Colocado por: corduroyOlá,
Hoje em dia é possível iniciar a construção apenas com o projecto de arquitectura aprovado?
Obrigado.
Colocado por: josé moraiseu queria construir uma casa com dois andares por menos com 200 metros cerca de viana do castelo que posso fazer näo sei nada de leis nem quanto me deve custar mas queria ser eu a construir mas näo tenho alvara se alguem me poder ajudar fico agredecido
Colocado por: magiaComo arquitecta, penso que posso ajudá-lo.
Primeiro passo: contractar um arquitecto :)
Este deverá tratar de tudo por si, ou seja, deverá tratar de:
- apurar junto da câmara municipal e com o auxilio do PDM, a viabilidade de construção na zona.
No caso de ser viável construir:
- contractar um topógrafo para fazer o levantamento topográfico;
- elaborar o projecto de arquitectura e submetê-lo a licenciamento;
- após aprovado o projecto de arquitectura, contractar um engenheiro para fazer os projectos de especialidades;
- submeter esses projectos, juntamente com o plano de acessibilidades, a licenciamento;
Após a aprovação das especialidades, pode ser pedida a emissão de alvará.
Para isso, tem de escolher o técnico que ficará responsável pela obra (aconselho a que seja o autor do projecto), e escolher o construtor.
Reunidas as papeladas que a câmara lhe pede, dá entrada o pedido de alvará.
Assim que fôr diferido o pedido, é paga a taxa e pode começar a construir.
Aconselho-o a ter em conta a experiência do técnico que contractar, se fôr uma pessoa competente, não terá problemas nem grandes preocupações.
Existem muitos maus profissionais, o que é lamentável. Vou-lhe dar um conselho....na hora de decidir, não pense só com a carteira...há muita gente a fazer projectos por valores muito baixos, mas mais tarde acaba-se por pagar um preço muito alto.
Custos...tendo em conta a área:
para os projectos, incluindo lev. topográfico, arquitectura, acessibilidades e especialidades... 2.500€ é um valor justo.
Para a taxa de construção... varia de câmara para câmara, o melhor será perguntar na respectiva câmara.
Construção...tem vários factores que pesam, incluíndo a zona do país. Posso-lhe adiantar que a Sul, a construção é mais cara do que a Norte.
Valores.... muito por alto, poderá ter uma ídeia entre os 500€ e os 750€/m2. Dada a pequena dimensão da casa, estes valores poderão ser acrescidos de escavações e estrutura.
Espero ter ajudado :)
Colocado por: aannaaNo seguimento deste tema, surgem-me mais algumas questões legais:
1. Qual o prazo q a câmara tem para diferir um processo de licenciamento de construção ( na câmara disseram-me mês e meio, esta correcto?
2. Após este diferimento, qual o prazo q tenho para iniciar a construção ?
Obrigado, Ana
Colocado por: BrunaSA construtora disponibiliza o projecto... estou um pouco perdida e gostaria de ter uma ajuda em quais os procedimentos que devo adoptar!!
Colocado por: aannaa1. Qual o prazo q a câmara tem para diferir um processo de licenciamento de construção ( na câmara disseram-me mês e meio, esta correcto?