Colocado por: leomartiNum cabo multifilar utilizado normalmente em sistemas de automação industrial, e que em muitos casos utilizam tensão simples 220v passam muitos "circuitos" no mesmo cabo. Aqui já é permitido nao é? Sinceramente não compreendo a razão da proibição de passar diferentes circuitos no mesmo tubo. Ou nós somos muitos espertos, ou os espanhóis e os franceses são muito burros. Também não é permitido na mesma caixa de derivação, ter um circuito de iluminação, e outro por exemplo de tomadas. Porque?? No quadro de distribuição estão lá todos!!! Também é uma caixa só que maior!!! Acho que o regulamento português necessita uma actualização urgente.nao concordo consigo,
Colocado por: jorgealvesClaro que isto só é possivel porque andamos a nadar em rios de dinheiro.Só se for!! Desconheço quais as porcentagens de acidentes eléctricos (pessoais e materiais) derivados destes pormenores (que representam muito dinheiro), mas acredito que o nosso país deve estar muito por baixo do resto de Europa.
Colocado por: leomartiNao vê problema!! Mas olhe que o problema existe! Aí sim que haveria uma corrente induzida!
Colocado por: leomartiNum cabo multifilar utilizado normalmente em sistemas de automação industrial, e que em muitos casos utilizam tensão simples 220v passam muitos "circuitos" no mesmo cabo. Aqui já é permitido nao é?
Colocado por: leomartiSinceramente não compreendo a razão da proibição de passar diferentes circuitos no mesmo tubo.
Colocado por: leomartiPorque?? No quadro de distribuição estão lá todos!!! Também é uma caixa só que maior!!!
Colocado por: leomartiIsso da proibição de passar mais de um circuito no mesmo tubo, acho que é exclusividade portuguesa. Em Espanha,
Colocado por: Jorge Santos - FaroNão devemos estar a falar da mesma coisa...Acho que não!
Colocado por: Jorge Santos - FaroAcho que já alguém explicou e até é simples de perceber... Se tiver um circuito de iluminação e um de tomadas juntos e quiser mudar uma lâmpada desliga o dijuntor desse circuito ... Vai mudar a lampeda com confianaça mas apanha um choque na mesma como se estivesse ligado ! Porquê ? Porque a corrente do circuito das tomadas passa para o circuito da iluminação que está desligado ... Passa por indução !Até acredito que alguém tenha dado uma explicação dessas, agora que seja simples de perceber só se for para si!! Isso de desligar um circuito e apanhar um choque na mesma como se estivesse ligado, só se for aí no Algarve!! Acredita em bruxas?? Eu, não!
Colocado por: Jorge Santos - FaroPercebeu ? Se me perguntar se sou contra o a favor... E dir-lhe-ei que para mim tanto faz pois mudo as lâmpedas sem desligar o quadro ! Mas numa moradia com muito metros de condutores uns junto a outros , pode haver problemas.Não percebi.
Colocado por: Jorge Santos - FaroCom já apanhei muito choque ... No meu tempo ligávamos a bancada de estudo à corrente para ver quem dava mais saltos e nunca vi morrer um aluno... Mas pelo que sei um choque pode ser mortal.Qual é o seu tempo?? O meu é o actual. Tambem deve ser o seu! Sabia que isso de apanhar choques mata neuronios de maneira irrecuperável? Parece que até existe um estudo que diz que o apanhar choques de forma continuada, afecta gravemente o sistema nervoso.
Colocado por: Jorge Santos - FaroPara perceber melhor tente ver como funcionam os transformadores ... Uma bobine não toca na outra sabia ? A corrente passa por indução !Sei como funciona um transformador de tensão e de intensidade. Uma das áreas que sempre me cativou foi o electromagnetismo.
Colocado por: Jorge Santos - FaroHoje não sei, mas há uns anos os Espanhois nem tubos colocavam para os candeeiros... Abriam um corte com uma rebarbadora e colocavam um cabo . Se está mal ou bem... Pela minha parte nem vejo qual é o problema pois se o cabo um dia se estragar é só fazer um novo corte e colocar um novo cabo ... Mas tempos que perceber que com um tubo fica melhor !Pois, a Espanha, França, Alemanha, etc... Sao países do 3º mundo, nós os portugueses somos os melhores em quase tudo. Temos que ir pela Europa à parte de buscar o trabalho, ensinar-lhes como se faz.
