 2ª e 3ª e por aí a fora de modo a que doa ou seja se não quiseres arrendar tens que pagar ... e por exemplo podes receber parte do IMI das ditas moradias se apresentares um contrato de arrendamento ...+-isso .

Diz-me portanto como queres legislar para me obrigar a arrendar o que supostamente é meu, e eu digo-te como é que contorno a lei. Não tens hipóteses. A única maneira é passares leis equivalentes à expropriação do bem. E se me fizessem isso a uma habitação, eu sabia o que fazer. Andes de me tirarem a habitação à força eu tratava de garantir que ela ficava inutilizada de forma permanente.
    Cuidado há quem te possa achar um nojo por partires a tua moradia toda ...( digo-te que não sou eu )

A habitação é um bem essencial, mas é um bem essencial como tantos outros. Não se pode querer, sem se querer ao mesmo tempo cair na imoralidade, que uns trabalhem para construir património e outros, sem fazerem nada por isso e pelo uso da força, se apoderem desse mesmo património.
    é preciso saber que nem tudo foi um mar de rosas e a historia de Portugal mostra que Portugal sempre viveu á mama ...

A expropriação de património faz sentido se, de facto, o património estiver abandonado. Para isso já existe, e ainda bem, a lei do usucapião. Agora X querer expropriar a propriedade Y porque acha que Y não está a fazer o uso devido da mesma, e que ele é que sabe o que é que deve ser feito com a propriedade, parece... sei lá, tipo... uma espécie de roubo mascarado?
    o problema é este se de facto ter uma casa fechada ou abandonada é um encargo e despesa para o estado então é legitimo que o mesmo tome posse das mesmas e repare a meu ver deve ser entregue a uma instituição de caridade ... porque se for para entregar ao estado estado vai servir para comprar pneus para os Mercedes dos ministros e deputados ...
  5.  # 231

Caríssimos participantes:
    Penso que esteja a haver alguns excessos de linguagem que não contribuem para a discussão civilizada do tema.
    Gostaria de remeter para as regras de utilização do fórum casa, nomeadamente:

"

1. Não deve insultar, julgar, menosprezar ou censurar pessoas mas, pode discordar de ideias, conceitos ou princípios abstractos, fundamentando sempre que possível a sua perspectiva.

Exemplo do que se deve fazer:
    "Não concordo com essa forma de fazer as coisas porque pode acontecer isto ou aquilo".

Exemplo do que não se deve fazer:
    "Só um estúpido como você é que faz as coisas assim".

2.Deve evitar confrontações directas com outros membros que levem à criação de um mal estar no fórum. Respeite outras opiniões e permita que discordem de si - ninguém tem razão, todos temos perspectivas. Se for alvo de um membro mais abrupto, acalme-se e não responda, lembre-se do ditado: "vozes de burro não chegam ao céu". É preferível ignorar a continuar algo que não terá uma boa conclusão.

Exemplo do que se deve fazer:
    "Sou da opinião que os profissionais tal devem ter em atenção que as coisas são vistas de outra forma por muitos".

Exemplo do que não se deve fazer:
    "Vocês são uma corja que anda por aqui só a roubar os desgraçadinhos".
    "

Obrigado pela atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromdf
  6.  # 232

Colocado por: adiasNo fim, tens 100 mil enterrados numa casa, ela perde valor a cada dia e ainda tens que pagar por dois contadores que nao usas. Doi, nao doi? pois, nessa altura pensas em arrendar.
    Preferes pagar IMI? doi nao doi?

Ai é que te enganas. Não, não doí... doí-me muito mais pensar que tenho de aceitar ser roubado. As coisas custam a manter, é a vida. Se não dá para ganhar dinheiro com elas, passando o usufruto para alguém mediante compensação, azar. Fica fechado.

Colocado por: rafaelisidoroo problema é este se de facto ter uma casa fechada ou abandonada é um encargo e despesa para o estado então é legitimo que o mesmo tome posse das mesmas e repare a meu ver deve ser entregue a uma instituição de caridade ... porque se for para entregar ao estado estado vai servir para comprar pneus para os Mercedes dos ministros e deputados ...

Uma habitação fechada custa zero ao estado. Custa muito mais se me obrigarem a manter os contratos de serviços abertos, porque ai têm de manter a infraestrutura a funcionar.

