Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealves
    isso é muito pouco,

Pois com 5cm de betonilha precisa no arranque (36h), ou nas variações de temperatura, de temperaturas na ordem dos 55 graus. Depois passará a 40.
  2.  # 22

isso não vai adiantar de nada para o aquecimento ambiente,

os colectores solares devem ser exclusivamente para AQS.

Se ligar ao depósito de inércia, poderá aproveitar a temperatura do sol.
  3.  # 23

Colocado por: pc ferreiraSe ligar ao depósito de inércia, poderá aproveitar a temperatura do sol.

não é assim tão simples,

mas sim podem ser ligados ao deposito de inercia e dar mais alguns Kwatt´s preciosos.
  4.  # 24

não é assim tão simples,

mas sim podem ser ligados ao deposito de inercia e dar mais alguns Kwatt´s preciosos.

Mas essa não é a minha praia. Tenho parceiros com know-how que me aconselham nesse sentido.
  5.  # 25

Boa tarde, peço desculpa de não ter continuado com o tópico, mas estes dias foram agitados e não tive hipótese. De qualquer forma quero agradecer ao pc ferreira e ao jorgealves, pois esclareceram quase na totalidade a minha dúvida. No fim da discussão, retenho as seguintes ideias para o meu caso: ter como única fonte de calor o recuperador para a área de 400m2 é manifestamente insuficiente. A bomba de calor daikin alteram de 16kw também é insuficiente. No entanto a junção dos 2 talvez tenha resultados suficientes, certo? O depósito de inércia ideal para o mínimo será então o de 500 litros. A única coisa que não fiquei bem esclarecido é se será então boa ideia ligar os painéis também para o aquecimento do piso radiante ou não. Se alguém tiver alguma ideia acerca disto, agradeço que me ajudem.
  6.  # 26

Já agora, conhecem alguma bomba de calor (qualidade idêntica à daikin) que tenha potência suficiente para os 400m2, mesmo sem a ajuda do recuperador? O preço ronda que valores?
  7.  # 27

Colocado por: Filipe CarvJá agora, conhecem alguma bomba de calor (qualidade idêntica à daikin) que tenha potência suficiente para os 400m2, mesmo sem a ajuda do recuperador? O preço ronda que valores?

Colocado por: Filipe Carv(a casa está bem isolada)

Boa noite Filipe;

O que chama de bem isolada..?

Em que zona (devido ao clima) fica a habitação..?

Patrícia Silva
  8.  # 28

voçe precisa mesmo de aquecer 400m2 ao mesmo tempo??? se por exemplo criar duas zonas "zonas do quartos por ex e depois outras areas" pode reduzir á potencia que necessita para 200m2 ja a de 11kw seria o suficiente durante o dia so auece uma zona e depois á noite outra zona entente a ideia? e aqui um radiante com alguma inercia ja seria interessante!
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 29

Colocado por: Filipe Carvconhecem alguma bomba de calor (qualidade idêntica à daikin) que tenha potência suficiente para os 400m2,

só para esclarecer que na gama Daikin Altherma tem bombas de calor até 40Kw numa só unidade exterior,
    e na gama comercial tem até 618Kw numa única unidade,

de certeza que alguma delas é a mais indicada para o seu caso,

assim como existem muitos outros fabricantes com outras opções e potencias,

no meu ponto de vista a sua situação passa por gestão da potencia e eventualmente escolher uma solução em paralelo de diferentes bombas,

sei de uma casa no norte que tem 3 Althermas de Alta Temperatura a trabalhar, a area anda perto dos 600m2.
  10.  # 30

Colocado por: pc ferreiraPois com 5cm de betonilha precisa no arranque (36h), ou nas variações de temperatura, de temperaturas na ordem dos 55 graus. Depois passará a 40.

???
    55ºC?? 40ºC?
    PC Ferreira, o meu piso tem esses cms de betonilha, e a água raramente circula acima de 35ºC e nunca, mas NUNCA chega aos 55ºC!
    E não percebo o que diz em relação às variações de temperatura... Por exemplo nestes dias que vieram agora de sol há grandes amplitudes térmicas e lhe garanto que mais uma vez é raro o sistema funcionar com água acima dos 35ºC...
  11.  # 31

Colocado por: jorgealvessei de uma casa no norte que tem 3 Althermas de Alta Temperatura a trabalhar, a area anda perto dos 600m2.

e qual a "combinação" de bombas de calor aconselhava para o meu caso?
  12.  # 32

Colocado por: jorgealvessei de uma casa no norte que tem 3 Althermas de Alta Temperatura a trabalhar, a area anda perto dos 600m2.

já agora, qual é a diferença entre bomba de calor de alta e de baixa temperatura, as de alta temperatura funcionam para o piso radiante?
  13.  # 33

Colocado por: Dynamic444O que chama de bem isolada..?

Em que zona (devido ao clima) fica a habitação..?

