Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Eu nunca acreditei nessa teoria, mas realmente é a vigente.
    Mas já houve tempos em que o final estava muito mais próximo e tem vindo a ser corrigido. Esse final é hoje em dia gerido em face dos interesses económicos que nos transcendem ...
  2.  # 82

Outro argumento que não ainda não foi falado são os empréstimos que as famílias têm em Euros. Para aqueles que defendem a volta do escudo, como preconizavam pagar o vosso empréstim da casa em Euros quando passassem a ganhar metade do que ganhavam antes?
    Aí a banca tinha que fazer hipotecas a 120 anos...

se sair-mos da CE explique-me porque tem que pagar o dobro pelas coisas , não me diga que quando entrou o € começou a ganhar o dobro !!!!!?????
    acho que está a misturar as coisas , o € não encareceu o produto ...
  3.  # 83

Colocado por: danobregaO ritmo de produção é muito mas muito menor que o ritmo de consumo. :-) No fundo o petróleo éenergia solar, convertida em matéria orgânica durante muito tempo, e que ficou capturada no solo. O ritmo de produção de novasreservas de petróleopelo planeta nunca será, portanto, superior à energia solar que atinge o planeta.

Essa teoria está a ser reavaliada pois em poços ha muitos extintos, enormes quantidades de petróleo tem sido retirados de la. Ja se teoriza que afinal o petróleo não e criado pela matéria orgânica de tempos idos. A ver vamos o que a ciência de hoje nos dirá nesse campo, pois a de antes tem errado e muito.
  4.  # 84

Colocado por: adiasCada vez mais pessoas a viver pior que caes, num pais com um milhao de casas vazias!

Vazias não significa disponíveis E de acordo com os seus próprios dados, tire lá duas centenas de milhar desse número que apresenta.

E porque o Adias não compra uma casa dessas e coloca lá um sem numero de pessoas?
  5.  # 85

Colocado por: medicineengBem, para aqueles que andam a discutir o petróleo em Angola, gostaria de chamar a atenção para o facto que Angola já não é nossa (roubando e adaptando um slogan do tempo da outra senhora), por isso é irrelevante para o facto de Portugal estar ou não no Euro.
    ninguem disse que Angola e Africa é de Portugal apenas estamos a discutir a extração de petroleo , Africa vai produzir mais Petroleo este ano , por exemplo a America vai deixar de consumir atravez da importação 1.6 milhões de barris a 1 milhão por dia chegando a America a produzir 50% do petroleo até 2050 ...
    A Produção no Paraná aumentou ...
    logo se não tivermos presos a nada o negocio é sempre mais vantajoso ... a Arabia vai aumentar a produção e a Rússia vai produzir a mais ...

moral da historia a OPEC ou a OPEP que são o mesmo organismo é que está a especular toda esta historia ...
    • alexp
    • 25 fevereiro 2014

# 86

Sair do EURO é banca rota automática. Os bancos ficavam impossibilitados de pagar a divida externa em euros, recorrendo a escudos que teriam uma desvalorização mensal brutal (porque voltar ao escudo seria para imprimir com força).

Se fossemos um país como a Venezuela, com o petróleo e recursos naturais seria uma ideia a pensar, mesmo assim não seria fácil.

Quanto ao petróleo, a teoria do "peak oil" já foi quebrada pelo shale oil americano (os EUA estão quase a ultrapassar a Arábia Saudita em produção de petróleo). No caso do shale oil nos EUA, a produção foi à custa dos pequenos produtores, as grande petrolíferas não conseguiram o monopólio deste recurso, logo a produção aumentou.

oil

O petróleo é controlado pela OPEC e pelas "7 sisters" (ou 12 sisters com diz o New York Times actualmente) http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_irm%C3%A3s de modo a controlar os preços, mas o petróleo restante no mundo é de exploração cada vez mais cara, como exemplo temos os campos pré-sal no Brasil que custam fortunas a explorar.

A aposta dos Alemães nas renováveis não é inocente, eles querem eliminar uma fragilidade que é a dependência excessiva dos combustíveis fosseis de terceiros. O problema maior neste momento, para termos um "mundo eléctrico", são as baterias, que são caríssimas, se elas baixarem significativamente, o carro eléctrico será viável, e validará uma maior produção eléctrica de origem renovável.

Esta semana saiu um boa noticia, a Tesla planeia uma MEGAFabrica de baterias para baixar os custos das mesmas significativamente.
    http://forococheselectricos.com/2014/02/nuevos-detalles-de-la-mega-fabrica-de-baterias-de-tesla.html

Vamos ver no que dá.
  6.  # 87

Seja como for, o petróleo continua a ser a forma mais vantajosa de obter energia.
  7.  # 88

Sair do EURO é banca rota automática. Os bancos ficavam impossibilitados de pagar a divida externa em euros, recorrendo a escudos que teriam uma desvalorização mensal brutal (porque voltar ao escudo seria para imprimir com força).

por mim a banca poderia ir toda levar no pacote , são eles os causadores desta crise toda ...
    • alexp
    • 25 fevereiro 2014

# 89

Colocado por: rafaelisidoro
    por mim a banca poderia ir toda levar no pacote , são eles os causadores desta crise toda ...

ia, utopicamente também concordo. Deixando de ser inocente, façamos as contas para a banca levar no pacote:
    - bpn custou seis mil milhões ao Zé povinho
    é fazer as contas para os bancos todos

