Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Cá em casa são cada vez mais as estratégias que utilizamos para poupar. Desligamos os electrodomésticos para não gastar eletricidade desnecessariamente, fechamos as torneiras quando não é necessário e poupamos nas compras de supermercado à custa do aproveitamento de promoções, vales de desconto e cupões.
    Quanto às promoções de supermercados e produtos de bricolagem, costumo consultar alguns blogs que oferecem uma boa ajuda a selecionar as melhores oportunidades. Os blogs que sigo são:

    http://bricopoupar.com

    http://poupaja.com

    Para mim são os melhores do gênero.
    Hoje por exemplo, consegui comprar Pasteis de nata e um serviço de louça a custo zero, utilizando vales de desconto e cartão de uma das grandes redes de supermercados nacional (que não sei se posso dizer o nome aqui).
    Sempre fomos bastante ágeis no que se refere a poupar no entanto, é sempre bom podermos trocar novas ideias para apurar ainda mais esta capacidade de fazer mais com menos. Por esse motivo, iniciei este tópico. E vocês? que tipo de estratégias utilizam para poupar mais no vosso orçamento mensal?

    Obrigada
    Concordam com este comentário: thekillerpt
  2.  # 2

    viva!

    já fiz tudo o que considero razoável:

    - lâmpadas led nas zonas mais usadas
    - redutores de caudal das torneiras
    - tarifa bihoraria com utilização da maq de lavar só ao fds ou noite
    - tomadas com comando à distancia para desligar todos os equipamentos em standby
    - aproveitar promoções no supermercado, comprar só o essencial
    - levar almoço de casa para o trabalho

    etc etc
  3.  # 3

    Olá thekillerpt,

    Essa das tomadas com comando está muito bem visto, vou ver isso cá pra casa.
    Os restantes pontos que nomeou também já se fazem cá por casa mas cada dia que passa acho sempre que podia fazer mais qualquer coisa...só preciso é de ideias :)
  4.  # 4

    mariais
    (...) Hoje por exemplo, consegui comprar Pasteis de nata e um serviço de louça a custo zero, utilizando vales de desconto e cartão de uma das grandes redes de supermercados nacional (que não sei se posso dizer o nome aqui).(...)

    Boa noite.
    A custo zero? Tem a certeza? Por acaso não lhe veio à ideia que esses descontos, em cartão, fazem parte de uma estratégia comercial?

    1ª - O desconto em cartão »obriga« o cliente a voltar à loja (hipermercado, supermercado) para aquisição de novos produtos (que poderão ser mais caros do que na concorrência) e, então sim, pode deduzir o desconto.
    2ª - O valor do produto (com não-sei-quantos-por-cento-em-cartão), está inflacionado. Se tiver possibilidades de comparar preços na concorrência, para o(s)mesmo(s)artigo(s), quase de certeza que estes, com descontos no cartão, são mais baratos noutras superfícies, sem direito a descontos.
    3ª - Comprar certos produtos, com descontos em cartão, »convida« o cliente à compra por impulso e, quando dá por si, tem a despensa cheia de artigos que, muitas vezes, não são para consumo imediato e cujos prazos de validade são excedidos em »três tempos«.
    4ª - Ninguém dá nada a ninguém, isto é, não há almoços grátis.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, 1976, medicineeng
  5.  # 5

    Tem um programa na cabo omde pode tirar muitas ideias,acho que se chama superavarentos, mas se poupar na tvcabo ja nao pode ver;)
    Concordam com este comentário: mariais
  6.  # 6

    Colocado por: maria rodriguesmariais

    Boa noite.
    A custo zero? Tem a certeza? Por acaso não lhe veio à ideia que esses descontos, em cartão, fazem parte de uma estratégia comercial?

    1ª - O desconto em cartão »obriga« o cliente a voltar à loja (hipermercado, supermercado) para aquisição de novos produtos (que poderão ser mais caros do que na concorrência) e, então sim, pode deduzir o desconto.
    2ª - O valor do produto (com não-sei-quantos-por-cento-em-cartão), está inflacionado. Se tiver possibilidades de comparar preços na concorrência, para o(s)mesmo(s)artigo(s), quase de certeza que estes, com descontos no cartão, são mais baratos noutras superfícies, sem direito a descontos.
    3ª - Comprar certos produtos, com descontos em cartão, »convida« o cliente à compra por impulso e, quando dá por si, tem a despensa cheia de artigos que, muitas vezes, não são para consumo imediato e cujos prazos de validade são excedidos em »três tempos«.
    4ª - Ninguém dá nada a ninguém, isto é, não há almoços grátis.
    cumprimentos
    Concordam com este comentário:medicineeng


    O que a maria diz é verdade. Houve uma vez que vi numa grande superfície que uma garrafa de água custava x numa semana, na semana seguinte custava x+y com supostamente y-z ir para crédito em cartão.
    Quer dizer, na semana anterior era mais barato comprar a garrafa de água sem desconto do que na semana seguinte com desconto...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • becas
    • 28 fevereiro 2014

     # 7

    Colocado por: maria rodrigues1ª - O desconto em cartão »obriga« o cliente a voltar à loja (hipermercado, supermercado) para aquisição de novos produtos (que poderão ser mais caros do que na concorrência) e, então sim, pode deduzir o desconto.


