Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou instalar sistema de Domotica em casa em construção e continuo com duvidas em qual sistema escolher. Já me disseram que Mordomus é sistema fechado e que é difícil arranjar interruptores, por outro lado já ouvi dizer que sistema KNX é mais caro e menos seguro, pois é universal e hackers conseguem aceder ao software e abrir portas.

    Gostaria saber de pessoas que tenham estes sistemas ou empresas que já tenham instalado quais as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas de Domótica.
    obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: franciscoclementVou instalar sistema de Domotica em casa em construção e continuo com duvidas em qual sistema escolher. Já me disseram que Mordomus é sistema fechado e que é difícil arranjar interruptores, por outro lado já ouvi dizer que sistema KNX é mais caro e menos seguro, pois é universal e hackers conseguem aceder ao software e abrir portas.

    Gostaria saber de pessoas que tenham estes sistemas ou empresas que já tenham instalado quais as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas de Domótica.
    obrigado


    nao hesite em ir para o Knx, sim è mais caro e de aqui a 10 ou 15 anos sempre encontrará um módulo para substituir ou acrescentar. No que diz ao respeito dos Hackers, saiba que é e smpre foi assim seja protócolo Knx, mordomus, x10, qnx..... "tudo o que o homem bloca o homem desbloca"

    cumps
    • eu
    • 5 março 2014

     # 3

    Deve escolher-se sempre uma tecnologia normalizada, portanto, opte pela solução KNX.
  3.  # 4

    franciscoclement, também estou interessado em instalar domotica numa casa que vou construir.
    Já solicitei um orçamento para o efeito mas ainda não obtive resposta.
    Basicamente solicitei orçamento para as seguintes características:

    Os sistemas que gostaria de ver controlados seriam:
    Iluminação (interior e Exterior);Ar-Condicionado;Estores exteriores;Alarme;Vigilancia;Rega
    A casa tem cerca de 550mts2:
    4 Quartos;Ginásio;Cozinha;Sala de Jantar;Sala de Estar;Escritório;Sala de Cinema;Garagem; Lavandaria

    Por acaso já terá algum orçamento, podia facultar-me informação dos valores e funcionalidades?
  4.  # 5

    Inicialmente também tive essas dúvidas, depois de ler algo sobre o assunto a minha escolha facilmente recaiu no knx por eu considerar ser a melhor opção a longo prazo. E dos 8 orçamentos que solicitei, tive um orçamento de Mordomus mais caro que de KNX para controlar exactamente as mesmas coisas.

    Pude constatar também quanto ao KNX que existem orçamentos completamente díspares para controlar as mesmas coisas e não falo em interruptores, só material de quadro eléctrico...

    Estão a finalizar a minha moradia neste momento e se alguém tiver interesse em ver a solução ou saber mais pormenores sobre a mesma disponham por mensagem privada de modo a afastar possíveis "curiosos"...
  5.  # 6

    Caramba....

    Ainda há discussões destas? KNX ou Mordomus? A sério?

    Vocês querem comparar um protocolo aberto desenvolvido por uma parceria das maiores multi-nacionais mundiais com cerca de 20 anos (EIB) com material desenvolvido por uma empresa de Braga?

    Sinceramente...
    • eu
    • 7 março 2014

     # 7

    Colocado por: MikeMelgaVocês querem comparar um protocolo aberto desenvolvido por uma parceria das maiores multi-nacionais mundiais com cerca de 20 anos (EIB) com material desenvolvido por uma empresa de Braga?

    A questão não é a empresa ser de Braga, mas sim, ser uma solução fechada (proprietária).

    Soluções fechadas, sejam de braga ou de munique, não prestam...
    Concordam com este comentário: leomarti, Mack
  6.  # 8

    O que eu gostava de saber exatamente era as diferenças entre os sistemas KNX e fechados ( Mordomus, Domintell, etc...)

    Se knx existe há 20 anos e as outras apareceram mais recentemente e tem conquistado mercado deve ser por alguma razão!

    Preços ?
    Mais funcionalidades ?
    Melhor segurança ?
    Limitações Hardware ?
    Economia?

