Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Embora já exitam vários tópicos sobre AC's creio que cada caso é um caso pelo que gostaria de expor o meu para poder ser aconselhado da melhor forma possivel.

    Localização: Arredores de Lisboa.

    Tenho 4 divisões para climatizar:
    Três com 14m2: quartos e sala.
    Uma com 17m2: cozinha

    Tenho tentado informar-me sobre vários AC's e os que melhor me podem servir. Percebi, ou pelo menos é de ideia geral que Daikin e Mitsubishi são os melhores.

    Pelos preços que consegui obter a daikin é mais cara, e sendo a mitsubishi também uma marca de referência, estou a pensar nos seguintes aparelhos:

    1ª Opção:
    3 AC's MSZ-HJ25VA (9000btu's) - 565€. SCOP/SEER - 3,8/5,1 - Classe A/A
    1 AC's MSZ-HJ35VA (12000btu's) - 619€. SCOP/SEER - 3,8/5,1 - Classe A/A

    2ª Opção:
    3 AC's MSZ-SF25VE (9000btu's) - 699€. SCOP/SEER - 4,4/7,6 - Classe A+/A++
    1 AC's MSZ-SF35VE (12000btu's) - 850€. SCOP/SEER - 4,4/7,2 - Classe A+/A++

    - Preços não negociados (alguém que faça mais barato ou me indique o que posso conseguir a este nivel :P )
    - Valores SCOP/SEER e Classe de catalogo.
    - Montagem não incluida, será à minha conta por alguém conhecido com experiência e que mora perto (axo importante ter a assistencia à mão, embora espere não ter que a usar!)

    Acham que maquinas se adequam às divisões? Os preços são razoáveis? Tendo em conta as duas opções e as diferenças de preço qual diriam ser mais indicada? Por estes valores devo explorar também a daikin ou outro marca? Ou outra marca que considerem boa e fiavel com preços mais competitivos?

    Agradeço os concelhos e esclarecimentos que me possam dar!

    Obrigado,
    André Cunha
  2.  # 2

    eu não acho correcto comprar maquinas sem instalação incluída,

    afinal quem é que chama se tiver um problema? será o seu conhecido, mas e ele terá os meios para fazer o diagnostico e depois pedir as peças EM GARANTIA á marca?
  3.  # 3

    Colocado por: André CunhaAcham que maquinas se adequam às divisões?

    dependo daquilo que pretenda que elas façam, se é mais para arrefecer ou mais para aquecer,
    depende e muito da casa a nivél térmico e da envolvente da mesma,
    o melhor é ver no local, pois fazer os cálculos exclusivamente pela área tanto pode ficar bem como mal, mas nunca será o correcto,
  4.  # 4

    Bom dia,

    Jorge, obrigado pelas suas respostas.

    eu não acho correcto comprar maquinas sem instalação incluída,

    Faço-o na procura de um preço mais baixo de instalação.

    afinal quem é que chama se tiver um problema? será o seu conhecido

    Sim.

    mas e ele terá os meios para fazer o diagnostico e depois pedir as peças EM GARANTIA á marca?

    Era uma questão que não tinha considerado, obrigado. Mas a acontecer, o que me impede de responsabilizar a Loja onde comprei? Qual o processo que poderá ser considerado normal? A loja assumir ou o instalador verificar e ele mesmo entrar em contacto com a marca?

    dependo daquilo que pretenda que elas façam, se é mais para arrefecer ou mais para aquecer,

    Possivelmente mais para aquecer. Aliado à função desumificadora dará um bom jeito no inverno.

    depende e muito da casa a nivél térmico e da envolvente da mesma,

    Longe de ser uma construção moderna e com as preocupações termicas de hoje em dia, creio que está também longe de ser termicamente má! É uma casa remodelada, com vidros duplos e marquise a "proteger" um dos quartos e a cozinha. Durante o dia os estores (térmicos) estão em baixo. Ao chegar a casa no verão esta fresca. No inverno é que com o acumular dos dias frios se vai notando também algum desconforto, embora neste inverno apenas algumas vezes se tenha recorrido a algum aquecimente.

    Espero ter respondido às questões que coloca, embora acredite que vendo no local seria mais eficaz ao fim de 5 minutos do que 1hr de conversa. Mas é o que temos para já :).

    Pode dizer-me algo sobre o valor das maquinas pff?
    Agradeço o seu tempo assim como o de outros membros que possam ajudar.

    André
    • 1234
    • 11 março 2014 editado

     # 5

    Era uma questão que não tinha considerado, obrigado. Mas a acontecer, o que me impede de responsabilizar a Loja onde comprei?





    Pode tentar responsablizar a loja, mas depois lá começa o jogo do empurra, é do instalador e o instalador é da loja.

    Eu acho que quem vende a que deve instalar para que depois não comece o tal jogo do emporra.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 6

    Obrigado pela resposta 1234,

    Foi de facto algo que não considerei, vou tomar isso em conta.

    Obrigado!
    André
  6.  # 7

    Boa tarde,

    Aproveito para acrescentar uma questão que me esqueci inicialemente:

    Um sistema multi-split 1X4 está posto de parte, pois infelizmente não tenho pré-instalação e obras neste momento não será facil.