Colocado por: leomartiAté acredito que alguém tenha dado uma explicação dessas, agora que seja simples de perceber só se for para si!! Isso de desligar um circuito e apanhar um choque na mesma como se estivesse ligado, só se for aí no Algarve!! Acredita em bruxas?? Eu, não
Colocado por: leomartiSei como funciona um transformador de tensão e de intensidade. Uma das áreas que sempre me cativou foi o electromagnetismo.
Colocado por: leomartiQual é o seu tempo?? O meu é o actual. Tambem deve ser o seu!
Colocado por: Jorge Santos - FaroAcho que já alguém explicou e até é simples de perceber... Se tiver um circuito de iluminação e um de tomadas juntos e quiser mudar uma lâmpada desliga o dijuntor desse circuito ... Vai mudar a lampeda com confianaça mas apanha um choque na mesma como se estivesse ligado ! Porquê ? Porque a corrente do circuito das tomadas passa para o circuito da iluminação que está desligado ... Passa por indução !Não acredite nisso!!! Os circuitos eléctricos monofásicos, bifásicos e trifasicos deveriam era proteger-se com disjuntores que façam o corte de todos os condutores desse circuito menos do condutor de terra. Se for assim, quando desliga um circuito pode estar seguro que ele não vai ter nenhuma tensão. Agora se proteger os diferentes circuitos com disjuntores unipolares, e que em muitos casos utilizam um neutro comum, tenha cuidado, porque pode mesmo levar um esticao, não por indução, mas sim por retorno.
Colocado por: Jorge Santos - FaroConvém que investigue um pouco mais na net antes de vir atirar pedras.Aquilo que aprendi sobre electromagnetismo, não foi na net, porque não havia net.
Colocado por: Jorge Santos - FaroPara bom entendedor e que meia palavra basta mas neste caso já vi que não ... No meu tempo de estudante , quando tinha 16 anos... foi à mais de 30 anos entendeu agora ?Já tinha entendido antes!! O meu primeiro computador foi este:
Colocado por: leomartiJorge Santos, nao vamos continuar com esta discussão, vc acha que se pode apanhar um choque eléctrico por indução numa instalação domestica quando no mesmo tubo passamos vários circuitos, e eu acho que não. Tudo o de mais sobra.
Colocado por: leomartiAquilo que aprendi sobre electromagnetismo, não foi na net, porque não havia net.
Colocado por: leomartiJá tinha entendido antes!! O meu primeiro computador foi este:
Colocado por: Jorge Santos - FaroJá apanhei que é uma coisa diferente.
Colocado por: leomartiNao vê problema!! Mas olhe que o problema existe! Aí sim que haveria uma corrente induzida! Os condutores do mesmo circuito quando mais "juntinhos" e com medidas iguais, menos indução. Como disse o Jorge Alves em circuitos trifásicos de grande potencia ( como por exemplo saída de baixa tensão de um posto de transformação ) pode ser perigoso. Nestes casos há que ter atenção com as medidas dos condutores e a forma de agrupa-los, se nao for assim, a indução é enorme, e entre outros problemas provoca umas vibrações tremendas.
Colocado por: Jorge Santos - FaroEntão se tiver 100 metros de condutor lado a lado e um deles estiver desligado da corrente não dá indução ?
Pode é não dar um choque grande é isso que quer dizer ?
Colocado por: jorgealvesquanto muito dá "acender" um busca-pólos, mais nada,
Colocado por: jorgealvese nunca em circunstancia alguma consegue apanhar um "choque" por que tem FEM (Força Electro-Motriz ou tensão) mas não tem qualquer corrente.
Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância,
Colocado por: Jorge Santos - FaroIsto é um fórum sabia ? Por acaso é a minha àrea de formação sabia ?
Colocado por: Jorge Santos - FaroVoçê tambem andou no audi branco ? ou está assim por causa da politica ?
Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância
Colocado por: pedromdfA ignorância, apesar da sua arrogância, tem com ela a vantagem de fazer destacar os bons e sérios profissionais. Mas este método de depuração é demorado.
Colocado por: Jorge Santos - FaroTinha eu 16 anos e já tinha fabricado transformadores, não preciso de ler livros para saber com funciona um transformador ou como se bobina um motor .Re-bobinar um motor, é copiar as bobinas velhas, agora para fabricar um transformador, para uma determinada tensão e intensidade, requer umas continhas, que se aprendem nos livros, (ou na net), graças ao Faraday, Maxwell, etc....
Colocado por: Jorge Santos - FaroEu até concordo com a frase... Mas deve repeti-la em vários tópicos.