    Quais são as diferenças? oBRIGADO
  7.  # 9

    Colocado por: franciscoclementQuais são as diferenças? oBRIGADO
    Em geral só são mais baratos, porque tudo o outro acho que é menos, menos, menos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: franciscoclement
  8.  # 10

    Barato e não devem ter as tretas das dificuldades na programação.
  9.  # 11

    Colocado por: franciscoclementO que eu gostava de saber exatamente era as diferenças entre os sistemas KNX e fechados ( Mordomus, Domintell, etc...)

    Se knx existe há 20 anos e as outras apareceram mais recentemente e tem conquistado mercado deve ser por alguma razão!

    Preços ?
    Mais funcionalidades ?
    Melhor segurança ?
    Limitações Hardware ?
    Economia?

    Quais são as diferenças? oBRIGADO


    quer uma diferença e muito simples.... compre uma central powermax pro na prossegur e compre uma no mercado aberto, a da prossegur é mais barata mas você nao instala mais nada sem eles fazerem intervençao, numa do mercado aberto se você der o código de acesso a qualquer tecnico consegue instalar o material que quizer. nao se pode comparar knx com o alarme mas para perceberem porque jà muita vez foi dito na se compara um produto cmpactíveel com qualquer um e um material de solução fechada. cumps
  10.  # 12

    Colocado por: system32e não devem ter as tretas das dificuldades na programação.
    Isso é subjectivo. Há quem não tenha dificuldades com KNX, e tenha dificuldades com outros sistemas. KNX, para programar necessita uma formação mínima, depois programar e testar.........
    Concordam com este comentário: carloslo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jg103
  11.  # 13

    se estiverem dispostos a gastar alguns € urónios basta ir a Frankfurt na Alemanha ao light and building de 30/03/2014 a 04/04/2014 e poderão ver o que é realmente o KNX. eu vou lá... :)
  12.  # 14

    A questão é mais quanto custa uma maquina para programar??


    Colocado por: leomartiIsso é subjectivo. Há quem não tenha dificuldades com KNX, e tenha dificuldades com outros sistemas. KNX, para programar necessita uma formação mínima, depois programar e testar.........
    Concordam com este comentário:carloslo
  13.  # 15

    Colocado por: system32A questão é mais quanto custa uma maquina para programar??
    Que máquina?? Está a referir-se ao computador?? Qualquer um que tenha sistema operativo XP ou superior com 1G de RAM serve, tem que ser windows, mac não dá, o que é uma pena:( A aplicação para programar é que custa uns euronios (+/- 900), o autocad acho que é mais caro.
    • CG.
    • 8 março 2014

     # 16

    O que não falta é servidores de KNX para Linuxs e Macs. Agora, tem é que perceber da poda, porque senão não vai lá.
  14.  # 17

    Se precisarem de um gajo para programar isso, é só falar aqui com o je. Programação é comigo, fui eu que programei as festas aqui da paróquia, portanto experiencia não me falta.
  15.  # 18

    É isso!! 900 bilhas só para SW para usar numa casa vai lá vai!!
    E o Autocad é "quase" oferecido aos arquitectos para uso caseiro!!


    Colocado por: leomartiQue máquina?? Está a referir-se ao computador?? Qualquer um que tenha sistema operativo XP ou superior com 1G de RAM serve, tem que ser windows, mac não dá, o que é uma pena:( A aplicação para programar é que custa uns euronios (+/- 900), o autocad acho que é mais caro.
  16.  # 19

    Colocado por: system32E o Autocad é "quase" oferecido aos arquitectos para uso caseiro!!
    O "ETS" aplicação para programação KNX, nas versões antigas também era "oferecido", agora o ETS4, parece que se resiste!!
  17.  # 20

    Colocado por: CG.O que não falta é servidores de KNX para Linuxs e Macs. Agora, tem é que perceber da poda, porque senão não vai lá.
    Quem falou em servidores?? Disse que não existia aplicação de programação do sistema KNX para nenhuma plataforma que não seja windows. Vc, conhece alguma?? Eu, de poda, não percebo mesmo nada!! Mas pelos vistos, vc percebe.
 
0.0228 seg. NEW