Iniciar sessão ou registar-se
    • Wkk
    • 6 março 2014

     # 1

    Bom dia,

    Tentei contratar uma potência de 6,9kva para uma casa que foi recentemente remodelada. Assim que o técnico da EDP chegou ao local e abriu a caixinha que liga à coluna do prédio, disse que não iria efectuar a instalação pois eram necessários uns cabos de 4mm da coluna do prédio até ao quadro e que necessitaria de contratar um eletricista para fazer a substituição desses cabos.

    Assim fiz, os cabos antigos (de 2,5mm se não estou em erro) foram substituídos da coluna do prédio até ao quadro. Baixei ainda a potência contratada junto da EDP para 5,75kva.

    Na segunda marcação, o técnico disse que não instalava pois os cabos do diferencial até ao disjuntor deveriam ter 6mm (têm também 2,5mm se não estou em erro). Falei com um eletricista que me disse que 6mm é um exagero, no entando a EDP recusa-se a instalar se não tiver os 6mm.

    Conclusão: Já vamos nesta brincadeira há 1 mês e continuo sem eletricidade. Não sou entendido na matéria e como tal gostava de colocar umas questões para quem percebe do assunto.

    1. De quem é a responsabilidade de fazer a alterações destes cabos? É do cliente? Eles não poderiam simplesmente substituir os cabos e fazer o serviço completo?
    2. Qual a espessura necessária em termos de cabos (do prédio, quadro, diferencial, disjuntor, etc) para contratar uma potência de 5,75kva ou seja 25 amperes?
    3. Existe alguma nova norma que obrigue a ter os cabos de 6mm do diferencial ao disjuntor para ser instalada a eletricidade pela EDP?

    Muito obrigado.
    Cumprimentos,
    Wkk.
    • eu
    • 6 março 2014

     # 2

    O técnico da EDP tem toda a razão e quem fez essa instalação elétrica devia ser preso...
    • Wkk
    • 6 março 2014

     # 3

    Boa tarde eu,

    Obrigado pela resposta mas dizer que o técnico da EDP tem razão não me ajuda em muito. As minhas dúvidas continuam por esclarecer e continuo sem saber o que mandar fazer para resolver o assunto.

    Obrigado.
  1.  # 4

    Veja este link da Certiel que de certeza compreende e poderá saber quantos amperes " aguenta" cada condutor
    link
    Cumprimentos
    • Wkk
    • 6 março 2014

     # 5

    Boa tarde Jancido,

    Não faço a menor ideia do tipo de condutor que possuo, tal como disse não sou entendido da matéria. Sei que é de cobre tem um plastico à volta e 4mm. Ao verificar essa tabela vejo que para os 4mm os amperes são os seguintes:

    26 35 25 33 32 42 30 40 36 45 54 63 40 49 24 31 23 30 28 37 27 35 32 40 44 53 34 42

    Ou seja apenas 1 é inferior aos 25 amperes que eu requisitei, sendo o tipo A dos 3 condutores carregados.

    A minha questão prende-se com o seguinte:
    Quais os mm que o cabo electrico da coluna do prédio tem de possuir para na minha habitação ter a potência de 25 amperes?
    Quais os mm que o cabo eléctrico tem de ter desde a coluna do prédio ao quadro para na habitação ter a potência de 25 amperes?
    Quais os mm que o o cabo electrico que liga o diferencial ao disjuntor tem de possuir para na habitação ter a potência de 25 amperes?

    Neste momento cada pessoa com quem falo diz uma coisa diferente. Os técnicos da EDP dizem coisas diferentes. A EDP não sabe responder às minhas questões...

    Obrigado.
  2.  # 6

    Em principio os 4 mm dão se considerar uma situação B2 com 2 condutores carregados (monofásico) mesmo considerando cabos em PVC.
    Desde a coluna ao disjuntor tem que ter pelo menos os 4mm, só depois do disjuntor geral é que pode derivar para os outros disjuntores em secção mais reduzida em função do tipo de consumo...
 
0.0103 seg. NEW