Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: leomartiNum cabo multifilar utilizado normalmente em sistemas de automação industrial, e que em muitos casos utilizam tensão simples 220v passam muitos "circuitos" no mesmo cabo. Aqui já é permitido nao é? Sinceramente não compreendo a razão da proibição de passar diferentes circuitos no mesmo tubo. Ou nós somos muitos espertos, ou os espanhóis e os franceses são muito burros. Também não é permitido na mesma caixa de derivação, ter um circuito de iluminação, e outro por exemplo de tomadas. Porque?? No quadro de distribuição estão lá todos!!! Também é uma caixa só que maior!!! Acho que o regulamento português necessita uma actualização urgente.
    nao concordo consigo,
    os regulamentos podem ser muito exigentes, mas no geral e retirando algumas parvoicesda equipotencialidade, estam muito bem e sao exemplo do melhor que se faz no mundo,

Claro que isto só é possivel porque andamos a nadar em rios de dinheiro.
  2.  # 22

Colocado por: jorgealvesClaro que isto só é possivel porque andamos a nadar em rios de dinheiro.
    Só se for!! Desconheço quais as porcentagens de acidentes eléctricos (pessoais e materiais) derivados destes pormenores (que representam muito dinheiro), mas acredito que o nosso país deve estar muito por baixo do resto de Europa.
  3.  # 23

Colocado por: leomartiNao vê problema!! Mas olhe que o problema existe! Aí sim que haveria uma corrente induzida!

Não devemos estar a falar da mesma coisa... Seja como for cada caso é um caso e temos que perceber quando é que um circuito está em funcionamento e outro desligado etc...

Colocado por: leomartiNum cabo multifilar utilizado normalmente em sistemas de automação industrial, e que em muitos casos utilizam tensão simples 220v passam muitos "circuitos" no mesmo cabo. Aqui já é permitido nao é?

Penso que a razão de ser proibido não tem nada a ver com automação industrial ou maquinas industriais ou computadores por onde passam também muito condutores.

Colocado por: leomartiSinceramente não compreendo a razão da proibição de passar diferentes circuitos no mesmo tubo.

Acho que já alguém explicou e até é simples de perceber... Se tiver um circuito de iluminação e um de tomadas juntos e quiser mudar uma lâmpada desliga o dijuntor desse circuito ... Vai mudar a lampeda com confianaça mas apanha um choque na mesma como se estivesse ligado ! Porquê ? Porque a corrente do circuito das tomadas passa para o circuito da iluminação que está desligado ... Passa por indução !

Percebeu ? Se me perguntar se sou contra o a favor... E dir-lhe-ei que para mim tanto faz pois mudo as lâmpedas sem desligar o quadro ! Mas numa moradia com muito metros de condutores uns junto a outros , pode haver problemas.

Com já apanhei muito choque ... No meu tempo ligávamos a bancada de estudo à corrente para ver quem dava mais saltos e nunca vi morrer um aluno... Mas pelo que sei um choque pode ser mortal.

Colocado por: leomartiPorque?? No quadro de distribuição estão lá todos!!! Também é uma caixa só que maior!!!

Não tem a ver com a quantidade de condutores, mas sim com os metros com dois circuitos juntos...

Para perceber melhor tente ver como funcionam os transformadores ... Uma bobine não toca na outra sabia ? A corrente passa por indução !

Colocado por: leomartiIsso da proibição de passar mais de um circuito no mesmo tubo, acho que é exclusividade portuguesa. Em Espanha,

Hoje não sei, mas há uns anos os Espanhois nem tubos colocavam para os candeeiros... Abriam um corte com uma rebarbadora e colocavam um cabo . Se está mal ou bem... Pela minha parte nem vejo qual é o problema pois se o cabo um dia se estragar é só fazer um novo corte e colocar um novo cabo ... Mas tempos que perceber que com um tubo fica melhor !
  4.  # 24

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão devemos estar a falar da mesma coisa...
    Acho que não!

