Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!
    Descobri este fórum à pouco tempo, achei muito interessante e útil pelo que dou os meus parabéns ao seu mentor. Como primeira participação, e dado que estou a pensar vender a minha casa, gostaria de levantar a questão de quais os cuidados que devemos ter aquando da venda de um imóvel. Existe algum risco associado?
    Cumprimentos.
    •  
      FD
    • 10 janeiro 2008

     # 2

    Não entregar as chaves antes da escritura feita, mesmo com contrato promessa compra e venda.

    Depois, convém que o contrato esteja bem redigido, de forma a salvaguardar quaisquer problemas que possam surgir - por exemplo, estabelecer sempre datas.

    Cuidado também com as forma de pagamento: cheque normal NUNCA! Sempre cheques visados ou bancários.

    De resto, os riscos são maiores do lado dos compradores do que do lado dos vendedores.

    Boa sorte com a venda! :)
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    Realmente são aspectos importantes aqueles que referiu, principalmente a forma de pagamento.
    Cumprimentos
  3.  # 4

    Colocado por: FDNão entregar as chaves antes da escritura feita, mesmo com contrato promessa compra e venda.

    uma coisa que ainda não consegui entender muito bem: afinal que valor/legalidade tem um contrato promessa de compra e venda? alguem me sabe explicar? (ne3ste caso, na qualidade de comprador)

    joseman desculpe a intromissão
    •  
      FD
    • 14 janeiro 2008

     # 5

    Um contrato de promessa de compra e venda é isso mesmo: um contrato celebrado entre duas partes onde uma se compromete a vender e a outra a comprar.

    Até aqui tudo bem. O problema é quando surgem chicos espertos.

    Imagine que faz um contrato de promessa de compra e venda com alguém, na qualidade de vendedor. Nesse contrato é estabelecido que entrega a casa antes da escritura, sendo que a escritura deve ser realizada num prazo de x meses. Nada a suspeitar, certo?

    E se a outra parte começa a adiar a escritura? Mas já lá está em casa! Você tem razão, está salvaguardado pelo contrato. A questão é que se quiser denunciar o contrato, e a outra parte não concordar por qualquer razão (clausulas pouco claras, por exemplo), tem sempre que ir a tribunal.
    Entretanto, passam-se anos e a pessoa que sinalizou a casa, habitou a mesma quase de borla durante todo esse tempo...
    Este é um exemplo simplista, mas possível. Quando são pessoas sérias nunca há chatice. E como é que sabemos quem é que são as pessoas sérias?

    Conhece a justiça em Portugal, certo? Não é a questão de ser ou não justa, mas sim da morosidade e dos custos que apresenta.

    Alguém que eu conheço sinalizou uma casa, cuja escritura seria realizada assim que essa pessoa vendesse a sua actual casa. Se o vendedor, passado um determinado prazo, encontrasse outro comprador, devolveria o sinal e ficava tudo bem. O prazo passou, a casa foi comprada por outra pessoa, e o sinal? Há 5 anos que está do outro lado... A questão ainda tem que ir a tribunal por incumprimento do contrato, pagaram-se custas, pagou-se o advogado, que vai cobrar parte do que vai ser recuperado, e entretanto passaram-se 5 anos! Neste caso o sinal não era nada por aí além (2.500€) e mesmo assim não foi devolvido! Imagine se fossem 10.000€?

    Ou seja, o problema nunca é a validade dos contratos, o problema é sempre o percurso e o tempo necessário para que se façam cumprir esses contratos!

