Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Vou comprar um apartamento em breve e reparei que tem instalados radiadores de aquecimento central na maior parte das divisões (alguns bastante volumosos).
    No passado já tive um outro apartamento com aquecimento central e acabava por nunca o utilizar devido aos elevados custos com eletricidade.
    O facto dos radiadores serem volumosos também não ajuda nada, porque acabo por não ter o espaço necessário para colocar a mobília como gostaria.
    A minha questão portanto, vai no sentido de retirar por completo os radiadores e desativar o aquecimento central.
    Já reparei que, depois do radiador retirado, ficam uns tubos e gostaria de saber se os devo cortar, ou procurar mantê-los (há alguma opção mais estética para isso?).
    Li que há um tópico muito semelhante a este colocado por outra pessoa, mas depois de toda a troca de comentários que se deram, acabaram por não responder à dúvida que ainda tenho sobre os tais tubos que persistem após a retirada dos radiadores.

    Agradeço toda a ajuda que me possam dar.
  2.  # 2

    retirar os tubos até é fácil, habitualmente eles são roscados, pelo que bastaria desenrosca-los e tamponar as femeas que estão dentro da parede,

    caso não sejam roscados e sejam soldados (é raro, mas ainda existe quem faça assim)pode cortar um pouco dentro da parede e tamponar com tampões femea de aperto,

    mas o melhor é pedir a alguém que saiba minimante disso, porque pode ter mais algumas nuances pelo meio, como seja o facto da caldeira ser mista e dar também para as aguas quentes e aí vai ter que deixar a instalação com pressão de agua para ter agua quente,
    Concordam com este comentário: anaisabel
  3.  # 3

    Obrigada jorgealves.

    Uma vez que não tenho realmente experiência no assunto, que tipo de técnico deverei contactar para o efeito?
  4.  # 4

    chame um picheleiro\canalisador, ele sabe como fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anaisabel
  5.  # 5

    Colocado por: anaisabelObrigada jorgealves.

    Uma vez que não tenho realmente experiência no assunto, que tipo de técnico deverei contactar para o efeito?


    Em que zona do País fica o seu apartamento?
    No minimo precisa de um canalizador, mas convinha alguém com experiência em instalações de aquecimento central.
  6.  # 6

    O apartamento fica na Malveira, mas só vou fazer a escritura em junho, por isso até lá não deverei ter mais detalhes sobre o tipo de instalação ou caldeira (a não ser que os atuais proprietários me possam facultar essa informação).
  7.  # 7

    Colocado por: anaisabelO apartamento fica na Malveira, mas só vou fazer a escritura em junho, por isso até lá não deverei ter mais detalhes sobre o tipo de instalação ou caldeira (a não ser que os atuais proprietários me possam facultar essa informação).


    Quando chegar á altura pode voltar aqui ao fórum que alguém a irá ajudar.
  8.  # 8

    Colocado por: anaisabelnão deverei ter mais detalhes sobre o tipo de instalação ou caldeira

    aposto em como é uma caldeira mista,
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvesalgumas nuances pelo meio, como seja o facto da caldeira ser mista e dar também para as aguas quentes e aí vai ter que deixar a instalação com pressão de agua para ter agua quente,


    Não é necessário caro Jorge Alves, basta fazer um by pass na propria caldeira com bichas flexiveis de 3/4 liga a ida e o retorno, naturalmente que o caso será uma caldeira mista para o efeito e pelo que propõe cortar dentro da parede presupõe partir em volta da parede e obriga a trabalhos de construção civil neste caso eliminando o aquecimento central(radiadores) corta rente o tubo á parede e tapa com um pouco de massa propria de estuque se os ligadores forem diretos á caldeira obviamente.
  10.  # 10

    Agradeço a vossa ajuda. Resolvi no entanto manter o aquecimento central por mais algum tempo.
    Depois de passar o próximo inverno logo vejo o que fazer.
  11.  # 11

    Boa Noite,´

    Tenho o mesmo problema no meu apartamento, mas o apartamento é arrendado e não quero cortar os tubos, pois não o quero fazer não sendo o apartamento realmente meu.
    Gostaria saber como poderia disfarçar os tubos saídos da parede?!
    Existe alguma solução para tal?
    Podem ajudar?

    Obrigado.
  12.  # 12

    Quando quiser vender a casa no futuro, há uma boa mais-valia ter lá os radiadores.
    Mas a casa é assim tão minuscula que o espaço ocupado pelos radiadores faz diferença? Ou a sua mobilia é enorme?
    Concordam com este comentário: Paramonte
  13.  # 13

    Bom dia marcoaraujo, a casa não é minha, mas sim arrendada, não tenho radiadores, mas sim apenas os tubos fora da parede. Mobília não é grande.
    Apenas queria ter uma ideia para disfarçar os tubos saídos da parede...
  14.  # 14

    Colocado por: marcoaraujondo quiser vender a casa no futuro, há uma boa mais-valia ter lá os radiadores.
    Mas a casa é assim tão minuscula que o espaço ocupado pelos radiadores faz diferença? Ou a sua mobilia é enorme?


    e tb ébom para o certificado energético, certo?
  15.  # 15

    Colocado por: tiagobritoApenas queria ter uma ideia para disfarçar os tubos saídos da parede...


    Pendure lá os casacos!
  16.  # 16

    Colocado por: tiagobritoBom dia marcoaraujo, a casa não é minha, mas sim arrendada, não tenho radiadores, mas sim apenas os tubos fora da parede. Mobília não é grande.
    Apenas queria ter uma ideia para disfarçar os tubos saídos da parede...


    Penso que poderá cortar os tubos (a parte que fica visivel de fora da parede) e colocar uns espelhos ou roscas metalizadas ou da cor da parede para disfarçar/dissimular.
  17.  # 17

    Colocado por: tiagobritoo apartamento é arrendado e não quero cortar os tubos,


    Colocado por: marcoaraujoPenso que poderá cortar os tubos



    Às vezes não percebo...serei só eu a ler os tópicos de uma ponta à outra?
    Concordam com este comentário: RJAS1972
 
0.0189 seg. NEW