Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá bom dia a todos,

    gostaria de vos solicitar umas opiniões.
    Tenho a possibilidade de remodelar uma casa (em pedra, antiga) mas o meu marido prefere antes construir.
    Penso que a remodelação ficaria mais em conta, uma vez que algumas assoalhadas já estão prontas.

    Qual a vossa opinião? De quem já fez ou trabalha na área, qual o custo de levantar uma estrutura?

    Obrigada,
  2.  # 2

    apenas lhe digo que estas coisas não 1+1=2

    cada caso é um caso e por vezes a opção até fica melhor com um misto entre recuperar alguma coisa e construir de novo uma parte.

    se meter fotos talvez lhe saibam dizer alguma coisa mais objectiva.
  3.  # 3

    Colocado por: anocasbragaTenho a possibilidade de remodelar uma casa (em pedra, antiga) mas o meu marido prefere antes construir.


    Remodelar pode ter uma grande vantagem... Não precisa projecto na Camera (desde que não mexa na estrutura)

    E não lhe aumenta o IMI da casa ... Se faz casa nova vai ter que pagar todos os anos uma pesada "multa"

    Agora como diz o Arquitecto

    Colocado por: marco1
    cada caso é um caso e por vezes a opção até fica melhor com um misto entre recuperar alguma coisa e construir de novo uma parte


    Sem duvida alguma... E se conseguir fazer a parte nova sem meter projecto na camera melhor ainda :-)

    Claro que deve recorrer em 1º lugar a um arquitecto pois são eles que estudaram para falar com as pessoas, auscultar as suas preferências e escolher as melhores opções ...

    E depois passar tudo para o papel !

    Falei bem Marco ? :-)

    Por vezes dá mais trabalho a fazer uma casa ao gosto dos clientes com a aprovação do arquitecto do que fazer um projecto ao gosto do arquitecto que pode não servir os clientes ...

    Ainda me lembro da moda de cortarem as salas a meio com um degrau ... Ou de colocar um degrau entre a sala e a cozinha... Para depois nem um carrinho poder circular na casas ... Enfim !
  4.  # 4

    Boa tarde anocasbraga,

    Terei de concordar, que se for possível, coloque uma imagem para sabermos do que estamos a falar e ter algo em concreto.
    Adicionando algo novo ao existente, regra geral, terá sempre que colocar um projecto na Câmara devido ao IMI.
    Em relação ao preservar o existente é preciso fazer uma análise estrutural e consoante o valor patrimonial que tem para si o determinado edifício, preservar-se-à ou não. É um dos pontos que poderá ser discutido com um arquitecto e ir ao encontro das suas opções.

    Cumprimentos,

    SMG,Arq
    www.smgarquitecto.com
  5.  # 5

    ""projecto ao gosto do arquitecto que pode não servir os clientes ..."

    Jorge, esses são maus projectos a meu ver.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, SG_arquitecto
  6.  # 6

    Boa noite,
    Construir ou remodelar. eis a questão. No meu caso por laços afetivos preferi remodelar. A brincadeira já dura há dois e meio -" Limpeza de paredees em pedra". Ainda hoje estive no Forum a pesquisar o chão para o pátio, que á a próxima aventura. Sempre poderei dizer que fica muito mais barato se os candidatos a moradores assumirem muitas tarefas e souberam fazer a ligação entre o fim de uma fase e o inicio da seguinte. Custa um bocado porque por exemplo ainda ontem na limpeza das paredes em pedra da cozinha trabalhei sete horas, com um berbequim em velocidade reduzida, enquanto a minha mulher aplicava ácido á minha frente e depois na terceira fase da limpeza da parede da chaminé começou a aplicar água com hipoclorito. Os resultados estão a ser bons, brevemente colocarei fotos deste trabalho. Hoje tenho os braços muito doridos. Poderá ser isto um inconveniente que muitas pessoas não quererão suportar.
  7.  # 7

    Anokas,

    Tem de se averiguar o estado da casa a remodelar, mas fique ciente que reconstruir não fica necessariamente mais barato do que fazer novo, tem no entanto a vantagem do IVA 6 por cento na mão de obra.

    Pondere a localização da casa existente contra a localização do terreno vazio.

    Melhor mesmo é levar um técnico ao local.

    Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  8.  # 8

    Colocado por: Papagaiopedra da cozinha trabalhei sete horas, com um berbequim em velocidade reduzida,


    Não dava para limpar com maquina de alta pressão ? Era muito mais rápido.

    Colocado por: Papagaiose os candidatos a moradores assumirem muitas tarefas


    E se a esposas tiverem paciência para esperar ... Já nem falo em dar uma ajuda pois isso é bem melhor !
  9.  # 9

    Isto também se aplica se a casa estiver em ruína só com algumas paredes exteriores em pé? ( isto é, se uma pessoa quiser reconstruir uma casa em ruína em vez de deitar abaixo e fazer de novo)?

