Iniciar sessão ou registar-se
    • J.S
    • 25 fevereiro 2014

# 1

Boa noite

Tenho uma dúvida, e espero que algum de vós me possa esclarecer.

O coeficiente de localização para o cálculo do IMI para a minha habitação é de 0,65, mas ao consultar o simulador deparo que os vizinhos da frente possuem um coeficiente de localização de 0,5, tendo em conta a mesma localização, acessos, etc...

Tendo em conta a legislação:

"O coeficiente de localização (Cl) varia entre 0,4 e 2, podendo, em situações de habitação dispersa em meio rural, ser reduzido para 0,35, e em zonas de elevado valor de mercado imobiliário ser elevado até 3.
    Os coefi cientes a aplicar em cada zona homogénea do município podem variar conforme se trate de edifícios destinados a habitação, comércio, indústria ou serviços.
    Na fixação do coeficiente de localização são tidas em consideração, nomeadamente, as seguintes características:
    a) Acessibilidades, considerando-se como tais a qualidade das vias rodoviárias, ferroviárias, fluviais e marítimas;
    b) Proximidade de equipamentos sociais, designadamente escolas, serviços públicos e comércio;
    c) Serviços de transportes públicos;
    d) Localização em zonas de elevado valor de mercado imobiliário."

A minha pergunta é: Porquê cl difente? Apenas por ter a estrada a separar?

Aguardo a vossa ajuda
  1.  # 2

Colocado por: J.SA minha pergunta é: Porquê cl difente? Apenas por ter a estrada a separar?

Existem milhares de estradas a separar zonas com coef. de localização diferentes, só se existisse apenas UM coef. de localização, é que isso não acontecia. O JS reclama porque está do lado errado da rua, se fosse ao contrário estaria todo satisfeito.
    • J.S
    • 25 fevereiro 2014

# 3

Colocado por: Picareta
    Existem milhares de estradas a separar zonas com coef. de localização diferentes, só se existisse apenas UM coef. de localização, é que isso não acontecia. O JS reclama porque está do lado errado da rua, se fosse ao contrário estaria todo satisfeito.

Desde já agradeço a sua resposta e compreendo o seu ponto de vista. Mas qual o critério? A mim não me parece justo, se é a mesma rua, o mesmo acesso, qual a finalidade de coeficiente de localização diferente? Será para penalizar o contribuinte? É isso que não entendo.
    • eu
    • 25 fevereiro 2014

# 4

Custa a aceitar, mas a fronteira entre dois coeficientes diferentes tem que ser colocada em algum sítio...
    • J.S
    • 26 fevereiro 2014

# 5

Colocado por: euCusta a aceitar, mas a fronteira entre dois coeficientes diferentes tem que ser colocada em algum sítio...

Parece-me que a equidade não é muita quando aplicam os cl. Neste caso o cl muda 0,15, ainda é um valor considerável tendo em conta o mesmo local.
    • eu
    • 26 fevereiro 2014 editado

# 6

Colocado por: J.SParece-me que a equidade não é muita quando aplicam os cl.

Equidade? É apenas uma palavra... isso não existe no mundo real.
    • J.S
    • 26 fevereiro 2014

# 7

Colocado por: eu
    Equidade? É apenas uma palavra... isso não existe no mundo real.

Exato, tinha me esquecido desse pequeno grande pormenor.
  2.  # 8

Parece-me que a equidade não é muita quando aplicam os cl. Neste caso o cl muda 0,15, ainda é um valor considerável tendo em conta o mesmo local.

Aqui em Lisboa, na mesma rua, num simples cruzamento entre 2 avenidas, há 3 coeficientes de localização diferentes.
    Como disse o eu, em algum lado tem que se traçar uma fronteira, e seja onde for, haverá sempre alguém que se sente injustiçado.
    • 1255
    • 27 fevereiro 2014

# 9

Colocado por: J.SA minha pergunta é: Porquê cl difente? Apenas por ter a estrada a separar?

Pela mesma razão que na minha zona existe uma bifurcação de ruas que divide as mesmas em três concelhos diferentes :-)
    Chegam a ir três camiões de recolha de lixo a esse cruzamento e de concelhos diferentes.

A divisão tem de ser feita em algum lado. E há carradas de casos desses nos coeficientes de localização das finanças para cálculo do IMI.
  3.  # 10

É um problema de desenho. Se o limite do polígono que define o valor passasse no quintal das pessoas, isso dava-lhes a opção de escolher a que polígono queriam pertencer.
    • eu
    • 27 fevereiro 2014

# 11

Colocado por: arqluisÉ um problema de desenho. Se o limite do polígono que define o valor passasse no quintal das pessoas, isso dava-lhes a opção de escolher a que polígono queriam pertencer.

Depois os vizinhos ficavam indignados: porque é que a linha passa no quintal do vizinho e não no meu?

0.0157 seg. NEW