    Tenho no entanto possibilidade de dual-splits.

    No entanto já vi mais do que um comentário negativo a nível de ruido e barulhos parasitas sobre a aplicação de dual-splits, especiamente com tubagem curta como será o meu caso. Creio que foi o jorge que o disse.

    Dito isto, devo excluir da minha ideia os dual-splits ficando melhor servido com os mono-splits?

    Muito obrigado,
    André
  7.  # 8

    Colocado por: André CunhaDito isto, devo excluir da minha ideia os dual-splits ficando melhor servido com os mono-splits?

    em maquinas pequenas os bi-split´s não são boa escolha,

    Colocado por: André CunhaA loja assumir ou o instalador verificar e ele mesmo entrar em contacto com a marca?

    desconheço qual a postura da Mitsubishi em relação a compra num local e instalação noutro,

    mas se fosse Daikin era motivo para anulação imediata da garantia,

    Colocado por: André CunhaPossivelmente mais para aquecer. Aliado à função desumificadora

    desumidificar no inverno com o nosso clima?

    esqueça, isso só funciona em Africa e na Asia, em que precisam de arrefecer e desumidificar ao mesmo tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Cunha
  8.  # 9

    Boa noite,

    Obrigado pela sua resposta uma vez mais Jorge,


    Colocado por: jorgealvesmas se fosse Daikin era motivo para anulação imediata da garantia,

    Uma instalação bem feita por um profissional credenciado seria motivo de perda de garantia, independentemente da forma de obtenção das máquinas?



    Colocado por: jorgealvesdesumidificar no inverno com o nosso clima?

    Por favor corrija-me se estou errado. Penso que qualquer AC tem por si só função desumidificadora. Independentemente de estar a trabalhar em modo de verão, inverno ou desumidificação. É um ar seco, que vai contribuir para um ar mais seco dentro de casa. E claro que se necessitar de uma desumidificação mais eficaz posso sempre colocar o aparelho em modo desumificador.
    Espero não ter metido os pés pelas mãos :).
    Qual o problema de desumidificar com o nosso clima?

    Agradeço sinceramente as questões para as quais me esta a alertar principalmente a questão da garantia. Não acredito sinceramente que fique enrascado com isso (sendo o instalador uma pessoa que conheço à já bastante tempo), mas convem sempre saber com o que contar e o que se pode exigir :).

    Sem lhe querer dar demasiado trabalho, quanto acha que me poderia custar uma solução equivalente às que apresentei, mas daikin?

    Muito obrigado,
    André
  9.  # 10

    Colocado por: André Cunhaprofissional credenciado seria motivo de perda de garantia

    a politica da Daikin é a seguinte: a garantia do equipamento é fornecida pela entidade instaladora que obrigatoriamente tem que ser quem vende e instala o aparelho,

    o facto de comprar a uma entidade e ser outra entidade a fazer a instalação é considerada fora da garantia, independentemente da qualidade\certificação da entidade instaladora,

    Colocado por: André CunhaPenso que qualquer AC tem por si só função desumidificadora

    a função existe mas é uma sub função do arrefecimento, ora no nosso clima é necessario desumidificar enquanto esta frio, logo a função não tem qualquer mais valia no nosso clima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André Cunha
  10.  # 11

    Bom dia,

    Ok Jorge, creio que fiquei esclarecido quanto ao acumular a função de aquecimento com a desumificadora. Suponho que seja por isso que quando se ligam nessa função (desumidificadora) o ar seja fresco.

    Mas o modo Desumificador resulta quer no inverno quer no Verão correcto? Depois do que disse fui investigar e vi algures escrito que estanto a unidade exterior a baixas temperaturas (10ºC ou -) a função perde efeito para evitar que a maquina exterior congele. É comum a todos os AC's, mais grau menos grau?

    Ainda assim deixe-me insistir, os AC's, a trabalhar em modo de aquecimento, coloca ar que se pode considerar seco dentro das divisões ou é uma "preocupação" que não tem?

    Obrigado,
    André
  11.  # 12

    Colocado por: André Cunhacoloca ar que se pode considerar seco dentro das divisões ou é uma "preocupação" que não tem?

    não é nada disso,

    o que acontece é que ao elevar a temperatura da massa de ar faz com que a mesma passe a comportar mais humidade (humidade relativa),

    pelo não vai secar no sentido literal de retirar humidade mas a sensação é de ar mais seco.
  12.  # 13

    Boa tarde,

    Valeu realmente a pena abrir o este tópico, já fiquei alerta para umas coisas e aprendi outras :).

    Entendi do que disse que vamos ter a mesma quantidade de água no ar, no entanto com uma humidade relativa menor, devido à maior capacidade do ar quente comportar essa mesma água.

    Em termos práticos, esta situação o que significa em paredes ou vidros onde se forme alguma condensação? Vai fazer com que se forme menos ou ficará na mesma?

    Obrigado,
    André
  13.  # 14

    Colocado por: André CunhaVai fazer com que se forme menos ou ficará na mesma?

    vai fazer menos condensação.
 
0.0199 seg. NEW