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Remodelar pode ter uma grande vantagem... Não precisa projecto na Camera (desde que não mexa na estrutura)

    E não lhe aumenta o IMI da casa ... Se faz casa nova vai ter que pagar todos os anos uma pesada "multa"

    Agora como diz o Arquitecto



    Sem duvida alguma... E se conseguir fazer a parte nova sem meter projecto na camera melhor ainda :-)

    Claro que deve recorrer em 1º lugar a um arquitecto pois são eles que estudaram para falar com as pessoas, auscultar as suas preferências e escolher as melhores opções ...

    E depois passar tudo para o papel !

    Falei bem Marco ? :-)

    Por vezes dá mais trabalho a fazer uma casa ao gosto dos clientes com a aprovação do arquitecto do que fazer um projecto ao gosto do arquitecto que pode não servir os clientes ...

    Ainda me lembro da moda de cortarem as salas a meio com um degrau ... Ou de colocar um degrau entre a sala e a cozinha... Para depois nem um carrinho poder circular na casas ... Enfim !
  10.  # 10

    Colocado por: carlosj39Isto também se aplica se a casa estiver em ruína só com algumas paredes exteriores em pé? ( isto é, se uma pessoa quiser reconstruir uma casa em ruína em vez de deitar abaixo e fazer de novo)?


    Segundo sei (Mas posso não estar 100% correcto) Se e obra for só pelo interior. e se não for necessário mexer na estrutura da casa ou seja se não por necessário projecto de engenharia não precisa projecto .

    Num caso que estive muito próximo... Não tinha nada mais que as paredes de pé, as 4 exteriores ... Foi pedida só uma autorização de arranjos interiores a obviamente que se fizeram algumas vigas e pilares para reforçar as paredes de taipa ... Pouco a pouco para não cair tudo a baixo .

    A 1ª coisa que se fez foi pintar as paredes exteriores para dar bom aspecto ... Depois o resto foi feito com calma, muita calma. Com apenas dois pedreiros !

    Se tivesse que jogar tudo abaixo a rua hoje continuaria com uma casa velha e abandonada.

    Usamos painel sandwich que é bom e barato, pois ficamos com um bom isolamento e pouco peso !

    Mas há por ai um post , com uma remodelação espectacular numa casa antiga em pedra pode ser que alguém o encontre e o indique aqui .
  11.  # 11

    Isso fiz nas paredes exteriores onde fiz um trabalho mais ou menos com uma lavadora fraca e preparei uma mistura algo complicada. Na cozinha como parti tarde, os tetos estão acabados e metade da cozinha está ocupada com um móvel desmontado e madeira sobrante não deu. este assunto está postado por aqui e devo muitos conselhos e apoio ao paulo Baarradas e Casas do Rio, em especial.
  12.  # 12

    Colocado por: PapagaioIsso fiz nas paredes exteriores onde fiz um trabalho mais ou menos com uma lavadora fraca e preparei uma mistura algo complicada.


    Não acompanhei o tópico. Mas uma coisa eu sei por experiência própria... Dá muito gozo depois da obra acabada olhar para o que foi feito por nós ...

    E deva dar gozo a quem o ajudou saber que contribui para a sua obra ! É para isso que os fóruns são de grande utilidade !

    E as fotos da sua obra vão ajudar ainda mais...
  13.  # 13

    boa noite, brevemente irei colocar algumas fotos para que possam dar a vossa opinião, para me ajudar

    doisarquitectos
    a casa é num lote, o terreno é no 2º lote seguinte...
    daí tanta indecisão...

    A ideia era apenas remodelar e não construir nada novo..

    Assim de grosso modo ninguém me consegue dar orçamento para uma casa normal (3quartos, 3wc, 1sala, 1cozinha)

    Obrigada!
  14.  # 14

    A casa que pretende remodelar tem a tipologia, características e o espaço que pretende?

    Um investimento quer a remodelar quer em construir é bastante considerável pelo que primeiro deverá refletir se a configuração da casa actual é a que pretende ou se optar por uma construção de raiz se existe viabilidade junto da câmara municipal.
  15.  # 15

    Colocado por: anocasbragaAssim de grosso modo ninguém me consegue dar orçamento para uma casa normal (3quartos, 3wc, 1sala, 1cozinha)


    580 € por metros quadrado para uma casa nova se for normal !

    Remodelação pode sair bem mais barata se usar mão de obra mais barata ou seja sem factura, sem garantia sem projecto etc...
  16.  # 16

    Olá,
    a configuração da casa actual é +/- a que pretendemos, no entanto, como é antiga temos que por toda a canalização e passar a cozinha para a parte de baixo.
    O único senão que eu também coloco é que ela é em pedra, e terá que ser 'revestida' por tijolos à volta e mesmo a parte de baixo ainda tem barrotes em madeira e não sei como remodelar isso de modo a que fique segura...
  17.  # 17

    Anocas

    Está a entrar num campo que já percebi que não está à vontade, não o faça sem a ajuda de um técnico, vai-se arrender se o fizer.

    Também acho complicado ajudar só com as informações que dá, tem de ser feito uma visita ao local.

    Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: pc ferreira
 
0.0211 seg. NEW