Colocado por: Pedro Azevedo78
Aqui começa a polémica inércia forte vs inércia fraca... A energia que o sistema "absorve" não desaparece! Fica lá! pronta a ser emitida mesmo qd o sistema não está a funcionar por muito mais tempo que num sistema de inércia fraca!
Sim tem um tempo de arranque/resposta mais elevado, mas essa energia não se perde para lado nenhum. É apenas um sistema muito mais constante, sem grandes alterações ou flutuações, e sim, paras ser usado sempre ligado.
Mas não é esse o objectivo de um piso radiante e a sua grande vantagem? Um conforto estável e constante?
Com o meu sistema de inércia forte, tenho por vezes os cicuitos fechados por muito tempo (sem consumir energia), sem que hajam variações de temperatura superiores a 0.2 a 0.3 ºC. Isso só é possivel por essa inércia forte...
É como digo. É a velha polémica inercia forte/fraca. Por isso uns defendem isolamento pelo exterior e deixar uma inercia muito forte nas paredes e outros defendem exactamente o contrário, e com razões válidas para ambos os lados... Tudo depende do uso e estilo de vida de cada um.
Mas uma coisa tenho forte convicção. Para razoes de COMFORTO puro, a inércia forte é bem mais vantajosa.
Colocado por: pc ferreiraois uma coisa é convicção, outra são dados quantificados de entidades independentes.
Colocado por: pc ferreiraEstá a partir do seu caso para a geral
Colocado por: pc ferreiracomo é o seu meio produtor de calor?
Colocado por: pc ferreiraOnde é a sua casa?
Colocado por: pc ferreiraComo é feita a gestão de temperatura?
Colocado por: Pedro Azevedo78É ou não verdade que numa casa de elevada inércia as flutuações de temperatura são menores?refere-se ao sistema de climatização com ou sem inercia? se assim for não é verdade o que esta a dizer pedro, é quase a mesma coisa alias é capaz de ate existir mais flutuação num sistema com mais inercia porque o tempo de resposta é outro, mas mesmo um sistema de baixa inercia vai com o tempo ganhando inercia................... isto porque em funcionamento o radiante como ja se discutiu aqui vai aquecer a envolvente, seja paredes tectos que depois vão dissipar essa energia para o interior, isto atenção partindo do principio qie não são paredes e tectos com isolamento interior!!
Colocado por: Pedro Azevedo78A bomba está a funcionar em função da temperatura exterior.
Depois o piso radiante tem ainda uma centralina que faz a gestão da temperatura a que é injectada a àgua no piso
Colocado por: Pedro Azevedo78classificam uma maior ou menor sensação de conforto de uma casa de elevada inércia para uma outra de baixa inércia?
Colocado por: Sergio Rodriguesrefere-se ao sistema de climatização com ou sem inercia?
Colocado por: Sergio Rodriguesé quase a mesma coisa alias é capaz de ate existir mais flutuação num sistema com mais inercia porque o tempo de resposta é outro
Colocado por: Sergio Rodriguesflutuação refiro-me á diferença entre o arranque e chegada á temperatura indicada!!
Colocado por: jorgealvesnão concordo com este esquema, afinal repetem-se funções, sendo que em situação de menor temp. ext a bomba de calor eleva a temperatura de impulsão e o piso pode fazer o oposto dependendo das condições da instalação, e com isto gastar mais energia para produzir agua mais quente e depois baixar esta temp com a mistura do retorno,
no meu ponto de vista ou elimina a função automática da bomba de calor ou preferencialmente elimina a função de mistura do piso radiante, se der para fazer, claro.
Colocado por: jorgealvespassamos de um dia para o outro de 9ª para 22º (pelo menos por aqui foi assim), se for um sistema de alta inercia, o mesmo vai continuar a debitar energia quando a mesma não faz falta nenhuma
Colocado por: Pedro Azevedo78O que fiz foi definir valores muito aproximados na programação, para que a bomba e o grupo de impulsao estejam numa sintonia tal que na generalidade do tempo o grupo de impulsão quase não mistura agua na valvula de 3 vias, seguindo directamente do depósito à temperatura que a bomba está a produzir...
É um desperdicio um grupo daquele preço nao estar a fazer quase nada em aquecimento? É! Ou quase... Tb tenho as pequenas vantagens de programação que a centralina oferece
Colocado por: Pedro Azevedo78Logo não consigo ver onde pode estar esse desperdicio de energia,
Colocado por: Pedro Azevedo78e em arrefecimento não consigo um controlo adequado só com a bomba.
Colocado por: jorgealves
não tem sonda de piso?
e sonda de humidade?
Colocado por: Pedro Azevedo78Tenho.muito mau,
Ligadas à centralina do piso.
Colocado por: Pedro Azevedo78Uponor Cooling ZRS-K25
Colocado por: Pedro Azevedo78Dava para ligar isso tudo à Altherma e ela fazer a gestão?
Colocado por: Pedro Azevedo78Qd comecei a pesquisar o assunto por cá as bombas de calor (pelo menos domésticas)
Colocado por: jorgealvesessa é uma das mais valias das Althermas, assim como os modos de funcionamento dependentes da condições ext. em que pode ajustar a impulsão em função das condições reais do local e do imóvel,
Colocado por: Pedro Azevedo78É mau pq?€€€€€€€€€€€€€€€
Colocado por: jorgealves€€€€€€€€€€€€€€€
Colocado por: Pedro Azevedo78tenho de reconhecer que tb eu pelo que li achava que a Altherma não fazia isso
Colocado por: Pedro Azevedo78Pensei que para além dos euros, tb não tinha a coisa a funcionar bem!