Colocado por: rafaelisidoroCuidado há quem te possa achar um nojo por partires a tua moradia toda ...( digo-te que não sou eu )

Temos pena.
  7.  # 233

Colocado por: mog

rafael, estou a falar de emigrantes que compraram mais do que um apartamento na cidade na perspectiva de rentabilizarem o seu capital, seja por via do arrendamento seja esperando poder vender mais tarde e mais caro). Nalguns casos correu bem, noutros nem por isso.
    e de quem é a culpa disto ????? o negocio é um risco ...para haver quem ganha tem que haver quem perca .
  8.  # 234

Pois, pode.
    O que lhe digo preto no branco e que todos os paises decentes perante essa opcao lhe dizem: podes comprar para "investir", mas tens que pagar a benesse, abrindo os cordoes em IMI. Queres acambarcar casas para teu bel prazer? Paga! Que o solo nao e coisa que se faca numa fabrica e se que o queres inutilizar, tens que pagar a todos a benesse.
    Por ca... "eu sou dono, quero posso e mando"....

E lá vamos nós outra vez:

1) O que diz não contradiz em nada o meu argumento. O que determina a opção pelo não arrendamento é a percepção clara de que o rendimento é incerto e o risco é elevado. Ponto.

2) Não se trata de açambarcar. Cada um dá o uso que entende ao seu património. E havendo tanta casa vazia como o adias sugere não seria possível açambarcar nada. Sejamos claros: não é possível "açambarcar" num mercado atomizado como o imobiliário.

3) Construí uma casa, paguei-a, pago os respectivos impostos. Se construir duas e só "utilizar" uma, continuarei a pagar impostos pelas duas. Não há qualquer motivo para penalizar supostas faltas de uso.
  9.  # 235

Devia-se passar leis parecidas para os rins. Tens ai um rim a mais, e alguém precisa dele para viver. Vou-to tirar, ou então pagas para ter dois rins.
    Concordam com este comentário: eu, treker666
  10.  # 236

Uma habitação fechada custa zero ao estado. Custa muito mais se me obrigarem a manter os contratos de serviços abertos, porque ai têm de manter a infraestrutura a funcionar.

há casas a cair em plena rua , fechadas e que causam desgraças a todos , interveções dos bombeiros , intervenções por parte das câmaras etc etc ... infiltrações nas casas dos pobres que estão ao lado destas enfim isso é um roda !!!!!
  11.  # 237

Colocado por: luisvv

E lá vamos nós outra vez:

1) O que diz não contradiz em nada o meu argumento. O que determina a opção pelo não arrendamento é a percepção clara de que o rendimento é incerto e o risco é elevado. Ponto.

2) Não se trata de açambarcar. Cada um dá o uso que entende ao seu património. E havendo tanta casa vazia como o adias sugere não seria possível açambarcar nada. Sejamos claros: não é possível "açambarcar" num mercado atomizado como o imobiliário.

3) Construí uma casa, paguei-a, pago os respectivos impostos. Se construir duas e só "utilizar" uma, continuarei a pagar impostos pelas duas. Não há qualquer motivo para penalizar supostas faltas de uso.

não há e tem razão mas poderia ser taxado se existisse uma taxa sobre os artigos de luxo em que uma casa é vital mas ter mais que uma é um luxo lol como ter um mercedes ou um audi mas isso desde que Portugal oferece-se um carro de categoria igual ahahahahah
  12.  # 238

Colocado por: danobregaDevia-se passar leis parecidas para os rins. Tens ai um rim a mais, e alguém precisa dele para viver. Vou-to tirar, ou então pagas para ter dois rins.

se acabar com a lista de espera a quem vai retirar um ok 100% de acordo ...
  13.  # 239

Colocado por: rafaelisidorohá casas a cair em plena rua , fechadas e que causam desgraças a todos , interveções dos bombeiros , intervenções por parte das câmaras etc etc ... infiltrações nas casas dos pobres que estão ao lado destas enfim isso é um roda !

Há legislação própria para isso. Se uma habitação cair e causar danos a alguém suponho que o dono seja responsável.
  14.  # 240

para mim este assunto é inútil

estamos a falar de uma propriedade privada e não tem de haver cá grandes imposições, mais que não seja o bom senso de cada um nas suas relações.

quanto á pegada ecológica de que fala o adias penso que ai já há leis e regulamentos suficientes e até em demasia a regular a edificação.

0.0371 seg. NEW