Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde. Preciso de algum aconselhamento relativamente à minha situação:
    Separei-me recentemente sendo que no inicio acordamos que quem ficava com o apartamento era o meu ex ao qual ele ficou de retirar-me do empréstimo, tal como os meus pais que estão como fiadores e fazer uma nova escritura. Ao que parece, o banco acha que ele não tem esforço bancário para ficar com a casa sendo que não é possível avançar com essa ideia. O que passa é que já passaram 6 meses, sendo que ele continua a viver na "nossa" casa e ate fez questão de mudar de fechadura sem o meu conhecimento e para piorar atrasou-se nos pagamentos das prestações da casa sendo que tive que chegar-me à frente para liquidar a divida. A minha questão é a seguinte, dado que eu junto do banco consigo pôr a casa em meu nome, tenho alguma maneira de o "obrigar" a ceder-me a casa?
    Qualquer ajuda é bem-vinda.
    Obrigada.
  2.  # 2

Colocado por: Mbarrinhoboa tarde. Preciso de algum aconselhamento relativamente à minha situação:
    Separei-me recentemente sendo que no inicio acordamos que quem ficava com o apartamento era o meu ex ao qual ele ficou de retirar-me do empréstimo, tal como os meus pais que estão como fiadores e fazer uma nova escritura. Ao que parece, o banco acha que ele não tem esforço bancário para ficar com a casa sendo que não é possível avançar com essa ideia. O que passa é que já passaram 6 meses, sendo que ele continua a viver na "nossa" casa e ate fez questão de mudar de fechadura sem o meu conhecimento e para piorar atrasou-se nos pagamentos das prestações da casa sendo que tive que chegar-me à frente para liquidar a divida. A minha questão é a seguinte, dado que eu junto do banco consigo pôr a casa em meu nome, tenho alguma maneira de o "obrigar" a ceder-me a casa?
    Qualquer ajuda é bem-vinda.
    Obrigada.

não tem forma de chegar a acordo com ele nesse sentido?

quanto à mudança de fechadura creio que não o poderia ter feito sem o seu consentimento. para todos os efeitos também é proprietária.
    Concordam com este comentário: JPN761
  3.  # 3

se fizer a escritura a casa é sua.. só precisa da assinatura dele!

neste caso a parte do obrigar seria deixar de pagar e entrar em incumprimento, até o banco fazer a penhora. Claro que isto têm alguns problemas acrescidos, de resto enquanto tiver o nome na escritura a casa é sua também.

Eu pegava num serralheiro e ia morar para lá outra vez.
    Têm alguma fatura em seu nome? Agua , luz , gás? Cancele!
    • pom
    • 6 março 2014

# 4

Colocado por: JPN761 neste caso a parte do obrigar seria deixar de pagar e entrar em incumprimento, até o banco fazer a penhora.

E os pais como fiadores, estavam.....
    • pom
    • 6 março 2014

# 5

Colocado por: Mbarrinho A minha questão é a seguinte, dado que eu junto do banco consigo pôr a casa em meu nome, tenho alguma maneira de o "obrigar" a ceder-me a casa

Eu, contactava um advogado para tratar do assunto e pedir contas 'dos atrasos'...
  4.  # 6

Colocado por: pom

E os pais como fiadores, estavam.....

como escrevi têm problemas acrescidos...

Uma coisa é certa ou se mexe e faz doer ou com falinhas mansas vai andar a pagar para o outro lá viver!

a primeira coisa era mesmo voltar para a casa , afinal enquanto tive rlá o nome na escritura, metade é sua!
  5.  # 7

Existe a possibilidade de por o apartamento á venda se desse para pagar a divida ao banco e se sobrasse algo dividia pelos dois.
  6.  # 8

Colocado por: Costa53Existe a possibilidade de por o apartamento á venda se desse para pagar a divida ao banco e se sobrasse algo dividia pelos dois.

o problema é aqui ser necessário a boa vontade do ex-namorado uma vez que também é proprietário também tem de concordar com a venda...
    o melhor que tem a fazer é tentar ter uma conversa com ele para chegarem a um acordo quanto ao que fazer. tudo o mais para além disso infelizmente só lhe vai trazer trabalho e custos adicionais...
  7.  # 9

É uma situação complicada, eu acho q a Mbarrinho sendo ainda co-proprietária do imóvel em questão, não pode ser impedida de morar nessa casa, pelo que se me afigura que deverá chamar a polícia à casa para mudança de fechadura, estando armada com a escritura e testemunhas e serralheiro. Deverá sempre dar uma cópia das chaves ao ex, pq senão ele faz-lhe o mesmo.

Uma vez com acesso à casa trate de lá colocar uns trastes quaisquer e peça a alguem para ir lá dormir consigo umas noites, não é fácil por razões emocionais, mas vai aplanar terreno para a coisa se resolver rápido...
  8.  # 10

Colocado por: Paramontedeverá chamar a polícia à casa

Para?
  9.  # 11

para dar mais solenidade ao acto, mas isso dependeria do temperamento do ex
  10.  # 12

É só fazer queixa na policia como esta privada de entrar na sua própria habitação..garanto-lhe que o seu ex companheiro vai ter sérios problemas com a justiça.
    • El_58
    • 6 março 2014 editado

# 13

Tem é de renegociar a separação com o seu ex, fica você com a casa e o crédito, e arrenda-a a ele. Se entrar em incumprimento, despeja-o.
  11.  # 14

Colocado por: El_58Se entrar em incumprimento, despeja-o.

....um par de anos depois de ter muito dinheiro gasto e paciencia perdida
  12.  # 15

Colocado por: Paramonte

....um par de anos depois de ter muito dinheiro gasto e paciencia perdida

Provavelmente sim, mas salvaguarda a propriedade do bem.
  13.  # 16

só uma pergunta: fizeram algum acordo por escrito em relação à casa, quando se separaram?

0.0164 seg. NEW