    Isto não tem importância se uso sempre (ou quase sempre) a mesma loja. Sim, porque embora possa saber que o produto x ou y está mais barato noutro sítio, não tenho tempo para correr mais de um hiper num fim de semana. Na prática, para as grandes compras, uso sempre o mesmo - o tal que me dá descontos em cartão. É-me perfeitamente indiferente ficar com o valor do desconto retido uma semana ou duas.


    Colocado por: maria rodrigues2ª - O valor do produto (com não-sei-quantos-por-cento-em-cartão), está inflacionado. Se tiver possibilidades de comparar preços na concorrência, para o(s)mesmo(s)artigo(s), quase de certeza que estes, com descontos no cartão, são mais baratos noutras superfícies, sem direito a descontos.


    Não é verdade na grande maioria dos casos - já comparei e pode haver uma pequena diferença, mas nunca os 50 ou 75% menos que vou poupar. Por ex. há meses e meses que compro SEMPRE os detergentes das máquinas de lavar loiça e roupa com 50% de desconto - ainda é uma soma considerável (e não estão em lado nenhum, sem promoções, a metade do preço que paguei).

    Colocado por: maria rodrigues3ª - Comprar certos produtos, com descontos em cartão, »convida« o cliente à compra por impulso e, quando dá por si, tem a despensa cheia de artigos que, muitas vezes, não são para consumo imediato e cujos prazos de validade são excedidos em »três tempos«.


    Isso só depende do bom senso do cliente. Produtos perecíveis só compro o que tenho a certeza que vou consumir dentro do prazo; não perecíveis (detergentes, papel,...) aproveito para armazenar, dentro de limites razoáveis. Por isso é que há certos artigos que é raríssimo comprar sem ser em promoção.

    Resumindo, claro que é preciso ter atenção, mas que os descontos levam a poupar muito dinheiro, isso é incontestável. Tenho que ignorar o grilo falante que me alerta para os problemas éticos por trás destas estratégias de marketing, mas que elas beneficiam o consumidor (informado), sem dúvida.
    Concordam com este comentário: Italiano, dedao
  7.  # 8

    Olá a todos,
    Estou a adorar esta discussão. Concordo com todos.
    Claro que as estratégias de marketing são cada vez mais tentadoras e invasivas mas, se formos bem racionais, só é vitima delas quem se deixar levar.
    Tal como o/a Becas, eu faço algum stock de detergentes, papel higiênico e outros artigos não perecíveis. Claro que faço stock dentro do que considero razoável, (meio ano) visto que há sempre promoções e não estou para gastar muito dinheiro ou acumular muito em cartão.
    A minha grande estratégia, no que se refere a utilizar o dinheiro no cartão, é não gastá-lo por impulso. E aí, sim, entra o meu lucro.
    Claro que o "outro" vai ficar lá com os meus trocos algum tempo e com isso fará investimentos e milhões. Mas o que faço eu com 50€? Jogo na bolsa? Ganho 1€ por comprar e vender acções? Então assim ganhamos os dois :)
    Vou dar-vos um exemplo prático:
    No Natal, comprei alguns presentes (brinquedos) todos com 100% em cartão (o saldo que utilizei já vinha de outros 100% que já não me recordo quais são). As crianças ficaram felizes e eu também.
    Entretanto com o dinheiro dos brinquedos, comprei uns vasos com 100% em cartão e na compra destes utilizei o saldo que tinha dos brinquedos - a minha plantas ficaram felizes e eu também.
    Com o saldo dos vasos comprei uns serviços de louça com 100% em cartão - não valia a pena continuar com louça esbotenada :)
    Com o saldo da louça, comprei pasteis de nata para toda a família e ainda fiquei lá com saldo que servirá para outros 100%.
    Se não existirem 100%, vou comprar produtos que têm o mesmo preço em todos os supermercados como é o caso do leite mas com certeza que irão surgir outras boas oportunidades.
    A esta hora vocês estão a dizer que deve passar a vida nisto :). Não, não tenho tempo.Limito-me a ver de vez em quando os sites que referi acima e de vez em quando vejo um folheto ou outro, no caso de procurar por algo especifico. Ao fim de semana vou a um ou outro supermercado e nada mais.