Colocado por: Jorge Santos - FaroAcho que já alguém explicou e até é simples de perceber... Se tiver um circuito de iluminação e um de tomadas juntos e quiser mudar uma lâmpada desliga o dijuntor desse circuito ... Vai mudar a lampeda com confianaça mas apanha um choque na mesma como se estivesse ligado ! Porquê ? Porque a corrente do circuito das tomadas passa para o circuito da iluminação que está desligado ... Passa por indução !
    Até acredito que alguém tenha dado uma explicação dessas, agora que seja simples de perceber só se for para si!! Isso de desligar um circuito e apanhar um choque na mesma como se estivesse ligado, só se for aí no Algarve!! Acredita em bruxas?? Eu, não!

Colocado por: Jorge Santos - FaroPercebeu ? Se me perguntar se sou contra o a favor... E dir-lhe-ei que para mim tanto faz pois mudo as lâmpedas sem desligar o quadro ! Mas numa moradia com muito metros de condutores uns junto a outros , pode haver problemas.
    Não percebi.

Colocado por: Jorge Santos - FaroCom já apanhei muito choque ... No meu tempo ligávamos a bancada de estudo à corrente para ver quem dava mais saltos e nunca vi morrer um aluno... Mas pelo que sei um choque pode ser mortal.
    Qual é o seu tempo?? O meu é o actual. Tambem deve ser o seu! Sabia que isso de apanhar choques mata neuronios de maneira irrecuperável? Parece que até existe um estudo que diz que o apanhar choques de forma continuada, afecta gravemente o sistema nervoso.

Colocado por: Jorge Santos - FaroPara perceber melhor tente ver como funcionam os transformadores ... Uma bobine não toca na outra sabia ? A corrente passa por indução !
    Sei como funciona um transformador de tensão e de intensidade. Uma das áreas que sempre me cativou foi o electromagnetismo.

Colocado por: Jorge Santos - FaroHoje não sei, mas há uns anos os Espanhois nem tubos colocavam para os candeeiros... Abriam um corte com uma rebarbadora e colocavam um cabo . Se está mal ou bem... Pela minha parte nem vejo qual é o problema pois se o cabo um dia se estragar é só fazer um novo corte e colocar um novo cabo ... Mas tempos que perceber que com um tubo fica melhor !
    Pois, a Espanha, França, Alemanha, etc... Sao países do 3º mundo, nós os portugueses somos os melhores em quase tudo. Temos que ir pela Europa à parte de buscar o trabalho, ensinar-lhes como se faz.
  5.  # 25

Colocado por: leomartiAté acredito que alguém tenha dado uma explicação dessas, agora que seja simples de perceber só se for para si!! Isso de desligar um circuito e apanhar um choque na mesma como se estivesse ligado, só se for aí no Algarve!! Acredita em bruxas?? Eu, não

Não o entendo, aliás desisto de o entender ... se voçê sabe melhor ainda. Para quê eu perder o meu tempo ?

Colocado por: leomartiSei como funciona um transformador de tensão e de intensidade. Uma das áreas que sempre me cativou foi o electromagnetismo.

Não me parece a avaliar pelo que disse acima ... Não são as bruxas que provocam a indução !

Convém que investigue um pouco mais na net antes de vir atirar pedras.

Colocado por: leomartiQual é o seu tempo?? O meu é o actual. Tambem deve ser o seu!

