Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Nas traseiras da minha casa, mas não no meu terreno, encontra-se uma "mina" ou nascente de água que sei que foi controlada e desviada com canalização, já há muitos anos. O problema é que as traseiras da minha casa (sala de estar e marquise) são praticamente subterrâneas e, acontece que, mesmo não tendo chovido aqui no fim de semana, fiquei surpresa com a quantidade de água estava por baixo do meu sofá, que percebi que entrava pelo rodapé da sala de estar. Exactamente por não ter chovido é que estranhei a água e cheguei à conclusão que aquela água é da mina que estará entupida ou com algum outro problema. De imediato troquei a sala de estar pela sala de jantar que tem menos coisas e a água não lhes chega, enquanto que na sala de estar tinha mais coisas eléctricas que convinha resguardar antes que a água lhes chegasse. Qual não é o meu espanto quando vejo que, na parede onde estava antes o móvel-TV, estava uma grande mancha de água, que se estende pelas outras paredes também.... Já tirei fotos e tenciono fazer queixa, não acredito que isto seja da responsabilidade do meu seguro, até pq o meu seguro é uma lástima de serviço e estou em vias de mudar.

Acredito que isto seja da responsablidade da Câmara, da Junta de Freguesia ou até mesmo da companhia das águas... A minha dúvida é só mesmo essa, a que entidade devo fazer reclamação? Ou mando a mesma carta para as três a ver quem me responde?

Desde já obrigada!
    • mln2c
    • 26 fevereiro 2014

# 2

à partida eu penso que se a sua sala é subterrânea deveria estar impermeabilizada pelo que quando muito será um problema para o seu seguro.

Mas deixe ver o que dizemos outros utilizadores do forum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isa C.
    • size
    • 26 fevereiro 2014 editado

# 3

É um problema construtivo do prédio que não foi devidamente isolado do lençol freático existente.

Se ainda estiver dentro da garantia, reporte a anomalia ao construtor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isa C.
  2.  # 4

Bem... A casa tem mais de 60 anos, não sei se isso ajuda a esclarecer alguma coisa!... Além de que isto é um andar-moradia, fracção do rés-do-chão, na fracção de cima não mora ninguém, nem sei a quem pertence a casa de momento. Estando a caderneta predial em propriedade horizontal, teriam de ser os dois seguros a ser chamados, mas o máximo que sei é que a casa de cima foi tomada pelo banco (a antiga dona insolvente disse-mo), soube que ia a leilão, mas até agora não sei mais nenhum pormenor, se já foi vendida ou se ainda pertence ao banco. Ando numa luta com o meu seguro, pois na mesma divisão (sala) já tenho tido problemas com o terraço que tem por cima (pertencente à fracção "abandonada") que me causou infiltrações no tecto e, mesmo sendo propriedade horizontal, o meu seguro "esqueceu-se" desse pormenor e diz que a responsabilidade é do seguro de cima... Esta casa só me tem dado dores de cabeça.

Mas penso que, independentemente de serem problemas/defeitos de construção, por melhor ou pior revestidas que estejam as paredes, isto aconteceria na mesma... A origem do problema é fora da casa, não dentro! Ao lado de casa tem uma viela e escadaria que vai dar às casas nas traseiras da minha e, como não tem chovido, o chão está seco, mas logo acima da escadaria por entre o cimento (muito velho, por sinal) a água da mina emerge e foge pela superfície da viela... Ou seja, há mesmo um entupimento e está a prejudicar a minha casa!!! E mais, a minha mediadora de outros seguros a quem tiro muitas dúvidas disse-me para, caso precisasse de activar algum seguro, nunca insinuar, achar ou dizer que suspeito de problemas em paredes-mestras e afins ao perito q cá venha, pois eles metem-se logo de parte, pois os seguros normalmente não cobrem supostos defeitos de construção e de paredes-mestras e afins...
    • adias
    • 26 fevereiro 2014

# 5

A agua nao é "da mina". A água existe no solo, a mina limita-se a retirar alguma dessa agua e sem ela teria ainda mais problemas de infiltracoes.
  3.  # 6

Colocado por: Isa C.

Acredito que isto seja da responsablidade da Câmara, da Junta de Freguesia ou até mesmo da companhia das águas... A minha dúvida é só mesmo essa, a que entidade devo fazer reclamação? Ou mando a mesma carta para as três a ver quem me responde?

Desde já obrigada!

E porque é que a sua casa deixou a água entrar?
    Se calhar o problema está aí.

0.0113 seg. NEW