    Este tipo de estratégia não é eficaz para toda a gente. Pessoas que comprem por impulso, não devem fazer isto e devem ir ao supermercado o menos possível.
  8.  # 9

    mariais
    (...) Este tipo de estratégia não é eficaz para toda a gente. Pessoas que comprem por impulso, não devem fazer isto e devem ir ao supermercado o menos possível.

    Também acredito na bondade de alguns descontos. Mas a estratégia de marketing desses grupos tem como objectivo atrair aqueles que compram por impulso ou não se detêm a fazer muitas contas. Nenhuma cadeia de hipermercados/supermercados está disponível para perder dinheiro.

    becas
    (...) não perecíveis (detergentes, papel,...) aproveito para armazenar, dentro de limites razoáveis. Por isso é que há certos artigos que é raríssimo comprar sem ser em promoção. (...)

    Quem luta com falta de espaço em casa tem de racionalizar as compras, por mais apelativos que sejam os preços. É verdade que quando se tem pouco tempo disponível a tendência é comprar, por atacado (falando de promoções), para evitar muitas idas ao supermercado.
    Acho o tópico muito interessante e pode servir de estímulo a outras discussões, nomeadamente »Economia Doméstica- Dicas e Truques Caseiros« Há muito que amadureci esta ideia; por inibição não me tenho empenhado, mas agora com os »e afins« parece-me que se encaixa perfeitamente. Está lançado o repto!
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: mariais
  9.  # 10

    Também aproveito os descontos em cartão, mas nunca vi descontos de 100% em cartão...
    Concordam com este comentário: DEEPblue
    • mmgreg
    • 3 março 2014 editado

     # 11

    Os 100% resultam da acumulação de desconto em loja com desconto dos vales que enviam para casa. Já tive 100% em salmão e bacalhau da Pescanova.

    Os descontos e promoções também resultam da chantagem que os hipers fazem junto dos produtores e marcas: ou alinham e assumem um prejuízo nestas alturas ou a entrada no hiper é vedada de vez. Sei porque tenho um familiar que insere as promoções na base de dados de um produtor. E os produtos da empresa "esgotaram" durante as negociações...
    Concordam com este comentário: mariais
  10.  # 12

    Colocado por: maria rodrigues4ª - Ninguém dá nada a ninguém, isto é, não há almoços grátis.


    Uma boa frase que todos deveriam saber !

    Eu não uso pontos de descontos nem cartão do continente assim sou livre de comprar onde entender e não de apenas comprar onde acumulo pontos !

    Mas acredito que uma pessoa com tempo e muito organizada consiga poupar alguma coisa se se souber desviar dos produtos mais caros que geralmente são postos ao lado das promoções ... Mas isso é 1 pessoa em 10 !

    Quanto aos produtos de marca branca... Esta aconteceu hoje e tem piada....

    Fui à compras com as minhas filhas ... Compramos comida para os peixes do lago de uma marca barata...

    E comida para a cadela de marca branca 2,5 € e igual mas de marca 5.20 € ....

    A cadela nem tocou na comida de 2.5 € e os peixes fugiram da comida barata :-)

    Lá terei que ir misturando a ver se passa....

    Mas nós com muito sal ou bons molhos papamos tudo e quanto mais barato melhor.
    Concordam com este comentário: mariais
  11.  # 13

    Educaste mal a cadela e ainda pior os peixes. Os meus cães comem os restos do almoço e jantar, por vezes só comem sopa, era o que me faltava comprar rações para os animais. Os peixes não comem, são comidos. Há certa gente que compra ração para os felinos, os meus olham pela vida desinfestando o celeiro. Um animal ou é útil ou é posto a andar, não estou para alimentar malandros. A industria incutiu-vos essa necessidade e lá vai o povinho na moda, depois fica endividado e te quem emigrar.
    Concordam com este comentário: rjmsilva
  12.  # 14

