Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, ando aqui á volta com um problema que espero que possa ter fácil resolução!!

    Há cerca de ano e meio vim morar para uma moradia isolada (em novembro de 2012), e há cerca de1 ano comecei a reparar que nas traseiras de alguns móveis tipo cómodas e roupeiros começou a aparecer umas manchas de bolor (mofo, fungos, o que seja...), Aquilo começava a passar para a roupa, pelo que na altura lavei a roupa toda com vinagre e as traseiras dos móveis com vinagre e lixívia.

    Depois veio o Verão, e não voltou a aparecer nada. no entanto, este Inverno coemçou de novo a aparecer nos mesmos móveis (e noutros), e também em alguns cantos das paredes (os cantos onde os móveis estavam encostados). Mais uma vez, toca a passar vinagre e lixivia e alcool em todos os sitios que estavam com mofo... Comecei a arejar os quartos regularmente, sempre que está um tempo menos mau, comprei um desumidificador que uso 1-2 noites por quarto por semana.

    A minha pergunta é, será que isto é algum defeito de construção (a moradia ainda está na garantia), ou é simplesmente normal?? Moro numa zona muito húmida, junto á praia e rio...

    E há algum produto que possa aplicar nos móveis para evitar que apareça bolor no futuro? Nas paredes, sei que há um aditivo anti-fungos para misturar com a tinta e dar umas demãos, mas para móveis não sei de nada... Alguma sugestão para acabar com isto, tanto nos móveis como nas paredes??

    Obrigado a todos!
  2.  # 2

    pode ser uma infiltraçao ou simplesmente humidade no ar. essas zonas são pouco arejadas e isso acontece.

    trate as traseiras dos móveis e.g. com verniz
  3.  # 3

    Boa tarde.

    Pelo que percebo das patologias apresentadas no texto, estou em crer que têm um problema de condensações em zonas em que há pouca ou nenhuma renovação do ar e em zonas de pontes térmicas (cantos de paredes).

    Este tipo de situações ocorre sempre que existem superfícies mais frias do que a temperatura do ar, sendo que quando este entre em contacto com a superfície dá origem a condensações superficiais o que por sua vez origina os problemas apresentados no texto.

    Existem mil e uma formas e métodos para eliminar os problemas descritos, uns mais caros e que eliminam de forma definitiva, outros mais baratos que ajudam a combater as patologias, sendo que aconselho que peça a alguém que seja da sua zona, ligado á área de construção para visitar o local e dar uma opinião mais informada com os dados recolhidos durante a visita.

    de qualquer forma, temos alguma informação sobre o assunto no nosso blog que espero que o possa ajudar!

    Cumprimentos.
    João Silva.

    R.S.Silva Lda.
    [email protected]
    Facebook
  4.  # 4

    Boa tarde José Silva

    Esse problema tem haver com o excesso de humidade que tem em casa.
    Ao ponto das próprias roupas que tem nas gavetas estarem húmidas e cheirarem a mofo, os sofás começa a ficar com bolor, os interiores dos roupeiros a mesma coisa.

    A melhor solução que encontrei é um recuperador de calor, com entrada de ar vinda do exterior a injectar para dentro de casa, e acaba com estes problemas todos

    Nos dias de sol procure abrir as janelas, e assim que começar arrefecer feche as janelas.
  5.  # 5

    Antes de mais, obrigado a todos pelas sugestões. No entanto, já há bastante tempo que arejo regularmente os quartos e a situação continua a reaparecer...

    Leiria, eu tneho um recuperador de calor (na lareira), como posso instalar esse sistema de injectar para dentro de casa??
  6.  # 6

    Colocado por: r.s.silvaBoa tarde.

    Pelo que percebo das patologias apresentadas no texto, estou em crer que têm um problema de condensações em zonas em que há pouca ou nenhuma renovação do ar e em zonas de pontes térmicas (cantos de paredes).

    Este tipo de situações ocorre sempre que existem superfícies mais frias do que a temperatura do ar, sendo que quando este entre em contacto com a superfície dá origem a condensações superficiais o que por sua vez origina os problemas apresentados no texto.

    Existem mil e uma formas e métodos para eliminar os problemas descritos, uns mais caros e que eliminam de forma definitiva, outros mais baratos que ajudam a combater as patologias, sendo que aconselho que peça a alguém que seja da sua zona, ligado á área de construção para visitar o local e dar uma opinião mais informada com os dados recolhidos durante a visita.

    de qualquer forma, temos alguma informação sobre o assunto no nosso blog que espero que o possa ajudar!

    Cumprimentos.
    João Silva.

    R.S.Silva Lda.
    [email protected]
    Facebook


    Caro RSSilva, consultei o vosso blog mas não encontrei nada acerca de humidade/bolor. pode dar-me umas ideias acerca das melhores soluções?
  7.  # 7

    Colocado por: jose silvaAntes de mais, obrigado a todos pelas sugestões. No entanto, já há bastante tempo que arejo regularmente os quartos e a situação continua a reaparecer...

    Leiria, eu tneho um recuperador de calor (na lareira), como posso instalar esse sistema de injectar para dentro de casa??


    Tem um recuperador de calor na Lareira a ar, com ventilador.

    Faz a distribuição do recuperador de calor para as outras divisões ou fica com o calor só no local onde está instalado?

    Que marca é o seu recuperador ? permite uma entrada de ar externa ?

    Esta entrada de ar exterior é feita com um tubo de 125 mm.

    Veja esta instalação:

    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/

    Eu com este sistema consegui reduzir a humidade da minha casa para 55% e acabei com os cheiros a mofo, e ar que se respira é uma maravilha.
 
0.0131 seg. NEW