Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Estou em fase de terminar a construção da minha casa uni-familiar. Agora falta resolver um problema no qual ninguém sabe bem como fazer.

    O projecto de construção é de 2011 e tenho o projecto ited 1

    Então é o seguinte: tenho uma caixa cemu onde entra e sai 4 tubos 40, dois que vêm do ati e outros 2 que vão ligar à CVM. Agora pergunto? que caixa CVM comprar. O electricista diz que só é preciso comprar a tampa amolgada pela UE mas a loja de material electico diz que agora com a nova legislação do ited 3 já não se pode meter só a tampa, tem de ser uma caixa com 50x50x40 mas o problema é que nenhum dos fornecedores têm essa tal caixa. E agora tenho de esperar que ele consiga arranjar essa nova caixa cvm.
  2.  # 2

    Colocado por: volcom_DCtem de ser uma caixa com 50x50x40 mas o problema é que nenhum dos fornecedores têm essa tal caixa

    isso é feito em alvenaria, por isso é que nenhum fornecedor a tem,

    a tampa tem que ser uma tampa HOMOLOGADA para o ITED 3 e sem "amolgadelas",

    ainda que seja muito discutível a sua inclusão numa instalação objecto de projecto ITED 1 ou 2 (nestes não existe essa obrigatoriedade, logo não tem sentido aplica-la).
    Concordam com este comentário: arqluis
  3.  # 3

    Sim o rapaz da loja também disse que antes era assim que se fazia uma caixa em alvenaria, mas agora na passagem do ited 2 para 3 eles obrigam que se meta uma caixa com tampa homologada.
      cvm.JPG
  4.  # 4

    o ITED 3 não está em vigor... portanto, reja-se pelo que diz o seu projecto de 2011, e o manual ITED 1.

    EDIT: o que está em vigor é a 2ª alteração à lei que deu origem ao ITED 2! é a Lei 47/2013.
    O que perfaz que, no total, existem já três leis para o ITED 2, não confundir com ITED 3!
  5.  # 5

    Colocado por: treladocaoo ITED 3 não está em vigor... portanto, reja-se pelo que diz o seu projecto de 2011, e o manual ITED 2.


    No meu projecto ited apenas diz cvm não indica mais informação sobre isso. O meu problema é se faço a caixa em alvenaria com a tampa e se depois tenho problema com a vistoria.
  6.  # 6

    Calma.... ora repare no seguinte:
    1 - O seu projecto ITED, sendo um projecto, terá um termo de responsabilidade subscrito por um técnico;
    2 - Esse técnico, deverá estar habilitado para esse efeito;
    3 - No termo que o técnico passou, deve lá dizer algo do género "Cumpre a legislação em vigor";
    4 - A legislação em vigor, em 2011, é o ITED 1, como diz;
    5 - No ITED 1 e 2, existe a dúvida legal sobre de quem é a responsabilidade de fazer a CVM, pois esta deve constar do projecto ITUR (infraestruturas exteriores) e não do ITED (infraestruturas interiores), sendo que o ITED deverá prever a interligação entre a CVM (ITUR) e a CEMU (ITED);
    6 - Regra geral, e apenas para facilitar o aspecto legal, começou-se a desenhar as CVM também nos projectos ITED, e a incluí-las no mesmo;
    7 - As CVM definidas em projecto ITED pelo projectista não são obrigatórias serem do mesmo tipo das CVM especificadas pelo ITUR, portanto, pode colocar uma caixa qualquer no chão , com tampa, com as dimensões e características que o projectista quiser, onde apenas o essencial é garantir a possibilidade de ligação entre esta CVM e a CEMU.

    Portanto, pode fazer a caixa CVM em alvenaria perfeitamente, mete uma tampa (em ferro, por norma, pois fica em passeio e os carros podem passar por cima), e ninguém na vistoria pode chatear por causa disso.
    Se chatearem, o técnico projectista que fale com eles!

    Mais lhe conto, a minha moradia é ITED 2, não tenho CVM e na vistoria o técnico tentou-me chatear com isso, mas teve de meter a "viola no saco"...
    Ainda por cima moro em aldeia, onde a rede é aérea e não subterrânea.
    No meu caso, apenas coloquei um tubo entre a CEMU e o local onde a PT iria implantar o poste de madeira para fazer descer o cabo, na extrema do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: volcom_DC
  7.  # 7

    Boas, desde já agradeço a sua explicação.

    Sim tem toda a lógica o que referiu e por acaso a minha vivenda também é na aldeia onde só existe a simples linha telefónica.

    Vou fazer a caixa em alvenaria com as dimensões da tampa como o electricista tinha indicado.

    Assim que tiver novidades posto.
  8.  # 8

    Boa noite. Eu também fui apanhado com a treta do ITED. O arquitecto sem me informar pediu um projecto para utilização de ITED que só agora tive conhecimento disso e dos custos depois da licença camarária ser emitida. Sei que podia ter sido pedido isenção por ser uma casa antiga remodelada mas ninguém me informou disso nem do preço da execução do projecto. Agora parece que tenho de "comer as favas". A minha questão para quem me possa informar é: O que é o CVM? No projecto encontra-se as medidas de 40 cm X 40 cm x 40 cm. Tenho de ser eu a fazer o CVM? Pode ser uma caixa feita no lugar ou tenho de comprar feita? Quais as coisas a ter em atenção ao fazer ou comprar a caixa do CVM? No projecto no início diz: Projecto ITED3 devido ao edifício ser uma reconstrução. Que significa isto? São muitas perguntas mas se alguém tiver a simpatia de me responder e informar, agradeço pois tenho a sensação de estar a ser lixado! Obrigado. Jofre Martins
  9.  # 9

    Boa tarde. Alguém me pode ajudar, procuro um disjuntor ou diferencial monofásico para corrente 220v sensível, regulável de 2 a 4 Amperes, para uma rolote num Parque de Campismo que não posso ter nada com mais de 800 a 900 Wotts ? tudo acima disso desliga no geral da rua. obriga nos sempre a chamar o responsável para ligar o geral. Pelas minhas contas em amperes preciso regular a potencia para 3.75 Amperes que dá os 800 a 900 Wotts.
    já procurei tudo e não encontro em lado nenhum.
  10.  # 10

    Oh tonico o que é que a sua questão sobre um limitador de potencia tem a haver com este topico sobre CVM´s....!!? nada.
    Tinha aberto uma discussão nova.
    De qq maneira tem de falar com um electricista.
 
0.0144 seg. NEW