(não estás à espera que seja o PPC e o Tozé a pagar?)
  8.  # 90

Colocado por: alexp

ia, utopicamente também concordo. Deixando de ser inocente, façamos as contas para a banca levar no pacote:
    - bpn custou seis mil milhões ao Zé povinho
    é fazer as contas para os bancos todos

(não estás à espera que seja o PPC e o Tozé a pagar?)

olha é produzir mais escudos ... bem se poderia colocar as maquinas a trabalhar dia e noite . isso é dramatizar a mais ... pagar por pagar pago para fechar todas estas entidades ... são uns excelentes poços de petroleo para os nossos governantes , temos é que perder o medo !!!!
  9.  # 91

olha é produzir mais escudos ... bem se poderia colocar as maquinas a trabalhar dia e noite . isso é dramatizar a mais ... pagar por pagar pago para fechar todas estas entidades ... são uns excelentes poços de petroleo para os nossos governantes , temos é que perder o medo !!!!

Aprovo a sua sugestão. Tem aqui um óptimo exemplo, que era capaz de produzir algumas confusões com os trocos, mas nada que não se resolvesse:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3e/Zimbabwe_%24100_trillion_2009_Obverse.jpg/800px-Zimbabwe_%24100_trillion_2009_Obverse.jpg
  10.  # 92

11.  # 93

Colocado por: pedromdfHá aí qualquer montagem.

Haver há, mas a montagem foi feita pelos mesmos que ligaram as impressoras. É que a partir de uma certa altura os zeros não dão jeito:

Although the dollar was considered to be among the highest-valued currency units when it was introduced in 1980 to replace the Rhodesian dollar at par, political turmoil and hyperinflation rapidly eroded the value of the Zimbabwe dollar to become one of the least valued currency units in the world, undergoing three redenominations, with high face value paper denominations, including a $100 trillion banknote (1014).[2] The third redenomination produced the "fourth dollar" (ZWL), which was worth 1 trillion ZWR (third dollar), or 1025 ZWD (first dollar).

http://en.wikipedia.org/wiki/Zimbabwean_dollar
  12.  # 94

Então quer dizer que se chegarmos lá com 1 Euro compramos a capital ...
  13.  # 95

Estas teorias da extinção seja lá do que for, são sempre muito empoladas para o lado da desgraça. Veja-se a do buraco do ozono, que até já deixou de ser escaparate. Mas enfim vamos sendo entretidos com estas teorias da sustentação da humanidade. Depois é os meteoritos que um dia chocam com a terra e lá vamos todos p'ró galheiro.
    Há-de haver sempre profetas da desgraça humana ...
  14.  # 96

Colocado por: pedromdfEntão quer dizer que se chegarmos lá com 1 Euro compramos a capital ...

Não, não quer dizer nada disso. Quer dizer que se aceitar uma certa quantidade de moeda daquela hoje, amanhã não a vai conseguir trocar pelo "mesmo valor".

Colocado por: pedromdfHá-de haver sempre profetas da desgraça humana ...

Claro que sim. Mas uns dizem que foi um amigo imaginário que falou eles na montanha e lhes contou essa história. Outros tentam analisar dados para ver se conseguem prever mais ou menos o que vai acontecer no futuro.

E não sei porquê mas colocar as "previsões" das danças da chuva dos índios e as previsões da chuva dos cientistas da área da meteorologia no mesmo patamar parece-me... sei lá, errado?
  15.  # 97

Colocado por: danobregaE não sei porquê mas colocar as "previsões" das danças da chuva dos índios e as previsões da chuva dos cientistas da área da meteorologia no mesmo patamar parece-me... sei lá, errado?

São ambas feitas por humanos com a mesma regra das probabilidades ... Uma parece-lhe melhor que a outra ...
  16.  # 98

Colocado por: pedromdfSão ambas feitas por humanos

Confere.

Colocado por: pedromdfcom a mesma regra das probabilidades ...

Não confere. Uns acertam ao acaso, outros acertam sempre.

Colocado por: pedromdfUma parece-lhe melhor que a outra ...

Não é "melhor". Uma não vale nada, a outra tem muito valor.
  17.  # 99

Colocado por: danobregaNão confere. Uns acertam ao acaso, outros acertam sempre.

Grande fézada ...

Naquelas situações que temos aqui referido andam sempre a corrigir as previsões.

Ainda no Domingo no supermercado uma sra. incrédula porque estava a chover e ela tinha visto que não chovia, até tinha deixado as janelas abertas. Oh minha senhora vá fechar as janelas porque está mesmo a chover ...

Mesmo com esta confiança toda eles ainda não acertam sempre ...
  18.  # 100

Colocado por: pedromdfMesmo com esta confiança toda eles ainda não acertam sempre ...

Ai é que tu te enganas. Acontece que a maioria das pessoas entende as previsões como vai chover / não vai chover, quando as previsões são algo como "Há uma probabilidade de 20% de haver aguaceiros".

E se fores observar todas as previsões iguais a "Há uma probabilidade de 20% de haver aguaceiros", vais reparar que 20% das vezes houve aguaceiros.

É claro que para ti e para mim não nos serve de grande coisa saber que há uma probabilidade de 20% de chover, porque queremos é ter a certeza absoluta. Mas isso é outra conversa. De facto as previsões meteorológicas são bastante precisas, dentro da sua imprecisão. :P

0.0361 seg. NEW