    Nunca facilitar!
    • rosa
    • 14 janeiro 2008

     # 6

    Há uma forma de ultrapassar este problema. Na entrega da chave só com o contrato, o comprador entrega um cheque no valor da casa menos no que deu de sinal.Findo o praso se não fizer a escritura o cheque é metido ao banco.Seguramente que ninguem quererá um cheque devolvido com valores bem elevados.
    •  
      FD
    • 15 janeiro 2008

     # 7

    Pessoas destas não se preocupam com isso... Também tenho histórias de cheques carecas! :D

    Continuo a dizer: não facilitem! Quem avisa amigo é.
  4.  # 8

    Eu também sou dessa opinião, não devemos facilitar. Na minha situação concreta não seria possível acontecer o caso de entregar a chave antes da compra e escritura pois é a minha habitação, ou seja onde eu moro, e só após pagar a hipoteca poderei procurar outra solução para habitar. Vou colocar a casa à venda numa imobiliária, penso ser a melhor forma, e assim evitar problemas.
    •  
      FD
    • 18 janeiro 2008

     # 9

    Bem, já agora, certifique-se de que a imobiliária, e o respectivo vendedor, está legal: http://www.inci.pt/PresentationLayer/imoppi_conteudo.aspx?menuid=28&menugrupo=1&exmenuid=27. ;)

    Boa sorte com a venda! Se quiser aqui colocar um anúncio pode fazê-lo, desde que na categoria adequada. :)
    • Pac
    • 20 janeiro 2008

     # 10

    boas a todos. tenho uma duvida e gostaria de saber se me podem ajudar. vou comprar casa mas entretanto ainda estou a espera que o credito seja aprovado, mas a vendedora pediu me um cheque de 2500€ para sinalizar a compra diz que o cheque nao e para dar ao dono da casa mas sim para ficar na imobiliaria na certeza de ke eu fico com a casa, bem a minha duvida e em relaçao a legalidade de isto, pois se o credito nao for aprovado nao terei eu problemas em reaver o cheque.

    ps. ja confirmei e a imobiliaria e licenciada.

    Obrigado
  5.  # 11

    Colocado por: Pacboas a todos. tenho uma duvida e gostaria de saber se me podem ajudar. vou comprar casa mas entretanto ainda estou a espera que o credito seja aprovado, mas a vendedora pediu me um cheque de 2500€ para sinalizar a compra diz que o cheque nao e para dar ao dono da casa mas sim para ficar na imobiliaria na certeza de ke eu fico com a casa, bem a minha duvida e em relaçao a legalidade de isto, pois se o credito nao for aprovado nao terei eu problemas em reaver o cheque.

    ps. ja confirmei e a imobiliaria e licenciada.

    Obrigado


    Isso é ilegal.
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2008 editado

     # 12

    Eu, mesmo que gostasse muito da casa, já tivesse entregue os papéis ao banco e tudo mais, não entregava nenhum dinheiro. E pensava já em lidar de outra forma com essa imobiliária...

    Aliás, a meu conhecimento, não se deve NUNCA, dar dinheiro à imobiliária - a não ser, é claro, se contratámos nós a imobiliária e estamos a fazer um pagamento. Pode-se entregar um cheque passado ao proprietário da casa, mas nunca à imobiliária, e mesmo assim esse cheque nunca deverá ser entregue porque sim. Terá que ter um qualquer contrato por trás, se não, é quase o mesmo que chegar ao meio da rua e entregar dinheiro a um desconhecido.

    O fundamento está aqui:

    Lista das Contra-Ordenações - Imobiliário
    Mediação Imobiliária
    Decreto-Lei n.º 211/2004, de 20 de Agosto

    Ilícitos de mera ordenação social
    Punidos com coima, nos termos do artº 44.º

    (...)

    Empresa de mediação imobiliária recebeu remuneração/ provisão antes de ser devida, ou seja, antes da concretização do negócio ou antes da celebração do contrato-promessa - Artº 18 n.º 3

    http://www.inci.pt/PresentationLayer/imoppi_conteudo.aspx?menuid=378&menugrupo=1&exmenuid=376

    Um olho no burro e outro no cigano... sabe o que quer dizer? ;)

    Já agora, confronte a vendedora com esta informação e depois diga como é que correu... ainda gostava de saber qual a justificação que apresenta.
  6.  # 13

    Anónimo disse:
    estou a vender a minha casa por motivos de divorcio agora apareceu um possivel comprador , gostaria se alguem soubesse se o sinal e obrigatorio e como na casa habita a minha ex quanto tempo ou quando deve ela entregar as chaves, no dia da escritura ou tem 8 dias para o fazer sera de lei obrigado
    um abraço
 
0.0148 seg. NEW