Iniciar sessão ou registar-se
    • ec
    • 10 março 2014

     # 1

    Boa tarde,

    Estou a ponderar adquirir um terreno em breve, com a intenção de construir uma moradia. Nesse sentido, tenho umas questões que, desde ja, agradeço se me puderem responder (e desculpem a falta de conhecimento).

    - O que é que determina se posso construir uma moradia de quatro frentes ou de três? Nas redondezas do terreno em causa, existe um misto de moradias deste género, pelo que fico na incerteza sobre o que poderei construir. O PDM tira este tipo de duvidas?

    - Até que ponto é importante ter alguém especializado (um arquitecto amigo, por exemplo), na altura de ver o terreno (obviamente, antes de o comprar!)? -

    Muito obrigado.
  1.  # 2

    ec

    isso está mesmo muito verde, realmente deve aconselhar-se o mais possível ou com um arquitecto ou construtor ou engenheiro, enfim mas recolha várias opiniões e não se baseie só numa.

    o que determina se uma moradia pode ter 4 o 3 ou 2 frentes é as dimensões do lote e os afastamentos á extrema exigidos pelo PDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ec
  2.  # 3

    Boa tarde,

    Por acaso esse terreno está inserido num loteamento?

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • ec
    • 10 março 2014

     # 4

    Colocado por: doisarquitectosBoa tarde,

    Por acaso esse terreno está inserido num loteamento?

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com


    Nuno,

    Pelo que me disseram, vai ser feito um loteamento, mas neste momento é apenas mais um terreno agricola com outras moradias à volta.

    Muito obrigado.
  3.  # 5

    ec

    cuidado, pois ou compra como está a um preço pechincha ou então tem que ter atenção pois um processo de loteamento para alem de poder ser complicado pode sair bastante caro. vá falar com alguém experiente e de confiança sobre esse terreno.
    • ec
    • 10 março 2014

     # 6

    Colocado por: marco1ec

    cuidado, pois ou compra como está a um preço pechincha ou então tem que ter atenção pois um processo de loteamento para alem de poder ser complicado pode sair bastante caro. vá falar com alguém experiente e de confiança sobre esse terreno.


    Marco,

    Obrigado uma vez mais.
    Posso pedir-lhe que elabore um pouco mais o que escreveu? Isto é: se eu comprar um terreno sem estar ainda loteado, em que situações me pode ficar caro? Não sei se tem influência directa, mas a localização do terreno em causa não implica com nenhum tipo de reserva agricola, ecologica ou seja la o que for. Desculpe a minha ignorância, mas este forum é precisamente para pessoas como eu, que procuram uma primeira resposta antes de embarcar no estudo aprofundado da matéria.

    Cumprimentos.
  4.  # 7

    num loteamento ( atenção que há deles mais simples) para alem do processo camarário tem mesmo que se executar todas as infraestruturas publicas e o seu custo embora a dividir pelos lotes é caro.
    ainda por cima o ec está á nora sobre em que fase o deve adquirir e isso é meio caminho andado para entrar num processo moroso e gastador em que quem anda a tratar vai-lhe exigir uma ligação directa ao seu bolso.
    olhe torna-se fastidioso estar aqui a dar um aula completa sobre loteamentos.
    se se dirigir a um gabinete ai da sua região, com certeza o vão elucidar e gratuitamente pois será encarado como um eventual futuro cliente embora sem compromisso algum, por isso aproveite, pois por aqui a única coisa que lhe poderão ser uteis é levantar algumas lebres, pois niguem conhece o terreno em si nem os ónus e condicionantes que a ele estão inerentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ec
  5.  # 8

    Colocado por: ec

    Nuno,

    Pelo que me disseram, vai ser feito um loteamento, mas neste momento é apenas mais um terreno agricola com outras moradias à volta.

    Muito obrigado.


    Caro ec,

    Tenha cuidado com terrenos em que lhe dizem que vai ser feito um loteamento... pode ser um terreno situado numa AUGI e para o qual ainda não foi atribuido um alvará. Ainda pode estar em avos. Se se confirmar esta situação e se quiser construir brevemente então é melhor esquecer esse terreno.
    Siga os conselhos dos outros membros, peça a um técnico que, com a documentação actualizada do terreno ( certidão da conservatória por exemplo ), lhe possa ajudar a perceber em que situação se encontra esse terreno, se a orientação solar é boa para a moradia que lá pretende construir, se terá de ceder terreno para a via pública, etc.

    www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ec
  6.  # 9

    Nada como marcar uma reunião com um arquitecto da câmara para esclarecer essas questões todas e a viabilidade de construção.
    Antes de comprar recomendo também um pedido de informação prévia para ficar com um documento vinculativo em como pode construir o que pretende nesse terreno.

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ec
 
0.0151 seg. NEW