Para bom entendedor e que meia palavra basta mas neste caso já vi que não ... No meu tempo de estudante , quando tinha 16 anos... foi à mais de 30 anos entendeu agora ?
  6.  # 26

Colocado por: Jorge Santos - FaroAcho que já alguém explicou e até é simples de perceber... Se tiver um circuito de iluminação e um de tomadas juntos e quiser mudar uma lâmpada desliga o dijuntor desse circuito ... Vai mudar a lampeda com confianaça mas apanha um choque na mesma como se estivesse ligado ! Porquê ? Porque a corrente do circuito das tomadas passa para o circuito da iluminação que está desligado ... Passa por indução !
    Não acredite nisso!!! Os circuitos eléctricos monofásicos, bifásicos e trifasicos deveriam era proteger-se com disjuntores que façam o corte de todos os condutores desse circuito menos do condutor de terra. Se for assim, quando desliga um circuito pode estar seguro que ele não vai ter nenhuma tensão. Agora se proteger os diferentes circuitos com disjuntores unipolares, e que em muitos casos utilizam um neutro comum, tenha cuidado, porque pode mesmo levar um esticao, não por indução, mas sim por retorno.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 27

Colocado por: Jorge Santos - FaroConvém que investigue um pouco mais na net antes de vir atirar pedras.
    Aquilo que aprendi sobre electromagnetismo, não foi na net, porque não havia net.
  8.  # 28

Colocado por: Jorge Santos - FaroPara bom entendedor e que meia palavra basta mas neste caso já vi que não ... No meu tempo de estudante , quando tinha 16 anos... foi à mais de 30 anos entendeu agora ?
    Já tinha entendido antes!! O meu primeiro computador foi este:
      800px-ZXSpectrum48k.jpg
  9.  # 29

Jorge Santos, nao vamos continuar com esta discussão, vc acha que se pode apanhar um choque eléctrico por indução numa instalação domestica quando no mesmo tubo passamos vários circuitos, e eu acho que não. Tudo o de mais sobra.
    Que tenha um bom fim de semana, vou ver como está a neve!!
  10.  # 30

Colocado por: leomartiJorge Santos, nao vamos continuar com esta discussão, vc acha que se pode apanhar um choque eléctrico por indução numa instalação domestica quando no mesmo tubo passamos vários circuitos, e eu acho que não. Tudo o de mais sobra.

Eu não acho . Já apanhei que é uma coisa diferente.

Colocado por: leomartiAquilo que aprendi sobre electromagnetismo, não foi na net, porque não havia net.

Estão Você sabe do que falamos ... Não é com 3 ou 4 metros numa moradia que vamos apanhar um choque... Mas Sabe que é possível

Colocado por: leomartiJá tinha entendido antes!! O meu primeiro computador foi este:

Também eu, mas isso não servia para nada ao é dos actuais que agente compra às peças e monta em casa.

Ok, já percebi estava na barraca, tudo bem .

Esta tudo conversado !

Boa neve e bom fim de semana também para si a apanhar a onda solar directa :-) Quem me dera !
  11.  # 31

Colocado por: Jorge Santos - FaroJá apanhei que é uma coisa diferente.

repito que em circunstancia alguma pode ter levado um choque electrico por simples indução seja numa habitação ou num edificio de serviços,

e já agora posso-lhe dizer que os choques mais perigosos são apanhados nos condutores de terra? e esta? e mais uma vez não tem nada a ver com indução.
  12.  # 32

Não pode ser indução ? Então se tiver 100 metros de condutor lado a lado e um deles estiver desligado da corrente não dá indução ?

Pode é não dar um choque grande é isso que quer dizer ? Que não sinto ? Muitas vezes desligo os circuitos e têm corrente na mesma e não é no neuto nem terra !

Colocado por: leomartiNao vê problema!! Mas olhe que o problema existe! Aí sim que haveria uma corrente induzida! Os condutores do mesmo circuito quando mais "juntinhos" e com medidas iguais, menos indução. Como disse o Jorge Alves em circuitos trifásicos de grande potencia ( como por exemplo saída de baixa tensão de um posto de transformação ) pode ser perigoso. Nestes casos há que ter atenção com as medidas dos condutores e a forma de agrupa-los, se nao for assim, a indução é enorme, e entre outros problemas provoca umas vibrações tremendas.

Mas voçê disse que era perigoso ... Afinal nem seu já os entendo :-)

Bem, mas não vou discutir o regulamento ... Pois o que eu estudei tem mais uns 40 anos :-) Está ultrapassado !