A casa fica em Viseu
    Em termos de construção, tijolo 15 + eps 5cm + caixa de ar 6cm + tijolo 11
    Caixilharia: cortizo 80 com vidros 6mm + caixa 20mm + 4+
    Tem caixa de estores, o que não ajuda no isolamento...
  14.  # 34

Colocado por: Sergio Rodriguesvoçe precisa mesmo de aquecer 400m2 ao mesmo tempo??? se por exemplo criar duas zonas "zonas do quartos por ex e depois outras areas" pode reduzir á potencia que necessita para 200m2 ja a de 11kw seria o suficiente durante o dia so auece uma zona e depois á noite outra zona entente a ideia? e aqui um radiante com alguma inercia ja seria interessante!

parece uma ideia interessante. Quando fala no radiante com alguma inércia o que quer dizer?
  15.  # 35

Colocado por: Filipe Carve qual a "combinação" de bombas de calor aconselhava para o meu caso?

isso não pode ser equacionado de uma forma simplista atrvés de algumas linhas aqui, obriga a calculos e estudos mais demorados,

Colocado por: Filipe Carvqual é a diferença entre bomba de calor de alta e de baixa temperatura

vamos simplificar:
    bombas de baixa temperatura para funcionarem com radiadores de baixa temperatura, ventilo-convectores e piso radiante,
    bombas de alta temperatura para radiadores de aluminio e convectores de alta tempertura, sendo que eu somente aconselho esta solução para reconversão de instalações existentes.

Colocado por: Filipe Carvas de alta temperatura funcionam para o piso radiante?

funcionam, mas como são muito mais caras que as congéneres de baixa temperatura e teem menores performances não é uma boa solução para radiante,

O exemplo que referi era somente para ter ideia de uma solução em cascata, em que tem nº bombas para fazer um trabalho que uma só nunca conseguiria.
  16.  # 36

Colocado por: Filipe CarvEm termos de construção, tijolo 15 + eps 5cm + caixa de ar 6cm + tijolo 11

isto nas paredes e já não é muito famoso, mas e nos tectos e no pavimento?
  17.  # 37

Colocado por: Filipe CarvQuando fala no radiante com alguma inércia o que quer dizer?

o que o Sergio quer dizer é que se for com uma camada de recobrimento maior (maior espessura de betonilha por cima da placa) vai ter energia acumulada nessa camada o que lhe permite diminuir a potencia bruta, mas por outro lado vai desfavorecer o consumo pois obriga a ter o sistema permanentemente ligado e a absorver energia e isso tem um custo algo elevado,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  18.  # 38

Colocado por: jorgealvesmas por outro lado vai desfavorecer o consumo pois obriga a ter o sistema permanentemente ligado e a absorver energia e isso tem um custo algo elevado,
    sim mas ligado so para metade da area dos 400m2, e ter alguma inercia significa que é quase possivel ter os 400m2 climatizados com uma bomba de calor de menor potencia! isto so com o simples facto de se dividir em areas de utilização na habitação! mas isto sendo um sistema com alta ou baixa inercia é possivel fazer, na minha opinião acho dificil ser necessario climatizar os 400m2 ao mesmo tempo mas tambem estou a falar sem saber qual a utilização que vai ser feita! resumindo e para ter uma ideia, voce acorda de manha, quer o seu quarto quente e o dos seus filhos tambem, nessa altura precisa de ter a sala, a cozinha a lavandaria o escritorio tambem climatizado???? percebe a ideia?
  19.  # 39

Colocado por: jorgealveso que o Sergio quer dizer é que se for com uma camada de recobrimento maior (maior espessura de betonilha por cima da placa) vai ter energia acumulada nessa camada o que lhe permite diminuir a potencia bruta, mas por outro lado vai desfavorecer o consumo pois obriga a ter o sistema permanentemente ligado e a absorver energia e isso tem um custo algo elevado,

Aqui começa a polémica inércia forte vs inércia fraca... A energia que o sistema "absorve" não desaparece! Fica lá! pronta a ser emitida mesmo qd o sistema não está a funcionar por muito mais tempo que num sistema de inércia fraca!
    Sim tem um tempo de arranque/resposta mais elevado, mas essa energia não se perde para lado nenhum. É apenas um sistema muito mais constante, sem grandes alterações ou flutuações, e sim, paras ser usado sempre ligado.
    Mas não é esse o objectivo de um piso radiante e a sua grande vantagem? Um conforto estável e constante?
    Com o meu sistema de inércia forte, tenho por vezes os cicuitos fechados por muito tempo (sem consumir energia), sem que hajam variações de temperatura superiores a 0.2 a 0.3 ºC. Isso só é possivel por essa inércia forte...

É como digo. É a velha polémica inercia forte/fraca. Por isso uns defendem isolamento pelo exterior e deixar uma inercia muito forte nas paredes e outros defendem exactamente o contrário, e com razões válidas para ambos os lados... Tudo depende do uso e estilo de vida de cada um.
    Mas uma coisa tenho forte convicção. Para razoes de COMFORTO puro, a inércia forte é bem mais vantajosa.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tavares Miguel
  20.  # 40

Colocado por: Pedro Azevedo78
    ???
    55ºC?? 40ºC?
    PC Ferreira, o meu piso tem esses cms de betonilha, e a água raramente circula acima de 35ºC e nunca, mas NUNCA chega aos 55ºC!
    E não percebo o que diz em relação às variações de temperatura... Por exemplo nestes dias que vieram agora de sol há grandes amplitudes térmicas e lhe garanto que mais uma vez é raro o sistema funcionar com água acima dos 35ºC...

Está a partir do seu caso para a geral, mas...e como é o seu meio produtor de calor?
    Onde é a sua casa?
    Como é feita a gestão de temperatura?

0.0244 seg. NEW