Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tarde,

Foi realizada uma reparação na ligação de esgoto de dois aparelhos sanitários que tenho no W.C., em que antes da intervenção foi cortada a água para realizar os trabalhos, e que depois de concluidos, voltaram a ser efectaudas as ligações de água quente e fria. O resultado depois das intervenções foi o de ficar sem pressão de água suficiente em dos aparelhos sanitários intervencionados para fazer ligar o esquentador, e no outro mais grave, fiquei quase sem pressão na água fria e naágua quente. Antes das intervenções as torneiras funcionavam sem problemas, neste preciso momento a banheira que se encontra ao lado desses aparelho não tem qualquer problema de pressão!!!

Apelo à vossa ajuda para tentar perceber o que se está a passar e apelar a quem realizou as intervenções, que a falta de pressão de água nos dois aparelhos que tenho neste momento resulta da sua intervenção. Poderão ter ficado bolsas de água na tubagem que impedem a água de chegar com pressão às torneiras?

Obrigado desde já.
    José Graça
  2.  # 2

Verifique se os economizadores de água (filtros nas saídas das torneiras) estão limpos. Retire-os e veja se a água tem pressão, se sim, limpe os filtros. Também já me aconteceu não ter pressão devido a um defeito da misturadora, mas no seu caso, penso que as torneiras se mantêm.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jgraca
  3.  # 3

Sr. Tavares,

Não creio que seja esse problema que se passa aqui. Já desmontei uma das saídas da misturadora e não se encontrava obstruída.

Obrigado.
  4.  # 4

Sr. Dogma,

A Coluna do prédio é em ferro galvanizado, no entanto o interior das fracções foi executado em PEX (Polietileno Reticulado).

Obrigado.
  5.  # 5

Sr. Dogma

Não faço ideia do diâmetro do Pex, mas penso que será 12mm quase de certeza.
    Mas a ferrugem na tubagem só se manifestou agora que as tubagens foram desligadas temporariamente? Isto está a acontecer também com a água fria do lavatório, somente no bidé tenho o problema da água quente.

Como pode ser solucionado este problema caso se venha a verificar entupimento na tubagem PEX? Nos restantes dispositivos da casa não existe qualquer problema...

Obrigado
  6.  # 6

Colocado por: DOGMAnum castelo de torneira

Isto cheira-me que seja torneiras em monocomando portanto não tem castelos mas sim cartuchos!

Deve verificar se existem por baixo do bidé torneiras de esquadria com filtro provavelmente são os filtros entupidos!
    Concordam com este comentário: jgraca
  7.  # 7

Caro Costa53,

Realmente tratam-se de torneiras monocomando e o problema era precisamente esse, filtros terminais entupidos. Após serem bem limpos voltou tudo à normalidade.

Obrigado a todos os que participaram no tópico.

Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, Costa53
  8.  # 8

Muito interessante ver que resolveu uma coisa banal ....

Pena que algumas pessoas comecem logo por complicar uma coisa simples ...
  9.  # 9

Colocado por: jgracaRealmente tratam-se de torneiras monocomando e o problema era precisamente esse, filtros terminais entupidos. Após serem bem limpos voltou tudo à normalidade.

A essencia deste forum traduz-se no que partilhamos através dos nossos conhecimentos tecnicos para ajudarmos quem precisa e é sempre bom sentirmos o feedback dos membros que reconhecem que o nosso trabalho aqui no forum não é em vão.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  10.  # 10

Já agora acrescenta-se que:
    1º a seta da fotografia do comentário #10 não se refere a um filtro, mas sim a difusor de fluxo, que serve para suavizar o caudal de agua à saída da torneira.
    1º As torneiras mono comando devem sim, ter um filtro mas na entrada pois a entrada de partículas danifica os discos cerâmicos, reduzindo assim a vida da torneira. Tipicamente usa-se uma torneiras na parede que incluem um filtro.
    Concordam com este comentário: Costa53
  11.  # 11

Neste caso até teve piada ver certas respostas... Aqui se vêm os técnicos ... Que terá a ver o diâmetro da tubagem com uma reparação...

Obviamente que o diâmetro não ia encolher só por causa da reparação referida

Colocado por: system321º a seta da fotografia do comentário #10 não se refere a um filtro, mas sim a difusor de fluxo, que serve para suavizar o caudal de agua à saída da torneira.

Desculpe discordar ... Na verdade o objectivo dessa peça que está sempre a entupir em especial nas zonas com agua calcaria é como disse e muito bem ! Um difusor que mistura ar com a agua para gastar menos agua e não salpicar etc...

As novas boas torneiras até permitem variar esse fluxo etc...

Mas em termos práticos essa porcaria que inventaram é um filtro ... É um filtro porque filtra e se filtra é filtro que se farta de entupir !

O que temos que dizer é que para que essa peça funcione apenas como difusor é necessário colocar um filtro antes da peça pois só assim esse difusor deixará de ser filtro ! Mas para isso não podemos ter agua calcaria !

Vou dar-lhe até um exemplo ... Aqui em minha casa tenho redes mosquiteiras em todas as janelas e portas... São filtros ? Não não são ! são apenas redes mosquiteiras !

Mas o que é certo é que filtram o ar e a prova disso é que ficam cheias de pó, e varias vezes por ano tenho que as lavar a alta pressão ...

Outro exemplo... Um amigo meu casou ... Mas casou com uma miúda gira e inteligente... Alguém ia imaginar que ela alem de bonita era um aspirador ? que lhe suga as notas todas ?

Nem tudo o que parece é e nem tudo o que é parece... :-)
    • jgraca
    • 18 março 2014 editado

# 12

Colocado por: system32Já agora acrescenta-se que:
    1º a seta da fotografia do comentário #10 não se refere a um filtro, mas sim a difusor de fluxo, que serve para suavizar o caudal de agua à saída da torneira.
    1º As torneiras mono comando devem sim, ter um filtro mas na entrada pois a entrada de partículas danifica os discos cerâmicos, reduzindo assim a vida da torneira. Tipicamente usa-se uma torneiras na parede que incluem um filtro.
    Concordam com este comentário:Costa53

Caro system32,

Longe de mim discordar do seu comentário que tem toda a razão de ser. A seta é somente indicativa da localização. Ao desmontar o difusor de fluxo a que se refere, na parte anterior existe uma pequena malha que desempenha as funções de filtro. De qualquer das formas obrigado por nos ter elucidado.

0.0148 seg. NEW