    Para ver as promoções, só precisa de ir aqui:

    http://promos.sapo.pt/
    Concordam com este comentário: mariais
  13.  # 15

    Obrigada Antoniolx,

    Já conhecia esse site mas considero os outros melhores pelo seguinte:
    Esse site só coloca os folhetos quando eles estão em vigor, ou seja, se o folheto começa dia 4 é só nesse dia que aparece. A vantagem que referi nos sites acima é que eles vão conseguindo arranjar os folhetos com antecedência. E para que quero ter folhetos com antecedência, perguntam...?
    Com acesso aos folhetos antecipadamente e com as dicas que vão sendo dadas consigo escolher o que comprar mais barato.
    Por exemplo, se preciso comprar detergentes com vales de desconto e peixe fresco. Ao ter acesso ao folheto desta semana e também o da próxima, consigo detectar em que semana o peixe está a metade do preço (ou algo do gênero) e em que semana me compensa mais comprar os detergentes que necessito e ainda utilizar os vales acumulando com promoções. Tudo isto bem calculado, consigo ainda programar qual o melhor dia para ir ao supermercado, conciliando com outros afazeres de forma a não gastar gasolina em vão.
    Com as acumulações de vales e promoções que vão sendo anunciados, por vezes até consigo que sobre troco de forma a comprar outros produtos, por exemplo:
    Uma embalagem de peixe congelado que tem um preço normal de 6€, na semana seguinte vai estar com 50% desconto. Espero por essa semana pois o preço com desconto será apenas de 3€ mas como tenho um vale de desconto de 5€ sobram 2€ de troco que não me são devolvidos pela loja, no entanto, se eu comprar leite esses 2€ são deduzidos no total das compras, permitindo trazer leite de borla.
    Afinal, estou a ver por este discussão que há muita gente que faz o mesmo que eu :)
  14.  # 16

    Colocado por: mariaisAfinal, estou a ver por este discussão que há muita gente que faz o mesmo que eu :)


    Claro! No poupar é que está o ganho!
  15.  # 17

    A das tomadas com comando a distancia partiu-me todo... E tomada tb fica em standby, ou seja nao poupa nada....
    Concordam com este comentário: 1976
    • Wkk
    • 6 março 2014 editado

     # 18

    @ultrahipermega
    Sim é verdade, continua a gastar e nada é melhor que desligar no botão. No entanto uma tomada com comando (das boas) em standby não gasta praticamente nada a comparar com a TV por exemplo.

    Agora a questão é: vale a pena poupar para comprar uma tomada que não vale nada e gasta tanto como uma TV em standby ou gastar balúrdios numa tomada para não assumir o custo da TV em standby?

    Para mim não compensa gastar esse dinheiro numa dessas tomadas com comando (boas, volto a referir) pois o preço que elas custam é inferior a 2 anos de uma TV em standby. Para não falar do que o que o ultrahipermega referiu, as tomadas também ficam em standby, tornando a pseudo-poupança muito inferior!!!!
    • 1976
    • 6 março 2014

     # 19

    como eu poupo: a explicação genérica:
    -gasto o mínimo possível
    a explicação detalhada:
    -compro quase tudo em lojas sem programas de fidelização, nomeadamente Aldi;
    quando digo quase tudo é, realmente, quase tudo.
    -carne e peixe compro em lojas da especialidade, conhecidas por talho e peixaria. mais baratos, carne de qualidade, peixe de qualidade.
    ****
    os programas fidelização de continentes, fnacs, etc são, a meu ver (mas eu uso óculos, por isso posso não ver bem) para quem compra com os olhos.
    salmão comprei a ultima vez a €3. sim, €3. comprei 3 salmões inteiros, congelei em sacas de vácuo e chamei-lhe um figo.
    e por ai fora.
    vão atrás dos descontos e ficam somo os tipos do programa de televisão americano: 300 latas de coca-cola, 700 fraldas para incontinência, 75 batons para o cieiro com sabor a avestruz, 100 bebidas energética e por ai fora. e coisas que realmente fazem falta? nenhuma.
    Concordam com este comentário: mariais, J Filipe, ferninela
  16.  # 20

    Também não é preciso ser tão radical... :)

    Compro, no dia a dia, no comércio local. No entanto, a cada 4 ou 5 meses, uma visita a uma grande superfície, faz falta. Quando o Papel Higiénico e os detergentes começam a chegar ao fim, Continente comigo. São sempre contas finais na casa dos 300 a 400 euros. E sabe sempre muito bem ter algum crédito das compras anteriores a descontar. Ficam sempre entre 25 a 50 euros no cartão.

    Isto não é poupar, mesmo não correndo atrás dos descontos? Claro que é.

    Ainda à umas semanas atrás, demos por nós lá em casa (somos 3 adultos) sem meias nem cuecas... Já andava tudo a pedir reforma... Tinha recebido um SMS que o Continente estava com 50% de desconto em roupas e companhia e foi tiro e queda. Ficamos com 130 euros no cartão para as nossas compras de verão...

    Também não é poupar? Claro que é! Não é imediato, pois não, mas daqui a mais um mês lá temos de ir aos papéis higiénicos e afins e, desta vez, vem de borla...
    Concordam com este comentário: mariais
 
0.0253 seg. NEW