No meu tempo (meu = tempo de boa vida "estudante") Tínhamos que colocar os tubos , depois havia uma vistoria e só depois se podiam fazer o enfiamento do condutores... Hoje até já vendem com condutores e tudo ou com guias !

Uma coisa é certa... Muito se aldraba nas moradias onde agora se andam a fazer as remodelações só porque não vão ter inspecções !
  13.  # 33

Colocado por: Jorge Santos - FaroEntão se tiver 100 metros de condutor lado a lado e um deles estiver desligado da corrente não dá indução ?

Pode é não dar um choque grande é isso que quer dizer ?

quanto muito dá "acender" um busca-pólos, mais nada,

e nunca em circunstancia alguma consegue apanhar um "choque" por que tem FEM (Força Electro-Motriz ou tensão) mas não tem qualquer corrente.
    Concordam com este comentário: eu, leomarti
  14.  # 34

Colocado por: jorgealvesquanto muito dá "acender" um busca-pólos, mais nada,

Sim isso dá com certeza ...

Colocado por: jorgealvese nunca em circunstancia alguma consegue apanhar um "choque" por que tem FEM (Força Electro-Motriz ou tensão) mas não tem qualquer corrente.

Tenho que experimentar ... Basta com um rolo de 100 metros e medir ... Vou ver se não me esqueço !
  15.  # 35

A ignorância, apesar da sua arrogância, tem com ela a vantagem de fazer destacar os bons e sérios profissionais. Mas este método de depuração é demorado.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  16.  # 36

Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância,

Isto é um fórum sabia ? Voçê também sabe electricidade ? Por acaso é a minha àrea de formação sabia ?

Deve ler o que eu disse sobre o assunto logo no inicio.... Que me estava a lixar e que enfiava vários condutores no mesmo tubo.

Agora que passa por indução passa.... Se acende o busca pólos passa ! não sei é a partir de quantos metros se sente o choque !

Uma pergunta ?

Voçê tambem andou no audi branco ? ou está assim por causa da politica ?
  17.  # 37

Colocado por: Jorge Santos - FaroIsto é um fórum sabia ? Por acaso é a minha àrea de formação sabia ?

Não coloco a minima dúvida ...

Colocado por: Jorge Santos - FaroVoçê tambem andou no audi branco ? ou está assim por causa da politica ?

?
  18.  # 38

Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância

Percebeu agora ? Qual é a ignorância ? Tinha eu 16 anos e já tinha fabricado transformadores, não preciso de ler livros para saber com funciona um transformador ou como se bobina um motor .

Para mim a questão é testar se com 100 metros de cabo podemos apanhar um choque ou não... Voçê Veio apenas dizer isto...

Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância, tem com ela a vantagem de fazer destacar os bons e sérios profissionais. Mas este método de depuração é demorado.

Quem tem a ver com a discussão ? É a sua área ? Eu até concordo com a frase... Mas deve repeti-la em vários tópicos.

Pessoalmente não quero escolher os que ataco e defendo pela sua cor politica ou pela sua maneira de escrever ...

Estou a perder tempo a mais com discussões de m* Se tento criar um tópico Útil é destruído... Estou a ficar farto ! Quem não quer trocar ideias deve ficar calado em vez de encher tudo com lixo...
  19.  # 39

Colocado por: Jorge Santos - FaroTinha eu 16 anos e já tinha fabricado transformadores, não preciso de ler livros para saber com funciona um transformador ou como se bobina um motor .
    Re-bobinar um motor, é copiar as bobinas velhas, agora para fabricar um transformador, para uma determinada tensão e intensidade, requer umas continhas, que se aprendem nos livros, (ou na net), graças ao Faraday, Maxwell, etc....
    Concordam com este comentário: eu
  20.  # 40

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu até concordo com a frase... Mas deve repeti-la em vários tópicos.

Obrigado!

0.0227 seg. NEW